Pantera Negra revelou o futuro de Bucky Barnes nos filmes

ESSE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DE PANTERA NEGRA

O filme mais recente do Universo Cinematográfico Marvel, Pantera Negra, revelou o futuro do personagem Bucky Barnes (Sebastian Stan), também conhecido como Soldado Invernal, que irá ficar com o manto do Lobo Branco – e não do Capitão América como muitos dos fãs dos quadrinhos esperavam.

James Buchanan “Bucky” Barnes foi mostrado pela primeira vez como um personagem coadjuvante em Capitão América: O Primeiro Vingador. Ele era o melhor amigo de Steve Rogers (Chris Evans) durante a infância e se tornou membro do Comando Selvagem do Capitão América até que ele pareceu ter morrido. Mas foi revelado em Capitão América: Soldado Invernal que ele foi salvo pelos cientistas da Hydra que fizeram lavagem cerebral nele e o transformaram em uma máquina de matar – ele também recebeu um braço de vibranium. Steve conseguiu trazer algumas das antigas memórias de Bucky de volta em Soldado Invernal e, após os eventos do segundo filme do Capitão América, ele começou a procurar por seu antigo amigo.

Capitão América: Guerra Civil mostrou Bucky sendo culpado pelo ataque terrorista que matou T’Chaka (John Kani), o pai de T’Challa (Chadwick Boseman). O fato de Steve Rogers proteger Bucky de Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e de T’Challa/Pantera Negra fez com que surgisse uma briga entre os Vingadores e seus aliados – principalmente quando Tony descobriu que foi o Soldado Invernal que matou seus pais. Guerra Civil terminou com Steve, Bucky e seus amigos fugindo e Bucky se refugiou em Wakanda. A cena pós créditos de Guerra Civil mostrou Bucky sendo congelado voluntariamente para aguardar que uma cura fosse encontrada para a lavagem cerebral que ele sofreu.

Os fãs estavam se perguntando se Bucky iria aparecer em Pantera Negra, já que sua última cena havia sido em Wakanda, mas isso parecia que não iria acontecer – principalmente porque um quadrinho com o prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita revelou que Steve e Bucky só chegaram em Wakanda algumas semanas após os eventos de Guerra Civil. Entretanto, Pantera Negra faz uma referência a ele durante o filme e mostra Bucky brevemente na cena pós créditos, na qual ele tem um pequeno diálogo com Shuri e na qual eles jogam uma pista do futuro de Bucky.

A primeira cena no meio dos créditos indica que Wakanda terá uma relação muito mais aberta e irá compartilhar vibranium e tecnologia com o resto do mundo, efetivamente abrindo caminho para que o país tenha um destaque maior no Universo Cinematográfico Marvel. Mas a última cena foca apenas na recuperação de Bucky em Wakanda. Durante o filme, após T’Challa, Nakia (Lupita Nyong’o) e Okoye (Danai Gurira) trazerem Everett Ross (Martin Freeman) para Wakanda após ele ser ferido, Shuri (Leticia Wright) faz o comentário “você trouxe mais um garoto branco quebrado para nós consertarmos”, claramente uma referência a Bucky Barnes.

Entretanto, ao invés de deixar Bucky trancado em um dos laboratórios de Wakanda, dormindo em criostase, a cena pós créditos mostra que ele ficou livre em uma vila remota. Por conta dos quadrinhos, nós sabemos que Shuri está trabalhando para curar a cabeça de Bucky. Certamente ele fez progresso por causa dela. Também sabemos pelo trailer que ele estará em Vingadores: Guerra Infinita.  Durante a cena pós créditos, Bucky é chamado de “Lobo Branco”. Os fãs apenas dos filmes podem não ter entendido o significado do apelido em particular e a Marvel Studios pode ter escondido informações chave e ter feito apenas um easter egg. Porém os fãs dos quadrinhos conhecem o manto do Lobo Branco e sabem que isso pode indicar o futuro de Bucky nos filmes.

Apresentado em 1999, o Lobo Branco é uma personalidade adotada por Hunter, uma criança branca que sobreviveu a um acidente de avião em Wakanda e ganhou cidadania do Rei T’Chaka. Ele ficou sob a proteção do Rei T’Chaka e achou que poderia assumir o trono após o atual rei, até que T’Challa nasceu e se tornou o verdadeiro herdeiro. Isso fez com que Hunter se sentisse muito ressentido em relação à T’Challa. Hunter cresceu e foi apontado como líder do Hatut Zeraze, a polícia secreta de Wakanda e adotou o nome Lobo Branco. Entretanto, quando T’Challa se tornou rei, ele desmanchou a Hatut Zeraze por conta de suas táticas brutais e eles, incluindo Hunter, deixaram Wakanda para se tornarem mercenários.

Baseado em uma escolha de elenco para Pantera Negra, nós pensamos que o Lobo Branco iria aparecer no filme. Como o personagem cresceu junto com T’Challa faria sentido ele estar no filme. Mas agora que foi lançado vimos que não foi o caso. Parece que Hunter não será apresentado nos filmes. A Marvel Studios decidiu mudar um pouco Killmonger (Michael B. Jordan) para que ele lembrasse o Lobo Branco. Isso deixa espaço para que o Lobo Branco fique livre para outra pessoa – no caso, Bucky Barnes.

Se Bucky ficar com o manto do Lobo Branco, após se recuperar da lavagem cerebral que o transformou no Soldado Invernal, a consequência mais óbvia é Bucky não se tornar o Capitão América. É claro, muitos dos fãs da Marvel assumiram que o ator Sebastian Stan ficaria com o manto do Capitão América em algum ponto. Capitão América: Soldado Invernal até teve uma cena na qual Bucky segura o escudo de Steve, o que parecia ser uma dica de que Stan um dia se tornaria o Capitão. Além disso, Stan tem contrato para mais filmes do que Evans, o que parecia ser mais um indicador.

Entretanto, a apresentação de Sam Wilson (Anthony Mackie) em Capitão América: Soldado Invernal acabou complicando o debate sobre o futuro do Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel. No mesmo ano em que foi lançado o filme, a Marvel Comics anunciou que Sam Wilson ficaria com o manto do Capitão América. Desde então, os fãs têm discutido muito se é Sam ou Bucky que ficarão no lugar de Steve. Também estão se perguntando se em Vingadores 4 ele irá morrer ou apenas se aposentar para dar lugar ao próximo Capitão América.

Nós já vimos Steve Rogers se afastando do manto do Capitão América em materiais promocionais de Vingadores: Guerra Infinita. Ele deixou seu escudo com Tony Stark em Guerra Civil e Steve removeu as estrelas patrióticas de seu uniforme – além disso, Evans está com uma muito falada barba no trailer de Guerra Infinita. Steve parece estar passando de Capitão América para o Nomad.

Enquanto isso indica que Bucky não se tornará o Capitão e deixará o manto para Sam Wilson, também dá dicas de que ele terá laços com Wakanda nos próximos filmes. Ainda não sabemos o que a Marvel está planejando para Vingadores 4, mas é claro que o Pantera Negra terá um papel de destaque. E Bucky Barnes pode deixar de ser um coadjuvante de Capitão América e passar a ser um aliado de T’Challa na série de filmes do Pantera Negra.

O arco de Bucky ainda está incerto. Como Bucky não cresceu com T’Challa como Hunter fez nos quadrinhos, os filmes teriam que modificar a história e ignorar os conflitos entre o Lobo Branco e Pantera Negra – principalmente por Bucky estar a caminho da redenção. Existem muitas maneiras da Marvel apresentar o Hatut Zeraze e Bucky como Lobo Branco na sequência de Pantera Negra, provavelmente uma versão menos bruta da polícia, uma que funcionaria em todo o mundo.

Baseado no arco de Bucky até o ponto em que ele aparece em Pantera Negra, a Marvel já o tornou um vilão e depois começou a mostrar sua jornada para a redenção. E agora está aberto o caminho para ele se tornar o Lobo Branco.