No próximo dia 29 de janeiro, a A2 Filmes lança nos cinemas brasileiros o filme de aventura O Menino e o Panda, do diretor Gilles de Maistre (A Menina e o Leão), que foi filmado com pandas reais, sem o uso de CGI no protagonista animal. Na trama, após ser enviado à casa da avó por causa das notas ruins, Tian, um garoto de 12 anos encontra um filhote de panda e inicia um verão de amizade e aventura.
Após um jejum de 20 anos, o panda faz seu grandioso retorno aos cinemas sendo filmado com animais reais e sem uso de efeitos especiais. De acordo com o diretor Gilles de Maistre, a produção destaca a inédita conexão entre um jovem ator e os animais, dois pandas (um filhote e um adulto), gerando uma reação de espanto na audiência americana que supôs o uso de efeitos especiais. Rodado na China, o filme é um testemunho da diplomacia cultural, reforçando a defesa global da proteção da espécie.
“Primeiro, o panda é mais fácil de liddar que um jaguar. Predadores exigem convivência desde filhotes para domesticação. Não se fez filmes com pandas há pelo menos vinte anos. Para filmar com eles, só na China, onde são tesouros nacionais e vivem em ambiente natural”, contou o diretor. “Tive muita sorte! No início de 2024, comemorava-se 60 anos das relações diplomáticas franco-chinesas e o presidente Emmanuel Macron, da França, esteve na China e incentivou as coproduções. Meu histórico tranquilizou as autoridades e o roteiro agradou: além de defender os pandas, o protagonista é franco-chinês e é interpretado pelo filho de uma estrela de cinema e cantora francesa famosa na China”.

“Tivemos um milagre adicional: o garoto conectou-se imediatamente com os pandas, sem preparação. As autoridades chinesas autorizaram a filmagem, mesmo que até a véspera não houvesse certeza de acesso”, afirma Gilles de Maistre, que escolheu um panda como coprotagonista, ao invés de um predador (referência a títulos anteriores do diretor), como decisão estratégica que simplifícou a logística.
O Menino e o Panda traz autenticidade em sua história, pois sem utilizar CGI e filmado com pandas reais, o filme promete encantar e emocionar as famílias a partir de 29 de janeiro nos cinemas brasileiros.