o sabor da vida
Divulgação
o sabor da vida
Divulgação

O Sabor Da Vida | Crítica

O Sabor Da Vida, longa dirigido pelo cineasta vietnamita Trần Anh Hùng e estrelado por Juliette Binoche e Benoît Magimel, levou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2023. Ele tem o personagem principal baseado em Dodin-Bouffant, criado pelo autor suíço Marcel Rouff em seu romance La Vie et la passion de Dodin-Bouffant, gourmet (The Passionate Epicure).

A trama, ambientada na França do final do século XIX, se passa praticamente inteira dentro da cozinha – ela é o coração da casa. Nele, Eugénie e Dodin demonstram admiração mútua e trabalham cozinhando juntos há 20 anos. Eles dedicaram suas vidas à criação de pratos incríveis, fazendo com que Dodin se tornasse um nome muito conhecido entre os gourmets da época.

A primeira meia hora de filme se passa praticamente sem diálogo, com todos os minutos dedicados à preparação meticulosa e ao consumo de um banquete. Pode até parecer meio enfadonho saber que passaremos tanto tempo vendo os personagens cortando, peneirando, mexendo e degustando, mas não é. Tudo funciona como uma dança muito bem coreografada entre o casal principal, a assistente de cozinha Violette (Galatéa Bellugi) e a sobrinha de Violette, Pauline (Bonnie Chagneau-Ravoire) – uma aspirante a cozinheira que demonstra enorme talento.

Esse primeiro momento também nos faz entender um pouco mais sobre a relação entre Dodin e Eugénie. Ele é o chef dentro daquela cozinha, mas mesmo assim fica óbvio que vê a cozinheira como uma igual. Eles entendem o trabalho um do outro e se completam, por isso tudo que fazem funciona tão bem. Então, descobrimos que além de trabalharem juntos, são amantes de longa data, mas também que o relacionamento é conduzido nos termos de Eugénie. Dodin está tentando fazer com que Eugénie aceite ser sua esposa há algum tempo, mas ela presa por sua liberdade e prefere manter as coisas como estão.

O Sabor Da Vida

Trần Anh Hùng faz um paralelo sensual entre comida e os prazeres da carne durante toda a narrativa. Seja comparando uma bela pera com o corpo nu de Eugénie ou até mesmo na forma como Dodin e seus amigos gemem de prazer ao comerem uma iguaria. E quando Dodin prepara um banquete para sua amada, percebemos que cenas mais picantes entre os dois nas escapadas que ele fazia até o quarto dela seriam redundantes. As refeições preparadas neste filme significam algo: elas são um trabalho de amor e algo belo que será apenas uma lembrança daqui a uma hora. Elas dizem muito sobre o relacionamento de Dodin e Eugénie.

O longa também trata do amor que perdurou e se aprofundou ao longo de décadas, fazendo com que esses personagens se sintam confortáveis um com o outro já que sabem como ficar em harmonia na companhia um do outro. É muito mais comum ver filmes sobre jovens casais apaixonados e novos amores arrebatadores, já esse tipo de relacionamento não aparece com tanta frequência na telona, mas é igualmente belo. É difícil dizer onde termina o amor deles pela comida e onde começa o amor um pelo outro.

O Sabor Da Vida é um filme para ser sentido. Não é a história em si que o torna interessante, mas a atmosfera, as relações entre seus personagens e o modo como nos mostra que tudo tem um fim, até as coisas mais belas e que fazem a vida valer a pena – o importante é saboreá-las enquanto há tempo. 

Com estreia nos cinemas brasileiros programada para 11 de abril de 2024, O Sabor Da Vida foi selecionado para representar a França na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, mas infelizmente não conseguiu uma indicação.

Além de Juliette Binoche como Eugénie e Benoît Magimel como Dodin Bouffant, o elenco de O Sabor Da Vida conta com Emmanuel Salinger como Rabaz, Patrick d’Assumçao como Grimaud, Galatea Bellugi como Violette, Jan Hammenecker como Magot, Frédéric Fisbach como Beaubois, Bonnie Chagneau-Ravoire como Pauline e Jean-Marc Roulot como Augustin.

A distribuição é da Diamond Films.

4

Ótimo

O Sabor Da Vida é um filme delicado que mostra o relacionamento amoroso e profissional entre Dodin e Eugénie, um famoso gourmand e sua cozinheira experiente. Eles vivem um amor que perdurou e se aprofundou ao longo de décadas, assim como as habilidades de criarem pratos incríveis. Mas, assim como um belo jantar, tudo na vida chega ao fim em algum momento.

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas