Pantera Negra | Guia de personagens que você conhecerá nos cinemas

Pantera Negra irá introduzir aos espectadores um novo canto do Universo Cinematográfico Marvel. Alguns personagens já foram apresentados em Capitão América: Guerra Civil – sendo o mais notável o personagem que dá título ao filme – enquanto muitos outros ainda farão sua estreia nas telonas.

O filme levará os espectadores a nação Africana ficcional Wakanda, uma civilização tribal governada por seu novo rei T’Challa. Muitos dos personagens chave são parte da família real de Wakanda, enquanto outros são importantes líderes tribais. Enquanto isso, Pantera Negra é envolvido em uma conspiração que trará inimigos tanto de dentro como de fora dos limites de Wakanda. Muitos dos personagens serão novos para os fãs – incluindo os leitores dos quadrinhos. Pantera Negra apresentará vários personagens menores e desconhecidos e em alguns casos, suas histórias e passados foram modificados para o filme. Aqui está um guia sem spoilers sobre os personagens que você conhecerá em Pantera Negra.

Pantera Negra

Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, Pantera Negra era originalmente um personagem secundário em Quarteto Fantástico. Ele foi o primeiro super-herói negro em um quadrinho americano de grande circulação e em 1973 ganhou a sua própria série, a Jungle Action. Escrita por Don McGregor, essa série foi aclamada pela crítica e a história combinada é vista como o primeiro romance gráfico da Marvel.

T’Challa, o Pantera Negra, é um rei e protetor do reino ficcional, a nação africana de Wakanda. Com o passar das décadas, seu personagem e história de origem foram mostrados e modificados e ele se tornou um dos personagens mais importantes da Marvel. A Marvel Studios contratou Chadwick Boseman para interpretar o herói em 2014 e ele fez a sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel em 2016 no filme Capitão América: Guerra Civil. No filme, o Pantera Negra foi introduzido como um príncipe de Wakanda e um ataque terrorista tirou a vida de seu pai, então T’Challa se lançou em uma vingança contra o Soldado Invernal revelando a existência do Pantera Negra ao mundo.

O filme irá começar logo após os eventos de Guerra Civil. Wakanda acabou de perder seu rei, mas o príncipe está decidido a continuar com sua vingança invés de retornar ao seu lar. Isso fez com que Wakanda fosse deixada com problemas e dividida. Wakanda sempre foi muito orgulhosa de ter conseguido se manter escondida, mas T’Challa e seu pai acabaram atraindo atenção indesejada para a nação. O novo monarca precisa decidir qual será o destino da nação e se honrará as tradições isolacionistas.

É uma versão até que bastante fiel aos quadrinhos – com uma simples diferença. Nos quadrinhos, T’Challa é um dos gênios da Marvel – um técnico e criador de armas que consegue bater de frente com qualquer Reed Richards. No filme essas habilidades serão passadas para sua irmã, Shuri.

Everett K. Ross

Criado por Christopher Priest e Kenny Martinez em 1998, Everett Ross é um aliado de longa data do Pantera Negra. O personagem foi inspirado por Chandler Bing, da série Friends e foi concebido como uma espécie de “substituto do público” nos quadrinhos feitos por Priest. Ele foi um personagem que aprendeu a gostar e a entender T’Challa.

Martin Freeman interpretou Everett Ross em Guerra Civil e voltará ao papel em Pantera Negra. Para o filme ele foi dramaticamente reinventado. Wakanda será uma surpresa para o diplomata veterano, mas ele estará acostumando a encontrar monarcas e presidentes.

Okoye

Kwaku Alston/©Marvel Studios 2018

Okoye é outra personagem apresentada nos quadrinhos de Christopher Priest. Ela é membro do Dora Milaje, uma ordem militante de guarda-costas formada apenas por mulheres que servem o rei de Wakanda. Cada membro do Dora Milaje foi escolhida em uma tribo diferente e nos quadrinhos todas elas têm chance de virarem rainha, porém T’Challa nunca se interessou por elas dessa maneira.

A Marvel Studios misturou Okoye com outra membro do Dora Milaje dos quadrinhos, Aneka. Eles reinventaram Okoye como uma general de Wakanda, líder do Dora Milaje e uma das conselheiras mais importantes de T’Challa. Okoye é interpretada por Danai Gurira.

Ramonda

A Rainha Mãe de Wakanda, Ramonda, foi criada por Don McGregor e Gene Colan em 1989. T’Challa originalmente acreditada que ela havia deixado Wakanda após a morte de seu marido, mas ela havia sido sequestrada por um supremacista branco. Não é preciso dizer que quando Pantera Negra descobre a verdade ele vai atrás e consegue libertar Ramonda e ela se tornou uma importante personagem secundária desde então. Ramonda sempre foi mostrada como a voz da sabedoria, portanto ela é uma das conselheiras mais capazes de T’Challa.

Angela Bassett irá interpretar a personagem em Pantera Negra e Boseman está adorando a atriz por achar que ela mostra a sociedade matriarcal africana, ela não é apenas uma representação de mãe. O tema ‘família’ é central no filme, o que só mostra que Ramonda é uma personagem particularmente relevante.

Shuri

Enquanto muitos dos personagens de Pantera Negra estão se mantendo fieis aos quadrinhos, Shuri (interpretada por Letitia Wright) foi modificada significantemente. Ela foi criada por Reginald Hudlin e John Romita Jr. em 2005. Shuri foi apresentada como a meia irmã de T’Challa, uma princesa que pode carregar o manto de Pantera Negra. Quando T’Challa foi criticamente machucado após um ataque do Doutor Destino, Shuri coloca o manto de Pantera Negra em si mesma. A guerreira se torna uma importante heroína da Marvel, uma Pantera Negra feminina que continua a ter uma forte influência na sociedade de Wakanda.

Para o filme, Shuri foi reinventada como um gênio de 16 anos que trabalha ao lado do irmão. Essa versão de Shuri terá um papel fundamental em Pantera Negra já que ela é a líder do Grupo de Design de Wakanda. O filme tem sido descrito como o James Bond da Marvel, nesse caso Shuri seria o Q de Pantera Negra – que equipa o herói com muita tecnologia e até mesmo carros. T’Challa definitivamente tem uma aliada capaz e a Marvel revelou que ela é ainda mais inteligente que Tony Stark.

Shuri também terá um papel essencial em Vingadores: Guerra Infinita. De acordo com os quadrinhos foi Shuri quem conseguiu libertar a mente do Soldado Invernal do controle da Hydra.

Killmonger

Nos quadrinhos, Killmonger é um dos inimigos mais importantes do Pantera Negra. Ele foi criado por Don McGregor e Rich Buckler em 1973. Nascido sob o nome de N’Jadaka, Killmonger é um nativo de Wakanda que foi exilado para os Estados Unidos após seu pai tentar dar um golpe. A vilania de Killmonger é bastante complexa. Ele odeia o Pantera Negra e o culpa pela morte de seu pai. Ele também acredita que as ideias menos isolacionistas de T’Challa levarão Wakanda à ruína. O revolucionário tentou tirar o trono de T’Challa muitas vezes, provando que está pronto para morrer por seus ideais.

Michael B. Jordan, que interpreta Killmonger no filme, disse que a história do personagem foi levemente modificada e no filme ele não tem nenhuma associação com Wakanda. Ele também revelou que o Pantera Negra e Killmonger tem uma relação parecida com a do Magneto com o Professor X. Os dois tem suas próprias noções de mundo e entram em conflito por isso. Os trailers já mostraram que Killmonger é uma espécie de reflexo deturpado do Pantera Negra, até mesmo em sua armadura.

M’Baku

M’Baku é conhecido por ser um dos vilões dos quadrinhos de Pantera Negra. Ele é um dos guerreiros mais fortes de Wakanda e também membro de um culto. Ele tem a intenção de tirar T’Challa do trono para que seu culto possa ter uma posição proeminente e honrada. Ele ganhou superpoderes após comer a carne de um gorila sagrado e se banhar em seu sangue. O ritual místico passou as habilidades da criatura legendária para M’Baku, o que o transformou em um oponente que deve ser temido.

O Universo Cinematográfico Marvel teve uma abordagem um pouco diferente em relação a M’Baku, no filme ele será o líder da tribo Jabari e ele acredita que Wakanda deveria tomar um caminho diferente e mais tradicional. Essa diferença filosófica faz com que ele tenha problemas com todas as decisões que T’Challa tomou como rei. Winston Duke ficou com o papel de M’Baku e também está confirmado em Vingadores: Guerra Infinita.

Nakia

Interpretada por Lupita Nyong’o, Nakia é uma das personagens mais intrigantes do filme. Ela foi criada por Christopher Priest e Mark Teixeira em 1998 e foi imaginada como uma membro do Dora Milaje. Infelizmente, Nakia se torna perigosamente apaixonada por T’Challa e faz loucuras para chamar sai atenção. Ela vai longe demais e tenta matar a namorada de T’Challa, o que faz com que ela seja exilada de Wakanda. Ela então se apaixona por alguns dos maiores inimigos de T’Challa, incluindo Killmonger, e é transformada na super vilã Malice. Operando sob essa identidade, Nakia lança um plano cruel para matar cada mulher importante na vida do Pantera Negra.

A Nakia de Pantera Negra foi reinventada como um grande interesse amoroso de T’Challa e uma membro comprometida com o Dora Milaje que atua como espiã para sua terra natal.

Ulysses Klaue

Klaw é o filho de um nazista que tentou conquistar Wakanda durante a Segunda Guerra Mundial. Klaw se tornou um físico notável e é fascinado pelo legendário vibranium que só é encontrado em Wakanda. Infelizmente, as tentativas de Klaw conseguir o vibranium o levaram a entrar em conflito com o rei T’Challa. Então Klaw matou o rei a sangue frio. Anos depois ele reapareceu com uma prótese em sua mão, um dispositivo feito de vibranium que consegue manipular ondas sônicas. Ele está sempre em conflito com o Pantera Negra.

O Universo Cinematográfico Marvel já havia adaptado Klaw, que é interpretado por Andy Serkis. Ele foi apresentado em Vingadores: A Era de Ultron como um traficante de vibranium que roubou o material de Wakanda e passou caro por isso. Infelizmente para o personagem, chamado Klaue no filme, ele foi desleal com Ultron. O androide destruiu o braço de Klaue, que foi substituído pelo aparelho sônico em Pantera Negra.

Apesar da história de Klaue ter sido modificada, o que permanece é o fato dele ser um dos poucos não africanos que tem conhecimento sobre a existência de Wakanda. Isso faz com que ele seja uma grande ameaça.

Pantera Negra entra em cartaz no dia 15 de fevereiro.