O que são e onde surgiram as Joias do Infinito nos filmes da Marvel?

Vingadores: Guerra Infinita estreia mundialmente no dia 26 de Abril. O longa é a combinação de todas as histórias contadas ao longo dos dez anos de existência da Marvel Studios. Primeiramente, tudo começou com o promissor e excelente Homem de Ferro, lançado em 2008 e dirigido por Jon Fraveau. Desde que a primeira produção foi lançada, já são dezoito filmes nas grandes telas. Alguns deles mostraram artefatos mágicos muito importantes para o enredo de Guerra Infinita: as Joias do Infinito. Essas pequenas “pedras” são o grande objeto de desejo de Thanos no novo filme, e por isso, resolvemos relembrar um pouco sobre onde e quando elas surgiram nas telas.

Joias do Infinito
Reprodução/Marvel Studios

As Joias do Infinito

No universo cinematográfico da Marvel, as Joias do Infinito são seis singularidades que existem antes mesmo do próprio universo. Antes de mais nada, precisamos conhecer seus nomes. Elas são nomeadas como: Tempo, Poder, Realidade, Mente, Espaço e Alma. Quem controlar todas elas utilizando a Manopla do Infinito, poderá transformar a realidade a bel prazer. Por isso, não é de se espantar que Thanos as busque com tanto afinco.

Joia do Espaço

A Joia do Espaço foi inicialmente introduzida como o Tesseract, em Capitão América: O Primeiro Vingador. Ela tem o poder de realizar qualquer viagem interdimensional. O Caveira Vermelha utilizou sua energia para criar armas tecnologicamente avançadas para a HYDRA, enquanto Loki, em Os Vingadores, utilizou para criar um portal em Manhattan e trazer o exército Chitauri para dominar a Terra. Quando derrotado, Thor aprisionou Loki e levou-o para Asgard, tomando posse da Joia do Espaço e trancando-a no cofre de Odin.

Em Thor: Ragnarok, há uma cena específica onde Loki retorna ao cofre de Odin e reencontra o Tesseract. O filme sugere que o Deus da Mentira roubou a Joia do Espaço, algo que os materiais promocionais de Vingadores: Guerra Infinita confirmam posteriormente. Thanos vai ao encontro da nave de refúgio dos asgardianos para receber (ou tomar) a Joia do Espaço de Loki.

Os Vingadores
Reprodução/Os Vingadores

Joia da Realidade

A Joia da Realidade foi chamada de “Aether” ou “Éter” em Thor: O Mundo Sombrio. De acordo com Odin, ela tem a capacidade de transformar qualquer matéria em matéria negra. Malekith, o vilão do filme, deseja retornar o mundo à escuridão, onde a sua raça de elfos negros sempre reinou. O Éter é mostrado em forma líquida, mas depois é condensado em uma pedra e entregue por Lady Sif e Volstagg para O Colecionador. Eles o fazem com o fim de não deixar duas Joias do Infinito guardadas no mesmo lugar. Ao fim dessa cena, O Colecionador diz “Uma já foi, faltam cinco”, demonstrando seu interesse em reuni-las, embora o propósito ainda permaneça obscuro.

Thor: O Mundo Sombrio
Reprodução/Thor: O Mundo Sombrio

Joia do Poder

A Joia do Poder estava escondida em um Orbe que Peter Quill encontrou em um planeta chamado Morag. Essa joia cósmica dá ao seu detentor o poder de exterminar um planeta, além de toda vida nele. A joia não pode ser utilizada sem que haja qualquer arma para armazená-la. Um exemplo disso é o martelo de Ronan ou a Manopla do Infinito. Por consequência, uma pessoa que não seja forte o suficiente para segurá-la é desintegrada em segundos. Os Guardiões da Galáxia conseguiram retomar a posse dessa Joia do Infinito, entregando-a para a Tropa Nova em Xandar. Entretanto, o trailer de Vingadores: Guerra Infinita mostra Thanos já em posse dela, antes mesmo de recuperar o Tesseract (Joia do Espaço) de Loki. Visto que isso acontece, será que ainda existe alguma vida em Xandar?

Guardiões da Galáxia
Reprodução/Guardiões da Galáxia

Joia da Mente

A Joia da Mente estava dentro de um orbe azul no cetro de Loki. Tal arma é provida pelo próprio Thanos em Os Vingadores. Quando Loki tocava o cetro em alguma pessoa, o possibilitava de controlar sua mente. Entretanto, com sua derrota, a arma cósmica foi recuperada em Vingadores: Era de Ultron. No filme, a HYDRA utilizava-o para fazer sua produção de armamentos e experimentos em humanos, que logo foram apelidados de Aprimorados. Conforme sabemos, entre eles estão Wanda e Pietro Maximoff. Supõe-se que os poderes que tiveram foram por consequência direta do contato com o cetro. Tony Stark começou seus estudos no artefato ao lado de Bruce Banner, criando a inteligência artificial chamada de Ultron.

Em seguida, o antagonista quebra o orbe azul e implanta a Joia da Mente na testa do humanoide Visão. Logo após, ele adquire a possibilidade de voar, de super-força, de mudar a matéria do próprio corpo, de ultrapassar qualquer objeto ou pessoa e disparar energia diretamente da joia.

Vingadores: Guerra Infinita
Reprodução/Marvel Studios

Joia do Tempo

Primeiramente, devemos mencionar que a Joia do Tempo está armazenada dentro do Olho de Agamotto. Como sabemos, este é um colar apresentado em Doutor Estranho. A joia permite que seu detentor manipule o tempo como bem entender, podendo não apenas avançar ou retroceder os acontecimentos, como também criar um loop infinito. O Doutor Estranho utiliza a habilidade da joia para aprisionar ele e Dormammu em um loop, impedindo-o de destruir a Terra. Ao final do filme, Stephen Strange devolve o Olho de Agamotto ao templo em Kamar-Taj, mas é visto usando-o em suas aparições futuras.

Doutor Estranho
Reprodução/Doutor Estranho

Joia da Alma

Por fim, chegamos a última das Joias do Infinito. A Joia da Alma ainda permanece um mistério no universo cinematográfico da Marvel. Não há nenhum resquício evidente que mostre sua localização, somente teorias ao redor da internet sobre seu paradeiro. Muitos fãs pensaram, de início, que ela estaria no topo do casulo de Adam Warlock. Tal teoria surgiu por consequência de uma das cenas pós créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2, mas o próprio diretor James Gunn negou.

Em Pantera Negra, há o famoso plano ancestral que todo rei visita em seu ritual para conversar com seus antepassados. É permitido dessa forma, até encontrar todos os antigos reis de Wakanda. Muitos fãs especularam que isso só seria possível com a Joia da Alma, afinal ela poderia estar junto a enorme quantidade de vibranium que existe na cidade africana. Ryan Coogler porém, disse em resposta que não colocou nenhuma Joia do Infinito em seu filme.

Outro grupo de fãs sugere que a última joia a ser revelada está em Titan, planeta natal de Thanos. Por fim, outros dizem que o Titã Louco só poderá adquirir a Joia da Alma matando uma pessoa que ama, ou seja, ele poderia matar Gamora para obtê-la. A teoria mais famosa é que todas as seis joias tem conexão com o nome de Thanos. Enquanto o T corresponde a Tesseract, o H ainda está indefinido. A se refere a Aether (Éter), N a Necklace (Colar), O a Orb (Orbe) e S a Scepter (Cetro).

Divulgação
Divulgação

Onde você acha que está a Joia da Alma? Vamos descobrir mais sobre as Joias do Infinito dia 26 de Abril, em Vingadores: Guerra Infinita.