Esta semana marca a tão aguardada estreia de Oppenheimer nos cinemas. Protagonizado por Cillian Murphy, o filme conta a visão de Christopher Nolan sobre a história do Pai da Bomba Atômica. Com mais de três horas de duração, o público imaginou que a produção do longa também tenha demorado um bom tempo.
Não demorou.
Em uma entrevista recente ao podcast WTF, de Marc Maron, Murphy revelou que Oppenheimer foi feito com um cronograma implacavelmente rápido.
“Fizemos o filme incrivelmente rápido. Fizemos isso em 57 dias. O ritmo disso foi insano.”
Em comparação com outros filmes de Nolan, por exemplo, Dunkirk foi filmado por 68 dias, enquanto Tenet levou 96 dias para ser filmado. Uma vez que Cillian Murphy está na frente e no centro da maioria das cenas de Oppenheimer, o cronograma de filmagem mais curto ainda mais intenso para o ator.
“Os cenários são enormes, mas parece que estamos em um filme independente. Existe apenas Chris e o cinegrafista – uma câmera sempre, a menos que o cenário seja realmente gigantesco – e o responsável pelo som. Não tem uma área de vídeo, não há monitores, nada. Ele é um cineasta muito analógico.”
Apesar de ter levado 57 dias, uma das filmagens mais curtas de Nolan, o filme dura três horas e é o mais longo da carreira do diretor. O elenco e a equipe viveram juntos no mesmo hotel durante a produção. Para Murphy, Oppenheimer marca o maior papel principal de sua carreira no cinema até agora. Esse tipo de pressão isolou o ator.
“Você sabe que quando tem esses grandes papéis, essa responsabilidade, você sente que é meio opressor”, disse ele à People.
A relação de trabalho de Nolan e Murphy agora inclui seis filmes: Três filmes do Batman, “A Origem”, “Dunkirk” e “Oppenheimer”.
“Eu sempre disse publicamente e em particular, para Chris, que se eu estivesse disponível e ele quisesse que eu esteja em um filme, eu estarei lá. Eu realmente não me importo com o tamanho do papel. Mas no fundo, secretamente, eu estava desesperado para desempenhar um papel de protagonista para ele”
Oppenheimer chega aos cinemas no dia 20 de julho.