Inspirado no livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, e originado da série Colônia, lançada pelo Canal Brasil em 2021, o longa-metragem Ninguém Sai Vivo Daqui estreia na TV na próxima terça-feira, 17 de dezembro, às 23h. Dirigido por André Ristum, o filme retrata a violência e internação compulsória ocorridas no Centro Psiquiátrico Hospitalar de Barbacena, em Minas Gerais, de 1903 até meados dos anos 1980. O local era conhecido como Colônia.
O filme tem como ponto de partida a internação forçada da jovem Elisa, pelo pai, no hospital psiquiátrico após engravidar de seu namorado. Em um contexto de terapias de choque, abusos físicos e psicológicos e métodos inadequados de tratamento, Elisa e outros colegas internados tentam lutar pela sua liberdade. Ninguém Sai Vivo Daqui também denuncia o machismo sofrido pela protagonista, como abusos cometidos pelo próprio pai e por um funcionário no Colônia.
O longa é protagonizado por Fernanda Marques no papel de Elisa e ainda traz no elenco Andréia Horta, Augusto Madeira, Rejane Faria, Naruna Costa, entre outros.
Ninguém Sai Vivo Daqui ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Social World Film Festival, na Itália, neste ano. A produção é da Sombumbo e TC Filmes, em coprodução com Gullane, Geração Entretenimento, Canal Brasil e Karta Film, e a distribuição é da Gullane+.