Não tem volta Não tem volta

Não Tem Volta I Saiba o que rolou na coletiva com Manu Gavassi e Rafael Infante

Divulgação

Não Tem Volta, o novo filme nacional da Conspiração, protagonizado por Manu Gavassi e Rafael Infante – com coprodução da Star Original Productions, distribuição pela Star Distribution e apoio RioFilme – chega aos cinemas em 23 de novembro de 2023.

No longa, Henrique não consegue superar a separação de Gabriela e, mesmo um ano depois, está tão devastado que é incapaz de se animar com mais nada, nem ninguém. Para acabar com o sofrimento, ele decide tirar a própria vida, mas como não tem coragem, contrata uma empresa de assassinos de aluguel que tem apenas uma única regra: após a assinatura e o pagamento, a decisão não tem volta, por conta de um sistema peculiar de segurança de informação que garante o anonimato do executor final.

Porém, após assinar o contrato, Henrique e Gabriela se cruzam ao acaso e ela descobre que quer reatar a relação. Desesperado para descobrir quem será o seu carrasco, Henrique envolve-se em uma trajetória repleta de situações tensas e mirabolantes para se salvar e, finalmente, ficar com a mulher que ama.

No dia 8 de novembro aconteceu a coletiva de imprensa de Não Tem Volta com a presença dos protagonistas do longa e também do diretor César Rodrigues, da produtora executiva Juliana Capelini e do produtor Leonardo M. Barros.

A conversa começou com muitos elogios ao roteiro de Fernando Ceylão, conhecido pela série A Superfantástica História do Balão, por ter um enredo que foge do lugar comum. César Rodrigues revela que o que considerou mais importante ao ser apresentado ao projeto, foi o fato da história falar sobre as escolhas que os seres humanos devem fazer em suas vidas e as consequências que essas escolhas trazem para a vida de cada um.

Segundo o diretor, Henrique se encontra em um momento frágil e já vem lidando com outros tipos de decepções há muito tempo antes de ter um surto após o término com a namorada, mas é no retorno de Gabriela que ele encontra forças para mudar o rumo de sua vida e procurar crescer. Na verdade, ele não é alguém que realmente quer morrer, mas um cara que não está conseguindo viver com sua atual situação. Para ele, Não Tem Volta é muito mais do que um filme de comédia, mas uma produção que mostra uma história de crescimento.

Outro ponto abordado por fugir dos clichês, é o fato de Gabriela ser uma mulher empoderada e independente, focada em sua carreira. Invertendo os papéis que normalmente estamos acostumados a ver em filmes do gênero em que a mulher sofre por amor, enquanto o homem vai lidar com outros aspectos de sua vida. Para Rafael Infante, o roteiro poderia ter o gênero dos personagens invertidos e funcionaria, mas que considera bom ver mulheres atuais sendo representadas na telona. Para Manu Gavassi, isso é algo de sua própria personalidade que ela leva para sua personagem, pois é uma mulher que sempre procurou focar em sua carreira e independência, mesmo em momentos em que a paixão queria falar mais forte.

Não tem volta

Manu revela que ela e Rafael tentaram ao máximo se divertir durante as gravações, o que foi essencial para que a química entre eles acontecesse e fosse refletida no produto final. Mas ao mesmo tempo não tinham a intenção de serem engraçados um com o outro, tudo fluía naturalmente durante as gravações. A atriz também disse que seu colega roubava algumas de suas piadas e as usava de improviso durante as cenas.

Apesar disso, o diretor afirma que o filme nunca teve a proposta de fazer piadas propositais, mas de trazer graça através das situações vividas pelos personagens e do bom trabalho do elenco. A forma descontraída que a equipe comparava seus signos e falava de loucuras de amor durante a conversa com a imprensa deixava transparecer o clima de amizade entre essas pessoas, algo que eles disseram refletir a vida no set de filmagens.

Não Tem Volta é uma comédia que vai se tornando repleta de ação conforme Henrique e Gabriela entram na aventura para salvar a vida dele. Manu e Rafael gostaram bastante de descobrir que trabalhariam com dublês para as cenas mais complicadas, mas também ficaram contentes por fazer as cenas que tinham habilidade o suficiente para realizar. Já para o diretor, descobrir que terá que gravar cenas de ação sempre causa uma empolgação para realizar as coisas mais grandiosas possíveis, mas é preciso sempre parar para considerar o o que é possível dentro das habilidades e principalmente do orçamento de cada filme, já que o resultado final é muito melhor quando feito dentro do que cabe ao projeto, do que tentando exagerar e não atingindo um resultado satisfatório.

A equipe refletiu sobre os filmes brasileiros exibidos nos cinemas e como eles ainda não consegue trazer tanto público quanto grandes filmes estrangeiros, principalmente após a pandemia. Com um roteiro diferenciado e uma mistura de gêneros, eles esperam que Não Tem Volta conquiste os fãs e obtenha uma boa bilheteria, assim como os dois sucessos nacionais mais recentes Nosso Sonho e Mussum, o Filmis. Esse é o primeiro de uma série de filmes da pareceria entre a Conspiração Filmes e a Star Original Productions.