Os Maiores Anti-Heróis Do Cinema

Reprodução/Warner Bros

Afinal de contas, o que é um anti-herói? É um meio termo entre herói e vilão? É algo diferente? O que um personagem precisa para ser considerado um anti-herói? Tentaremos tirar essa dúvida com uma lista de cinco personagens que se encaixam no perfil de anti-herói. Os conceitos e as principais diferenças foram criadas com base no infográfico produzido pelo time da plataforma de jogos de roleta Betway Cassino.

Reprodução/Jessica Miglio/Netflix

Nos últimos anos no Cinema e TV, o conceito de herói passou a ser discutido com mais frequência diante de personagens que beiram na vilania, ou que não tomam nenhum partido. O modelo clássico é O Justiceiro, que ganhou uma série de duas temporadas na Netflix. Ele começou como um homem íntegro e pai de família, mas que após uma tragédia pessoal, passa a agir conforme suas regras, uma característica clássica de um anti-herói, que alguns confundem como vilão. Mas não é.

Anti-heróis são por natureza imperfeitos. Eles agem por conta própria, odeiam regras e tomam decisões pensando em si próprio. Sempre demonstram receio quando precisam agir em grupo. Outro exemplo é Ikki de Fênix, o Cavaleiro de Bronze de Saint Seiya, que age como lobo solitário aparecendo sempre quando acha necessário. Suas motivações variam entre a vingança e honra. Anti-heróis são pessoas boas, mas que preferem esconder tal bondade por ser uma fraqueza. São movidos a traumas do passado. Carregam cicatrizes, algumas delas profundas. Sua personalidade é movida pelo tempo e circunstâncias.

Reprodução/Toei

Nós, do Poltrona Nerd, fizemos um ranking dos maiores anti-heróis do Cinema.

5 – Deadpool (2016 – 2018)

Reprodução/Fox

Com seu jeito falastrão e usando piadas em tudo quanto é situação, a origem de Deadpool é movida por questões pessoais. Buscando a cura de um câncer, ele ganha super poderes e passa a atuar como um mercenário, atuando na linha tênue entre o certo e errado. Mas tirando o sangue, corpos decapitados e muita boca suja, seu coração amolece com a namorada Vanessa.

4 – Travis Bickle, de Taxi Driver (1976)

Reprodução/Columbia/TriStar

Um personagem deveras complexo. Embora demonstre um comportamento de um lunático para alguns, as motivações de Travis são movidas a uma sociedade tóxica que o transforma numa figura violenta e que age de acordo com suas regras, acreditando ser o certo.

3 – Arthur Fleck, Coringa (2019)

Reprodução/Niko Tavernise/Warner Bros

Nesta nova visão do Palhaço do Crime conhecemos Arthur, um rapaz com um histórico de abuso, violência e com uma saúde mental debilitada. Ele só deseja trazer sorrisos para o povo de Gotham, que está beirando ao caos. Embora demonstra empatia, Arthur foi movido de cabeça para a baixo pela sociedade, se transformando em uma figura violenta, o futuro Coringa.

2 – Alex DeLarge, de Laranja Mecânica (1971)

Reprodução/Warner Bros

Alex é um sujeito carismático, inteligente, sagaz. Do outro lado, ele é impulsivo. Quando cutucado, se torna uma figura violenta, agindo de forma egoísta. O último ato do clássico Laranja Mecânica consegue expor as fragilidades de Alex, uma delas é sua própria benevolência escondida pela natureza selvagem.

1 – Hannibal Lecter, de Silêncio dos Inocentes (1991), Hannibal (2001) e Dragão Vermelho (2002)

Reprodução/MGM

Embora o comportamento canibal faça acreditar que Hannibal é um vilão puro e simples, há muito mais de uma mera vilania.  Seu comportamento é de escolher suas vítimas, muitas delas mesquinhas e que apresentam um comportamento que o irrite, como uma errar uma nota de uma sinfonia durante a cena inicial de Dragão Vermelho. Hannibal é um amante das artes, da literatura. Quem ousa praguejar contra suas paixões, se tornará sua vítima. Durante os três filmes estrelados por Anthony Hopkins, Hannibal demonstra zelo por Clarice Starling e Will Graham, jovens detetives que buscam seu auxílio. Por Clarice, sua relação é mais próxima, formando uma inusitada parceria. Contudo, Hannibal faz questão de ser visto como um monstro. Menos para Clarice, quando o predador baixa a guarda e apresenta seu lado mais humano.

Os personagens listados são complexos e envoltos em uma atmosfera sombria e misteriosa – e talvez por isso despertem tanto interesse, sejam tão populares e tenham seu lugar na história.