O primeiro livro da série O Clube do Crime das Quintas-Feiras ganhou uma versão cinematográfica. Escrito pelo britânico Richard Osman, o livro homônimo conta a história de um grupo de amigos composto por quatro idosos que se reúnem semanalmente para discutir casos criminais, até que o passatempo se torna em uma investigação real envolvendo segredos passados. A adaptação da obra está sendo feita pela Netflix e chega ao catálogo do serviço de streaming no dia 28 de agosto. A adaptação do livro de Osman junta-se a significativa lista de obras literárias que ganharam as telas ao longo dos últimos anos.
Embora a transformação de títulos literários em produções audiovisuais não seja uma prática nova na indústria do entretenimento, é notável o aumento no volume de conteúdos baseados em livros. De acordo com o ranking de obras mais consumidas no país até o momento em 2025, dois dos cinco títulos mais vendidos na categoria de ficção já foram ou estão em processo de adaptação para o cinema – Verity e É Assim que Acaba, de Colleen Hoover, na seção de não-ficção, Ainda Estou Aqui de Marcelo Rubens Paiva ainda figura no top 10.
“Há um claro interesse por parte dos leitores de ver suas histórias e personagens favoritos ganhando vida. Os livros vêm, cada vez mais, ganhando espaço dentro das telas, especialmente nas plataformas de streaming que conseguem alcançar públicos que, às vezes, o cinema tradicional não consegue estabelecer um diálogo.”, fala Clineia Candio, pedagoga e parceira da Disal, distribuidora de livros.
Sobre O Clube do Crime das Quintas-Feiras
Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para — segundo consta na agenda da sala de reunião — discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado. Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes — além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores —, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.
O longa é dirigido por Chris Columbus (Esqueceram de Mim) e co-produzido pela Amblin Entertainment, produtora fundada por Steven Spielberg (Tubarão). No elenco estão Helen Mirren (A Rainha) como a ex-espiã Elizabeth, Pierce Brosnan (Mamma Mia!) como o sindicalista Ron, Ben Kingsley (Gandhi) como o ex-psiquiatra Ibrahim e Celia Imrie (O Exótico Hotel Marigold) como a enfermeira Joyce.