The Godfather - O Poderoso Chefão em 4k The Godfather - O Poderoso Chefão em 4k

O Poderoso Chefão ganha edição remasterizada em 4k, para aniversário de 50 anos

Divulgação

Um dos maiores filmes de todos os tempos, O Poderoso Chefão (The Godfather), dirigido por Francis Ford Coppola, completa 50 anos em 2022. Em uma edição especialíssima, que ganha hoje seu trailer, a Paramount Pictures relança o clássico dos clássicos em 4K HDR, exclusivamente nos cinemas em 24 de fevereiro e no formato digital, em todas as plataformas, a partir de 22 de março.

Assista ao trailer:

Os três filmes da trilogia épica foram meticulosamente restaurados sob a direção de Coppola e serão disponibilizados em 4K HDR pela primeira vez no formato digital, em todas as plataformas, a partir de 22 de março.

“Tenho muito orgulho de O Poderoso Chefão, que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa”, disse Francis Ford Coppola. “Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de O Poderoso Chefão 3 – Desfecho: A Morte de Michael Corleone estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica. Também é gratificante comemorar esse marco com a Paramount ao lado dos fãs maravilhosos que amam a trilogia há décadas, das gerações mais jovens, que ainda o consideram relevante hoje, e daqueles que o descobrirão pela primeira vez.”

A magistral adaptação cinematográfica de Coppola do romance de Mario Puzo narra a ascensão e queda da família Corleone e a trilogia cinematográfica é justamente vista como uma das maiores da história do cinema. Em preparação para o 50º aniversário do lançamento original do primeiro filme em 24 de março de 1972, a produtora de Coppola, a American Zoetrope, junto à Paramount Pictures, realizou uma restauração meticulosa de todos os três filmes ao longo de três anos.

Todos os esforços foram feitos para criar a melhor apresentação possível para o público, que pode assistir aos filmes usando uma tecnologia que avançou dramaticamente desde 2007, quando a última restauração foi concluída pelo eminente historiador de cinema e preservacionista Robert Harris. Usando esse trabalho como base, a equipe gastou milhares de horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, mantendo-se fiel à aparência original dos filmes.

“Nós nos sentimos privilegiados por restaurar esses filmes e um pouco admirados a cada dia que trabalhamos neles”, disse Andrea Kalas, vice-presidente sênior da Paramount Archives. “Pudemos testemunhar em primeira mão como a brilhante fotografia, trilha sonora, desenho de produção, figurino, edição, performances e, claro, roteiro e direção tornaram-se notoriamente mais do que a soma de suas partes. Foi nosso compromisso honrar o trabalho excepcional de todos os cineastas.”

DETALHES DA RESTAURAÇÃO

  • Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
  • Mais de 4000 horas para consertar manchas nos rolos, rasgos e outras anomalias nos negativos.
  • Mais de 1000 horas em uma rigorosa correção de cores, para garantir que as ferramentas de HDR fizessem jus à visão original de Coppola e do diretor de fotografia Gordon Willis.
  • Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II foram restauradas.
  • Todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.