Os 5 melhores e os 5 piores filmes românticos dos anos 2000

Divulgação

Pode ser clichê ou brega, mas o público adora filmes românticos. Não importa o quanto as tendências de Hollywood mudaram ao longo dos anos – musicais e westerns vieram e se foram, enquanto os dias do gênero de super-heróis certamente estão contados – histórias de amor sempre foram procuradas. Das comédias excêntricas de Howard Hawks à série interminável de adaptações de Nicholas Sparks, os filmes de romance nunca deixam de atrair audiência.

Os espectadores têm grandes corações e há uma alegria catártica ao ver dois personagens se encontrarem e se apaixonarem. Os anos 2000 trouxeram grandes filmes de romance para o público – e alguns bastante ruins também. Aqui estão os cinco melhores e os cinco piores da década.

Os melhores:

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

filmes românticos
Divulgação

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, de Michel Gondry, é o melhor filme sobre separação e os filmes de separação são tão importantes quanto os filmes sobre romances que dão certo. Jim Carrey interpreta um homem deprimido e de coração partido que contrata uma empresa para realizar um procedimento experimental para remover as lembranças de sua ex-namorada, interpretada por Kate Winslet. É um filme surreal, bonito e emocionalmente ressonante.

(500) Dias com Ela

filmes românticos
Divulgação

Muitas pessoas perderam completamente o objetivo deste filme. (500) Dias com Ela é uma subversão da comédias românticas, mas apenas se você não se apaixona pelos encantos de Tom. Pode ser fácil se identificar com seu ponto de vista de Tom e sentir-se mal por ele, mas ele age de maneira egoísta e irracional durante todo o seu relacionamento com Summer. Ele entra no relacionamento sabendo que ela não gosta de tudo sobre “amor” e depois se ressente por não ter mudado totalmente sua personalidade para se adequar à fantasia dele.

Embriagado de Amor

filmes românticos
Divulgação

Quando Paul Thomas Anderson disse a um entrevistador que queria fazer seu próximo filme depois de Magnolia, com Adam Sandler no papel principal, as pessoas pensaram que ele estava brincando. Mas eis que seu próximo filme foi um drama romântico chamado Embriagado de Amor, estrelado por Sandler, que acabou sendo uma obra emocionante. Barry e Lena não são o seu par romântico de Hollywood. Eles são muito mais realistas do que isso, pois Barry sofre de sérios problemas emocionais (o que oferece uma visão dramática diferente do usual papel de Sandler) e torna o filme muito mais atraente e bonito.

Antes do Pôr-do-Sol

filmes românticos
Divulgação

Entre Antes do Amanhecer, de 1995, e Antes da Meia-Noite, de 2013, Ethan Hawke e Julie Delpy reprisaram seus respectivos papéis como Jesse e Céline em 2004 no filme Antes do Pôr-do-Sol. Nove anos após a noite romântica em Viena, eles compartilham uma tarde romântica em Paris. A estreita colaboração do diretor Richard Linklater com Hawke e Delpy no roteiro permitiu desenvolvimentos orgânicos para seus personagens e o relacionamento que eles compartilham.

O Segredo de Brokeback Mountain

filmes românticos
Divulgação

Muitos espectadores sentiram que O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, merecia o Oscar de Melhor Filme no lugar de Crash: No Limite de Paul Haggis – o longa é muito contundente ao expressar suas opiniões sobre questões raciais, mas O Segredo de Brokeback Mountain não é um filme de “questões”. É apenas uma história de amor autêntica e sincera, que se centra no amor entre dois homens. Ele não inverte a tendência infeliz de romances gays que terminam em tragédia, principalmente devido ao seu contexto histórico, mas contribuiu bastante para normalizar um pouco esse tipo de romance na cultura popular.

Os piores:

A Verdade Nua e Crua

Divulgação

A Verdade Nua e Crua, de Robert Luketic, é um filme sobre o pior tipo de personagem feminina que se apaixona pelo pior tipo de personagem masculino. A protagonista feminina, interpretada por Katherine Heigl, é uma produtora de TV tensa e de alta manutenção, trabalhando em um segmento de programas matinais sobre relacionamentos, enquanto o protagonista masculino, interpretado Gerard Butler, o apresentador do programa, é um misógino descarado.

Pearl Harbor

Divulgação

Existem muitas histórias verdadeiras incríveis para enquadrar o ataque japonês a Pearl Harbor, mas Michael Bay decidiu focar seu filme em um triângulo amoroso genérico e inventado por Hollywood.

P.S. Eu te Amo

Divulgação

Adaptado do romance de estreia de Cecelia Ahern de mesmo nome (com o cenário irlandês mudado para Manhattan), P.S. Eu te Amo gira em torno de uma viúva recebendo cartas de seu marido morto, enquanto ela tenta lidar com a morte dele. Hilary Swank não está muito bem no papel principal, enquanto o sotaque irlandês de Gerard Butler é extremamente ruim.

O Casamento dos Meus Sonhos

Divulgação

Anos antes de se tornar um ator altamente respeitado, Matthew McConaughey estrelou várias comédias românticas ruins. Talvez a pior delas seja O Casamento dos Meus Sonhos. McConaughey estrela ao lado de Jennifer Lopez como um cara um tanto quanto chato em uma cópia superficial do filme O Casamento do Meu Melhor Amigo.

Contato de Risco

Divulgação

Aparentemente, Martin Brest imaginou Contato de Risco como uma comédia de humor negro, mas o estúdio o forçou a deixá-la bastante água com açúcar e a colocar uma história de amor até que se tornasse praticamente irreconhecível em relação ao conceito original. Contato de Risco recebeu um impulso publicitário pelo fato de que suas estrelas Ben Affleck e Jennifer Lopez começaram a namorar na vida real, mas nada de sua química romântica se traduziu no filme, que é um fracasso total.

Texto original: Screen Rant