Oppenheimer | Fãs encontram erro histórico ao longo do filme

Divulgação

Ainda deve demorar um tempo até que os efeitos de Oppenheimer passem, pelo menos na cabeça de quem assistiu às três horas de exibição do longa. Contando a história do inventor da bomba atômica, o Christopher Nolan beira a perfeição do início ao fim, com efeitos visuais de tirar o fôlego, um elenco impecável e uma trilha sonora de arrepiar.

Não demorou para a perfeição de Oppenheimer sofrer seu primeiro ataque. Um erro histórico foi encontrado no filme e para percebê-lo, prepare seus olhos de águia, porque os detalhes são verdadeiramente pequenos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o tenente-general Leslie Groves Jr. (Matt Damon) nomeia o físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) para trabalhar no ultrassecreto Projeto Manhattan. Robert e uma equipe de cientistas passaram anos desenvolvendo e projetando a bomba atômica. Seu trabalho se concretiza em 16 de julho de 1945, quando testemunham a primeira explosão nuclear do mundo.

Divulgação

Em determinada cena, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Oppenheimer faz um discurso, pessoas na multidão agitam bandeiras americanas com as tradicionais 50 estrelas. No entanto, em 1945, a bandeira americana tinha apenas 48 estrelas, pois o Havaí e o Alasca ainda não haviam se juntado ao país como estados.

É fácil dizer que esta é a bandeira errada porque uma bandeira de 48 estrelas tem seis fileiras pares de oito estrelas, enquanto a bandeira de 50 estrelas alterna entre fileiras irregulares de seis e cinco estrelas. O erro não interfere em nada o decorrer da história, mas é claro que o público não poderia deixar passar.

O elenco de Oppenheimer inclui Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan, Alden Ehrenreich, Matthew Modine, Jack Quaid, David Dastmalachian, Jason Clarke, Josh Peck, Devon Bostick, Gary Oldman e Casey Affleck.