oppenheimer Oscar 2024 oppenheimer Oscar 2024

Oppenheimer I Motivos para conferir o filme nos cinemas

Oppenheimer, o novo filme escrito e dirigido por Christopher Nolan, é um thriller épico filmado em IMAX que leva o público ao cerne do pulsante paradoxo vivido pelo enigmático homem que deve arriscar destruir o mundo para tentar salvá-lo. O longa chega aos cinemas em 20 de julho de 2023.

Veja alguns motivos para conferir o filme nos cinemas:

História real

O longa é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano, de Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ele explora a história de Julius Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos, que liderou o Projeto Manhattan – cuja a missão era projetar e construir as primeiras bombas atômicas. Durante as 3 horas do filme, acompanhamos as relações de Oppenheimer com outros cientistas brilhantes da época, suas relações familiares e amorosas, além de explorar os motivos por trás do desenvolvimento da primeira arma nuclear, que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945 e as consequências que esse feito teve para os envolvidos.

Feito para a telona

Oppenheimer foi filmado com câmeras IMAX, utilizando lentes grande angular, de um foco belíssimo, fazendo com que o filme tenha uma nitidez incrível. Segundo o diretor Christopher Nolan, a ideia era de fazer com que o filme fosse quase um 3D, sem o uso de óculos, para que o público se sentisse imerso na tela. Mas a parte visual impecável não seria tão impactante sem os efeitos sonoros bem posicionados e a trilha sonora composta por Ludwig Göransson, que é um ponto crucial para criar a tensão necessária para o filme.

Efeitos práticos

Uma coisa que chamou atenção do público desde a produção do filme, foi o fato de não ter sido usado CGI e Christopher Nolan ter exigido poder fazer o máximo possível de cenas utilizando efeitos práticos, ou seja, o mais real possível. Mas como fazer uma bomba atômica sem completamente geradas por computador?

Basicamente, foram realizadas explosões em escalas muito menores do que a da bomba do teste Trinity, mas que eram bombas reais. Tudo foi filmado com a maior segurança possível e o que vemos no filme é um resultado que ao mesmo tempo é belo e assustador.

Elenco

O filme conta com um elenco de peso! Cillian Murphy (Peaky Blinders) é o protagonista titular J. Robert Oppenheimer, mostrando mais uma vez ser um grande ator e trazendo várias camadas para um personagem complexo, que é genial, mas ao mesmo tempo causa incomodo por conta de sua personalidade. Matt Damon (Air: A História Por Trás do Logo) interpreta o General Leslie Groves Jr., um homem que precisa do trabalho de Oppenheimer e com o tempo aprende a respeitá-lo. Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) é a bióloga e botânica Katherine “Kitty” Oppenheimer, esposa de Oppenheimer. Outros grandes nomes do elenco são Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Josh Hartnett (Black Mirror), Florence Pugh (Adoráveis Mulheres), Jack Quaid (The Boys), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Gustaf Skarsgård (Vikings) e Gary Oldman (O Destino de uma Nação).

Barbenheimer

20 de julho é o dia do cinema de 2023! Além de Oppenheimer, outro filme repleto de estrelas e extremamente aguardado calhou de ser lançado na mesma data, fazendo com que a internet não falasse sobre outra coisa durante meses. Barbie é um filme de gênero diferente, uma comédia de fantasia baseada nas bonecas Barbie da Mattel que não tem nada a ver com seu concorrente. Porém, o debate contínuo sobre qual dos dois filmes se sairia melhor nas bilheterias resultou em um golpe de marketing que ajudou a colocar ambos os filmes na boca do povo. Muitas pessoas estavam ansiosas para a chegada dos dois longas aos cinemas e começaram os burburinhos sobre sessões duplas, questionamentos de qual seria a melhor ordem para assistir aos filmes, artes misturando os personagens dos dois longas etc. Assim nasceu o Barbenheimer e você não vai querer ficar de fora do maior momento cinematográfico do ano, certo?