Doutor Estranho no Multiverso da Loucura Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura I O que você precisa lembrar antes do filme

Divulgação

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega aos cinema em 05 de maio de 2022. No filme dirigido por Sam Raimi (trilogia Homem-Aranha), o MCU desbloqueia o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca. O longa promete levar u público em uma viagem para o desconhecido com o Doutor Estranho, que, com a ajuda de aliados místicos antigos e novos, atravessa as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

O elenco é formado por Benedict Cumberbatch, que repete seu papel como Dr. Stephen Strange. Elizabeth Olsen reprisa o papel de Feiticeira Escarlate. Chiwetel Ejiofor, Benedict Wong e Rachel McAdams estão de volta como Karl Mordo, Wong e Dra. Christine Palmer, respectivamente. A novata Xochitl Gomez fará sua estreia no papel da heroína America Chavez.

O segundo filme solo do herói está chegando aos cinemas e muitos dos fãs ainda estão confusos em relação ao multiverso. Então, nós separamos algumas informações que podem te ajudar a refrescar a memória e se preparar melhor para mergulhar no Multiverso da Loucura.

O que é o Multiverso?

A teoria do multiverso está enraizada em algo chamado Interpretação de Muitos Mundos da Mecânica Quântica, teoria formulada inicialmente por Hugh Everett, que explica – não de forma tão simples – o fato de existirem muitos mundos em paralelo no mesmo espaço e tempo que o nosso, mas para mergulharmos no multiverso da Marvel, isso deve bastar. Com a existência de outros mundos semelhantes ao nosso, outras versões de você podem existir agora e podem estar tomando decisões totalmente diferentes das suas.

Wanda

Em Vingadores: Era de Ultron, conhecemos Wanda Maximoff e seu irmão Pietro (Aaron-Taylor Johnson), gêmeos que sofreram experimentos com a Joia da Mente e com isso ganharam poderes. Suas habilidades incluem telecinesia, manipulação de energia e telepatia. Os gêmeos Maximoff se unem a Ultron com a intenção de separar os Vingadores. Sua lealdade mude ao longo do filme e ao com o passar do tempo ela desenvolve uma amizade com Visão, que logo se torna um romance. Ela luta ao lado dos Vingadores e se torna parte deles.

Doutor Estranho

Neste filme conhecemos o Dr. Stephen Strange, um neurocirurgião arrogante que perde a função em suas mãos e busca uma cura através do estudo das artes místicas. Sob a orientação da Anciã (Tilda Swinton) e Mordo (Chiwetel Ejiofor), ele se torna um mestre feiticeiro proficiente o suficiente para defender o Santuário de Nova York por conta própria e depois derrotar Dormammu, uma entidade interdimensional.

Não apenas o público tem o primeiro gosto do multiverso, mas Doutor Estranho explora quem é esse personagem e do que ele é capaz como o futuro Feiticeiro Supremo. A flexibilidade que ele tem de não seguir muito bem as regras para fazer o que é certo permitiu que ele fosse bem-sucedido tanto como mestre das artes místicas quanto como neurocirurgião. Falaremos mais sobre o personagem nos próximos tópicos.

Multiverso da Marvel

Doutor EstranhoNa Marvel, de forma mentirosa, Quentin Beck, o Mystério, disse ao Homem-Aranha que ele veio à nossa Terra de outra realidade em Homem-Aranha: Longe de Casa e o assunto foi novamente abordado pelo Doutor Estranho. No final de Vingadores: Guerra Infinita, ele disse a Tony Stark que ele havia visto mais de 14 milhões de futuros possíveis e em apenas um deles os Vingadores pararam Thanos e reverteram o estalo genocida que fez com que metade da existência virasse pó.

Foi nesse momento em que o Doutor Estranho visualizavas as possibilidades que conseguimos nossos primeiros vislumbres do multiverso que estava por vir. O herói nunca mencionou a palavra “multiverso” durante esta conversa, porque eles estavam guardando para a Fase 4 do MCU, mas estava claro que algo novo estava a caminho.

Foi também em Vingadores: Guerra Infinita que Wanda foi obrigada a sacrificar a vida se seu amor para evitar que Thanos recuperasse a Joia da Mente. Infelizmente, Thanos chega a Wakanda e inverte o tempo para arrancar a Joia da Mente da cabeça de Visão, fazendo Wanda vê-lo morrer duas vezes. O que leva ao enredo de WandaVision, mas falaremos um pouquinho mais sobre a série em breve.

Já em Vingadores: Ultimato, começaram a apresentar a ideia de viagem no tempo para conseguir as Joias do Infinito. Mas eles sabiam que mudar a história é perigoso e poderia criar resultados alternativos, então Steve Rogers fez o seu melhor para deixar tudo da maneira mais imaculada possível.

Neste filme também vemos o Doutor Estranho quebrando as regras para salvar sua realidade, o que funcionou ao custo de sua vida de Tony Stark.  Nele também vemos Wanda lutar contra Thanos na batalha final, enfurecida com ele por ter matado o Visão diante de seus olhos. Em sua vingança, ela quase o mata sozinha. Quando a batalha termina e a paz é restaurada, ela é a única Vingadora que fica sozinha. Ela perdeu sua família, seu irmão e agora o amor de sua vida. Quando ela fala com Clint Barton (Jeremy Renner) após o funeral de Tony, parece que ela está começando a aceitar a morte de Visão, mas há mais dor dentro dela e do que ela consegue enfrentar nesse primeiro momento.

Seguimos para WandaVision, em que Wanda “sequestra” uma cidade e cria um mundo feliz onde vive com Visão e seus filhos. Após descobrir que criou todo um mundo de ilusão por não conseguir lidar com o luto, na cena pós-créditos da série, vemos Wanda no traje da Feiticeira Escarlate, flutuando no ar e folheando o poderoso Darkhold. Também ouvimos as vozes de seus filhos Billy e Tommy (que não eram exatamente reais) clamando por ela. Parece que Wanda está procurando os garotos através do multiverso.

Série do Loki

Loki chegou basicamente como o primeiro capítulo de um manual sobre o multiverso. Eles focaram mais no assunto da linha do tempo e nas variantes ramificadas. Um pequeno acidente que permitiu que Loki saltasse de um momento que originalmente ocorreu no final do primeiro filme dos Vingadores, criou uma variante dele, ou seja, uma versão diferente do Loki. Uma que ficou chateada ao saber que ele era, basicamente, não canônico. Mas essa é a única maneira da série existir, porque o Loki “de verdade” morreu pelas mãos do Thanos em Vingadores: Ultimato.

A grande contribuição da série para a teoria do multiverso veio quando a principal variante de Loki e Sylvie conheceram Aquele que Permanece. O personagem vivia em um castelo escondido e alegou que estava protegendo a linha do tempo sagrada, ele também explicou como ele encontrou uma série de universos que estavam funcionando em paralelo – o multiverso! — como se fossem cartas empilhadas umas sobre as outras. Ele até ofereceu aos nossos anti-heróis a capacidade de controlar suas próprias narrativas como bem entendessem. Mas Sylvie matou Aquele que Permanece e destruiu a linha do tempo sagrada.

Basicamente, no multiverso da Marvel existem diferentes versões de todos nós, e elas são chamadas de variantes.

What If…?

Doutor EstranhoSe você não tiver tempo para assistir a toda a série, veja pelo menos o quarto episódio antes de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Na realidade alternativa de E se… o Doutor Estranho perdesse seu coração em vez das mãos?, a motivação de Stephen para aprender as artes místicas se deve ao fato de que Christine Palmer morreu em um acidente de carro e ele quer trazê-la de volta à vida. Sua obsessão e recusa em aceitar a morte dela como um ponto absoluto o leva a absorver o poder de seres interdimensionais.

No final deste episódio em particular da animação, ele observa Christine desaparecer em seus braços depois que ele rasgou sua realidade como o Estranho Supremo, deixando-o sozinho com sua própria dor. Nesta realidade ele é um dos seres mais poderosos que existem, poderoso o suficiente para ver e ouvir o Vigia, e é uma das versões variantes que enfrentará nosso Doutor Estranho em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Se quiser ver mais um episódio, assista ao quinto da animação, E Se… Zumbis!?, porque versões zumbis de Stephen e Wanda são vistas nos materiais de divulgação da sequência de Doutor Estranho.

Multiverso em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Doutor EstranhoNo terceiro filme solo do Cabeça de Teia, Peter Parker implorou ao Doutor Estranho para mudar algumas coisas, e isso acabou abrindo algumas portas no multiverso. A explicação mais clara de como as coisas deram errado aconteceu quando Doutor Estranho, Peter Parker (Tom Holland) e Doutor Octopus (Alfred Molina) apareceram no mesmo lugar. Lá, o Doutor Estranho convenceu o Doutor Octopus a explicar que, embora ele soubesse que a identidade secreta do Homem-Aranha é Peter Parker, o Peter Parker que ele conhecia não se parecia em nada com a do mundo em que ele estava.

O feitiço quebrou as paredes do multiverso para todos que conheciam a identidade secreta do Homem-Aranha e ameaçou a existência como a conhecemos. Outras versões de Peter Parker e vilões de outros mundos foram todos parar na linha do tempo “principal”. Eventualmente, uma fenda gigante é aberta e podemos ver silhuetas de todos esses potenciais cruzadores do multiverso no céu. A crise é eventualmente evitada, porém, e vemos Eddie Brock e o simbionte Venom sendo enviados de volta para sua própria seção do multiverso. Exceto uma colher cheia de gosma preta…

Essa foi a última menção ao multiverso antes da chegada de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A julgar pelos trailers do filme, parece que o Doutor Estranho está sendo responsabilizado por esses “crimes” dele. Claro, ele só queria ajudar Peter Parker, mas provavelmente foi longe demais. Nos vídeos tivemos um pequeno vislumbre de quanto caos ele causou, além disso foram criadas expectativas de que outros personagens de filmes anteriores podem aparecer, assim como no mais recente do Homem-Aranha.

Maratona pré Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Doutor EstranhoSe você é um grande fã da Marvel e quer rever alguns dos filmes que tem uma conexão maior com a sequência de Doutor Estranho ou é um novato e quer ver alguns dos filmes e séries para não ficar completamente perdido, nós indicamos as produções abaixo:

Vingadores: Era de Ultron
Capitão América: Guerra Civil
Doutor Estranho
Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Ultimato
WandaVision
Loki
Episódios 4 e 5 de What If
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa