Oscar I Academia anuncia novas regras para que um filme seja indicado

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas impôs novos requisitos para que os filmes possam ser indicados ao Oscar de Melhor Filme. Até o momento, era exigido que o filme fosse lançado nos cinemas e ficasse em cartaz por pelo menos uma semana em uma das seis cidades qualificadas dos EUA (Los Angeles, São Francisco, Nova York, Chicago, Miami e Atlanta).

Mas as regras mudaram, a partir de agora, para um filme se qualificar para Melhor Filme, ele deve ter uma “exibição expandida de sete dias, consecutivos ou não, em 10 dos 50 principais mercados dos EUA, até 45 dias após o lançamento inicial. Para filmes do final do ano com expansões após 10 de janeiro, os distribuidores devem enviar planos de lançamento à Academia para verificação. Os lançamentos em territórios fora dos EUA podem contar para dois dos 10 mercados.”

Ou seja, os filmes precisarão ser exibidos em mais cidades do que nos anos anteriores, o que dificulta para que filmes independentes e lançamentos de streaming concorram ao prêmio de Melhor Filme. Já os filmes de grandes estúdios não sofrerão com essa nova exigência da Academia, pois normalmente são exibidos em dezenas de salas pelo mundo e por períodos mais longos do que o necessário para se qualificar.

Bill Kramer e Janet Yang, chefes da Academia, explicaram a decisão em um comunicado:

Nossa missão é celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, e nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida.

O Oscar 2024 acontecerá em 10 de março do próximo ano e os indicados serão anunciados em 23 de janeiro de 2024.