Novo filme dos Gremlins está sendo produzido por Chris Columbus

De acordo com o roteirista e diretor Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal), podemos esperar ver um novo filme dos Gremlins em algum momento num futuro próximo. No entanto, se você está esperando que Gremlins 3 seja uma sequência, então você provavelmente vai se decepcionar.

O amado filme de terror e comédia Gremlins foi lançado em 1984 e dirigido por Joe Dante. O filme da Warner Bros. teve Steven Spielberg (Jogador Nº 1) como produtor executivo e foi escrito por Columbus. A mistura engenhosa de fofura, humor negro e efeitos elaborados nas criaturas acabou se tornando uma espécie de fenômeno cultural. Gremlins 2: A Nova Geração foi lançado em 1990 e incluiu as estrelas originais Zach Galligan (A Passagem) e Phoebe Cates (Picardias Estudantis), assim como o líder Mogwai Gizmo. Também dirigido por Dante, mas escrito por Charles S. Haas (Matinee – Uma Sessão Muito Louca) desta vez, era muito mais satírico e tinha mais humor anárquico, às vezes quebrando a quarta parede e fazendo referência direta ao público. Nos anos seguintes, rumores sobre um terceiro filme de Gremlins surgiram periodicamente, com rumores da Warner estar negociando um remake em 2013 e Columbus confirmando seu desenvolvimento em 2015.

O movimento no projeto tem sido lento desde então, mas no ano passado Columbus afirmou que ele havia pessoalmente escrito um roteiro para o próximo filme dos Gremlins e que era “perturbador e sombrio”, retornando a algumas das sensibilidades do primeiro filme e até provocando que Gizmo poderia não sobreviver. Não houve atualizações oficiais sobre o projeto desde então, mas em uma entrevista recente para o Metro US, o diretor confirmou que o filme ainda estava em andamento e revelou um detalhe importante:

“Estamos falando ativamente sobre os Gremlins. Então, é nisso que estou trabalhando com a minha produtora 1492 Pictures. Será quase definitivamente um reboot”

No que diz respeito às atualizações, é mínimo, mas confirma que o desenvolvimento do filme ainda está em andamento e, esperamos, resultará em novos anúncios em breve. O uso da palavra ‘reboot‘ pode ser tendencioso para alguns, especialmente porque Galligan tem feito campanha por um novo filme há algum tempo e afirmou categoricamente em 2016 que ele acreditava que nunca haveria uma reinicialização de Gremlins, apenas uma sequência. Obviamente, as coisas mudam com o tempo, mas vale a pena notar que Columbus usa a palavra ‘reboot‘ em vez de ‘remake‘, então pode ser um caso de passar dos eventos dos dois primeiros filmes em vez de simplesmente apagá-los da existência.

No momento, obviamente não há detalhes sobre o elenco, diretor ou possíveis datas de produção. Ainda assim, as contínuas garantias de Columbus de que ele está chegando perto de fazer o filme acontecer inspiram alguma confiança. O legado de Gremlins permanece forte até hoje, com um relançamento nos cinemas e uma participação em Jogador Nº 1 de Steven Spielberg. Sem dúvida, a produção ganharia muito interesse se/quando as câmeras finalmente começarem a rodar em um terceiro filme, qualquer que seja sua conexão com os Gremlins originais.