O Peso do Talento | Crítica

Divulgação

O narcisismo e o egocentrismo acabou de atingir um nível ainda mais alto na escala de atores de Hollywood. E acreditem, o resultado foi o melhor possível.  O Peso do Talento faz jus ao título estranhamente grande (The Unbearable Weight of Massive Talent) desde o primeiro momento, quando entendemos o que está diante de nossos olhos: Nicolas Cage fazendo uma sátira de sua própria carreira, usando de uma comédia da melhor qualidade e contando com um elenco extremamente talentoso.

É provável que O Peso do Talento seja um dos filmes mais curiosos de 2022,  mas certamente está na lista dos melhores do ano. Dirigido por Tom Gormican, em parceria com o astro protagonista, o longa explora diversas nuances do campo da comédia, desde piadas voltadas para o besteirol, até referências a boa parte dos filmes da carreira de Cage. Nicolas Cage está interpretando Nicolas Cage e por mais que isso pareça questionável, funciona brilhantemente.

Divulgação

A Trama

Como já mencionamos, Nicolas Cage está interpretando…Nicolas Cage. Ele vive uma fase conturbada na carreira e simplesmente não consegue encontrar o próximo sucesso (algo que muitos fãs apontam ser uma referência a momentos da vida do ator). Seu relacionamento com a filha não é dos melhores e isso o coloca em constante conflito com sua ex-esposa Olivia, uma maquiadora que conheceu no set de filmagens de O Capitão Corelli. Seu agente Fink (Neil Patrick Harris) não vê futuro na carreira do ator e acredita que participações em aniversários podem ajudar a pagar as dívidas.

O Peso do Talento nos apresenta a um fã milionário de Cage, vivido aqui pelo brilhante e genial Pedro Pascal. Javi vem de uma família de mafiosos envolvidos com política e apesar do enorme coração, carrega o legado de ser primo de um bandido. Quando Nic Cage aceita o convite de Javi, ele mal sabia que estava se metendo em uma enorme confusão. De uma hora para outra, o ator se torna agente infiltrado da CIA e sua relação com seu mais novo fã é colocada em risco.

Divulgação

Aplausos e mais aplausos

Nicolas Cage ficou conhecido por ter uma lista extensa de filmes na carreira, mas poucos com uma qualidade “digna de Oscar”, de acordo com os mais renomados críticos. Seus filmes icônicos renderam memes famosos e ao invés de se ofender com eles, Cage os traz para tela e nada na comédia criada a suas custas. Com um tempo exato de duração para não se perder no próprio roteiro, Gormican consegue encaixar um roteiro de ação dentro de uma atmosfera de comédia pura. Combinados, moldam O Peso do Talento em torno da carreira do protagonista e usam como impulsionadora para uma trama genial.

O filme faz referências a grandes sucessos, como A Outra Face, Despedida em Las Vegas, A Rocha, Croods, O Capitão Corelli, Mandy, O Guarda-Costas e a Primeira Dama, Con Air e muitos outros, além de homenagear clássicos do cinema, como O Gabinete do Dr. Caligari. Mesmo em produções mais sérias, voltadas para um personagem fictício, é provável que Nicolas Cage nunca tenha feito seu público rir tanto como agora. E é provável que ele tenha “saído aplaudido” de todas as salas de cinema ao redor do mundo.

4

ÓTIMO

Mesmo em produções mais sérias, voltadas para um personagem fictício, é provável que Nicolas Cage nunca tenha feito seu público rir tanto como agora.