Sir Michael Gambon, ator que deu vida a Dumbledore, morre aos 82 anos

Divulgação

Hoje o mundo bruxo acordou com varinhas apontadas para o céu em homenagem a Sir Michael Gambon, conhecido por interpretar o professor Alvo Dumbledore em boa parte dos filmes da franquia Harry Potter. O ator morreu aos 82 anos e sua morte foi informada por sua família através de um comunicado nesta quinta-feira.

O comunicado ainda informou que Michael Gambon “morreu pacificamente no hospital”, após um ataque de pneumonia.

“Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e obrigado por suas mensagens de apoio e amor”, disse o comunicado emitido em nome de sua esposa, Anne, e de seu filho Fergus, pela publicitária Clair Dobbs.

Divulgação

A carreira de Michael Gambon começou no início dos anos 60, em cima dos palcos do teatro. Ele não demorou para estrear em telas de TV e de cinema, como o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Esposa e Seu Amante”, em 1989, o idoso rei George V em “ O Discurso do Rei”, em 2010 e Lord Salisbury em “Victoria & Abdul”, de 2017.

Não há como negar, porém, seu papel de maior destaque na carreira. Como Dumbledore na franquia Harry Potter, Michael Gambon atuou em seis filmes, assumindo o papel do falecido Richard Harris no terceiro filme da franquia de oito filmes. Embora o papel tenha elevado o perfil internacional de Gambon e o apresentado a uma nova geração de fãs, ele chegou a admitir nunca ter lido os livros de JK Rowling.

Entre os que prestaram homenagem a Michael Gambon estava o filho de Richard Harris, Jared Harris, que escreveu no X que Gambon era um “ator brilhante” e viveu “inesquecivelmente em sua memória”. O ator James Phelps, que interpretou Fred Weasley na série de filmes, também prestou homenagem e chamou Gambon de “uma lenda”.

Além de muitos prêmios por sua atuação nos palcos e nas telas, Gambon foi nomeado cavaleiro por seus serviços ao teatro em 1998, a maior condecoração do governo britânico. O ator se aposentou em 2015 devido a idade avançada e algumas complicações que viriam a surgir em sua saúde.

Vá em paz, nosso querido Dumbledore. Obrigada por tudo.