Os Caras Malvados 2
DreamWorks Animation
Os Caras Malvados 2
DreamWorks Animation

Os Caras Malvados 2 | Crítica

Baseado na série de livros de mesmo nome escritos por Aaron Blabey, Os Caras Malvados foi uma divertida mistura de todos os clichês de aventura e ação reforçados por seu visual único. Lançado em março de 2022, um período um tanto quanto incerto para o cinema por conta da pandemia, o filme foi um sucesso para a Dreamworks e um grande ponto de virada para o estúdio em termos de oferecer variedade visual em seus novos projetos.

Os Caras Malvados 2 começa com um flashback de perseguição de carro pelo Cairo de tirar o fôlego, nos lembrando de quando Sr. Lobo, Srta. Tarântula , Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sr. Cobra eram conhecidos como uma gangue que cometia os piores crimes. Eles bombardeiam o palácio de um rico sultão com glitter enquanto realizam o roubo de um carro potente. É um início repleto de ação com ares de Missão Impossível e Onze Homens e Um Segredo, e digno de um longa da franquia 007. Essa cena já é uma vitrine do estilo visual, que usa animação computadorizada, misturando técnicas 2D e 3D, para parecer que foi desenhado à mão. 

Então, corta para os dias atuais e vemos essas figuras muito difamadas no reino animal, que apesar de não terem nada a ver umas com as outras, tem um espírito de equipe invejável. Agora, eles são os mocinhos e vivem uma vida muito menos agitada do que quando eram os vilões. Nossa gangue favorita está tentando conseguir empregos, pagar as contas e levar uma vida mais normal – mas as coisas não estão saindo exatamente como o planejado por conta de seu histórico criminal. A reintegração de ex-presidiários na sociedade é algo bastante complicado, até em uma animação voltada para o público infantil. Enquanto lutam para começar de novo, um novo ladrão conhecido como Bandido Fantasma está à solta e usando suas marcas registradas de assalto. O criminoso está roubando grandes quantidades de MacGuffinita para propósitos desconhecidos – mas os cinéfilos vão gostar dessa referência a algo procurado por personagens de um filme.

Eles tentam expor o bandido durante um evento de luta, mas se veem incriminados por roubo, perseguidos pela polícia e caem nas garras de um trio de bandidas: as Garotas Más. O grupo é formado por Kitty Kat, uma leopardo-das-neves máscula e agressiva que é a líder, Pigtail, uma javali grande e nerd, e Doom, a corvo com ares de femme fatale. Elas forçam o grupo de Sr. Lobo a se juntarem a elas em um assalto para roubarem foguetes e ameaçam revelar a identidade da Governadora Diane Raposina como a ex-mente criminosa Pata Escarlate se não obedecerem.

Sem saber o que fazer, o Sr. Lobo apela à Governadora e à Chefe de Polícia – agora Comissária – Misty Luggins para ajudar ele e sua gangue a escapar das garras dessas criminosas. Diane acredita no Sr. Lobo e quer ajudá-lo, já a Comissária… nem tanto. O Professor Marmelada, a cobaia malvada do primeiro filme, agora está surpreendentemente bombada e tatuada na prisão. Ele ameaça novamente roubar a cena (e talvez roube mesmo se houver um terceiro filme), mas de certa forma acaba ajudando nossa gangue favorita indiretamente enquanto eles fazem de tudo para salvar a recém adquirida reputação de bons moços, incluindo fazer uma viagem ao espaço.

Os Caras Malvados 2 mantém grande parte os elementos que tornaram o primeiro filme tão leve e divertido, incluindo o ritmo acelerado e a atmosfera colorida reforçada por cenas de ação influenciadas por histórias em quadrinhos, além de manter a equipe titular sendo o coração pulsante da sequência. Desta vez, há mais humor e energia, e uma mensagem genuinamente doce sobre amizade. Porém, ele abre mão de parte do tom leve do primeiro filme e aprimora ambiciosamente um toque mais sombrio e maduro em termos de narrativa.

O roteirista Etan Cohen e o co-roteirista Yoni Brenner oferecem uma análise mais focada nos personagens na sequência. A interação entre os dois grupos principais proporciona alguns dos momentos mais divertidos do filme, especialmente quando egos e habilidades entram em conflito. Enquanto isso, o diretor Pierre Perifel aprimora suas habilidades com elementos técnicos cada vez mais elaborados. Essa evolução é amplificada por luzes ousadas, trabalho de câmera bastante dinâmicos, além de uma mixagem e design de som intrincados, especialmente quando o clímax atinge o espaço sideral. As sequências de assalto são impecavelmente montadas. Os cineastas também fazem bom uso da comédia visual nesses momentos, garantindo que a ação não perca o seu toque de diversão.

Os adultos certamente vão se divertir com esta sequência frenética, pois grande parte de sua história é sofisticada e repleta de diálogos rápidos, o que talvez seja um pouco complicado para as crianças menores entenderem. Mas, mesmo que esse publico mais jovem não entenda tudo o que está acontecendo, ainda vai morrer de rir das baboseiras do grupo, como os puns que Sr. Piranha solta quando fica nervoso. Tem algo para todos nessa animação!

Os Caras Malvados 2 estará disponível nos cinemas a partir de 14 de agosto também em versões acessíveis. A distribuição é da Universal Pictures.

4

Ótimo

Os Caras Malvados 2 oferece o que os fãs do primeiro filme esperam: visuais incríveis, humor afiado e personagens encantadores. É uma animação inteligente, repleta de ação e referências ao cinema, sem deixar de lado também as piadinhas bobas. Certamente será capaz de agradar crianças e adultos!

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas