Morre o ator Bruno Ganz aos 77 anos

O ator suíço Bruno Ganz, cuja carreira incluiu interpretar um anjo em Asas Do Desejo, Hitler em A Queda! As Últimas Horas de Hitler, morreu na madrugada deste sábado (16) em sua casa na cidade de Zurique depois de um longo período doente, segundo a imprensa alemã. Ele tinha 77 anos de idade.

Nascido em Zurique, em 22 de março de 1941, filho de um pai mecânico suíço e de uma mãe do norte da Itália, Ganz pegou o vírus da atuação cedo, decidindo seguir uma carreira no palco quando começou a universidade. Como a maioria dos atores de sua geração, ele começou no palco. Em 1970, juntamente com Peter Stein, fundou o teatro alternativo Schaubuehne em Berlim, que se tornou uma rampa de lançamento para as carreiras de grandes nomes do teatro alemão, incluindo os diretores Peter Zadek, Michael Gruber, Luc Bondy, Claus Peymann e Dieter Dorn. Em performances de peças teatrais de Thomas Bernhard, Peter Handke ou Botho Strauss, Ganz, mostrou seu magistral domínio da língua alemã, com toda a sua sutileza, simpatia, precisão e ameaça.

Na década de 1970, os jovens diretores do New Wave da Alemanha se juntaram a Ganz. Wim Wenders o escalou ao lado de Tom Ripley e de Dennis Hopper, em O Amigo Americano (1977) e, mais tarde, como o anjo que cai no chão em uma Berlim dividida em sua obra-prima de 1987, Asas Do Desejo. Werner Herzog o colocou ao lado do vampiro de Klaus Kinski em Nosferatu, o Vampiro, em 1979. Mas o maior sucesso comercial de Ganz veio com A Queda! As Últimas Horas de Hitler de Oliver Hirschbiegel em 2004, filme que contava a história dos últimos dias de Hitler em seu buker. O último grande papel de Ganz foi em A Casa que Jack Construiu de 2018.

Bruno Ganz, obteve sucesso no palco, televisão e cinema, na Europa e em Hollywood, coisa que poucos atores conseguem.