O Silêncio dos Inocentes | Explicamos o final do filme O Silêncio dos Inocentes | Explicamos o final do filme

O Silêncio dos Inocentes | Explicamos o final do filme

Divulgação

A adaptação de Jonathan Demme, de 1991, do romance de terror psicológico de Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes, é elogiado como um dos melhores filmes da história do cinema, escapando dos limites de seu gênero e aterrissando bem no mainstream. Junto com o roteirista Ted Tally, Demme trouxe o livro arrepiante de Harris para a tela com um sucesso igualmente assustador.

Tanto o romance quanto o filme seguem Clarice Starling (Jodie Foster), uma ambiciosa trainee do FBI que é recrutada para entrevistar o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um canibal encarcerado e ex-psiquiatra, a fim de obter uma visão sobre um serial killer ativo. Apesar de sua narrativa hedionda, O Silêncio dos Inocentes ganhou cinco prêmios da Academia, entre eles Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Atriz. Foi o terceiro filme da história a receber todos os cinco prêmios principais e, ao fazê-lo, garantiu seu lugar como um clássico para críticos e fãs de terror.

Guiada por Lecter e suas pistas enigmáticas, Clarice se envolve na caçada a um serial killer chamado de Buffalo Bill (Ted Levine) devido ao seu hábito de esfolar suas vítimas. Quando Catherine Martin (Brooke Smith), filha de um conhecido senador, é sequestrada pelo assassino, o caso se ganha destaque e a busca de Clarice por Buffalo Bill se transforma em uma corrida contra o relógio. Enquanto Clarice continua rastreando Buffalo Bill, Lecter consegue escapar da custódia durante uma transferência da prisão. Depois de atingir um avanço no caso, Clarice localiza Jame Gumb, identificando-o como Buffalo Bill e matando-o antes de ir resgatar Catherine. Seu trabalho no caso é altamente elogiado e Clarice se forma na academia do FBI logo depois, embora a celebração seja interrompida por uma ligação de Lecter. Agora livre e em fuga, Hannibal está ligando de um aeroporto nas Bahamas, onde observa o Dr. Chilton (Anthony Heald), seu inimigo e ex-encarcerador, entrar na multidão.

O verdadeiro significado do final de O Silêncio dos Inocentes

Divulgação

Depois de executar seu plano de fuga meticuloso e sangrento, Lecter está livre mais uma vez e não tem intenção de mudar seus caminhos assassinos. A próxima vez que Clarice ouvir dele, ele estará ligando das Bahamas, onde conseguiu localizar um condenado Dr. Chilton. Com sua festa de formatura da Academia do FBI em segundo plano, Clarice ouve Lecter garantir que ele não tem planos de persegui-la e pede que a mesma cortesia seja estendida a ele, um exemplo da cortesia que Hannibal prioriza com orgulho.

Quando Clarice atende a ligação, Hannibal a cumprimenta com sua infame “Bem, Clarice, os cordeiros pararam de gritar?”, referência a uma história que ela compartilhou com ele em um esforço para obter sua ajuda para encontrar Buffalo Bill. Enquanto Clarice trabalha o caso com a ajuda de Lecter, ele a convence a fazer um “quid pro quo”, incentivando-a a revelar informações pessoais sobre seu passado em troca de pistas. Durante uma de suas conversas, Clarice relata um incidente traumático da infância, no qual foi acordada pelo som de cordeiros gritando durante o abate na primavera na fazenda de um parente, onde foi levada a viver após a morte de seu pai. Clarice diz a ele que ela ainda pode ouvir os gritos em seus sonhos e Lecter vincula isso à sua determinação em encontrar Catherine, uma vítima desamparada, pronta para o abate.

Como o final do livro O Silêncio dos Inocentes é diferente

Divulgação

No filme de Jonathan Demme, Clarice recebe uma ligação final de Hannibal, mas no romance ele escreve para ela e deposita sua esperança de que “os cordeiros pararam de gritar”. No livro, seu ponto fraco por Clarice é acentuado por Lecter, incentivando sua carreira no FBI, dizendo a ela que os gritos vão e vêm, alimentando o esforço de Clarice para salvar os necessitados. Lecter continua descrevendo sua visão das estrelas, evitando informações que possam revelar seu paradeiro, mas terminando sua carta dizendo a Clarice: “algumas de nossas estrelas são as mesmas”.

Enquanto a última cena do filme mostra Lecter desligando o telefone e seguindo Chilton, o livro termina com um momento de paz para Clarice. Depois de ler a carta do Dr. Lecter, Clarice dorme profundamente. Depois de tudo que Clarice passou, a imagem oferece um fechamento que acalma, algo que os espectadores podem não sentir no filme, que decide deixar a pergunta de Lecter sobre se os cordeiros sem resposta.

O final alternativo de O Silêncio dos Inocentes explicado

Divulgação

No icônico final do filme, Lecter sugere seus planos sinistros para Chilton, mas o primeiro rascunho do roteirista Ted Tally mostrou o médico nas garras de Hannibal. Tally descreve o final alternativo em que Lecter perseguiu Chilton para uma casa de férias remota, onde ele passa a dominar oficiais de segurança que vigiam a casa e reivindica sua vítima. A cena final teria mostrado Hannibal ligando para Clarice da casa de Chilton enquanto corta uma laranja com uma faca, que ele então aponta para um Chilton aterrorizado perguntando: “Vamos começar?”

Quando o roteirista mostrou o final, o diretor Jonathan Demme achou que era muito horrível para terminar o filme e Tally reescreveu a cena. Então colocou Lecter nas Bahamas, perseguindo Chilton, mas deixando seu provável destino brutal invisível. Em vez disso, Lecter faz alusão aos seus planos, dizendo a Clarice que ele “terá um velho amigo para o jantar”, o que acrescenta uma nota ainda mais arrepiante ao final de O Silêncio dos Inocentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *