AL Pacino AL Pacino

Parabéns Al Pacino | 7 filmes memoráveis da sua carreira

Divulgação

Com 51 anos de carreira e mais de 60 filmes e séries lançados, Alfredo James Pacino ou apenas Al Pacino que completa 80 anos neste sábado é, sem dúvidas uma das grandes estrelas dos cinemas.

Al Pacino se estabeleceu como ator durante uma das décadas mais vibrantes do cinema, a década de 1970, e se tornou uma figura duradoura e icônica no mundo dos filmes americanos. Nasceu em 25 de abril de 1940 em Manhattan, Nova York, filho de pais ítalo-americanos, Rose (nee Gerardi) e Sal Pacino.

Sem mais delongas, listamos 7 filmes memoráveis da sua carreira:

O Poderoso Chefão (1972 – 1990)

Disponível na Netflix

Alpacino em O Poderoso Chefão
Divulgação

O Poderoso Chefão é uma das maiores obras do cinema em todos os tempos. O filme marcou época e até hoje é vistos por milhares de pessoas em todo o mundo. A trama se divide em três partes.

O Poderoso Chefão é um violento e arrepiante retrato da luta da família siciliana para permanecer no poder, numa corrupta, enganosa e traiçoeira América pós-guerra. Coppola inicia sua lendária trilogia, equilibrando magistralmente a história da vida familiar dos Corleone e os sujos negócios criminais em que estão envolvidos.

Baseado no best-seller de Mario Puzo, com atuações impecáveis que fizeram a carreira de Al Pacino, James Caan e Robert Duvall, este inesquecível e brilhante filme recebeu dez indicações para o Oscar e ganhou três, incluindo Melhor Filme de 1972.

Serpico (1973)

Serpico
Divulgação

Na Nova York dos anos 70, Serpico (Al Pacino) é um policial jovem e idealista que, ao contrário de muitos de seus colegas, se nega a aceitar dinheiro oriundo da extorsão de criminosos locais. Com isso, ele passa a enfrentar a resistência de seus superiores em aceitar seus métodos pouco ortodoxos de combate ao crime e, mais, deixa clara a sua indignação diante da corrupção generalizada entre seus colegas da polícia, passando a colocar a própria vida em risco.

Um dia de Cão (1975)

Al Pacino in Dog Day Afternoon
Divulgação

Em agosto de 1972 um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e transforma-se em um show com uma enorme audiência. Era um roubo que teoricamente duraria apenas dez minutos, mas após várias horas os assaltantes, Sonny (Al Pacino) e Sal (John Cazale), ainda estão com reféns. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.

Scarface (1983)

Disponível na Netflix

Scarface
Divulgação/Netflix

Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele – mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) – e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está “trocando” dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um “serviço” em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças.

Perfume de Mulher (1992)

Al Pacino in Scent of a Woman
Divulgação
Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

Advogado do Diabo (1997)

Advogado do Diabo (1997)
Divulgação

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

O Irlandês (2020)

Disponível na Netflix

Al Pacino em O Irlandês
Reprodução/Netflix
Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.