Morre aos 96 anos o cineasta italiano Franco Zeffirelli

Franco Zeffirelli faleceu neste sábado (15) em sua residência em Roma, após um longo período doente. O diretor de cinema, teatro e ópera tinha 96 anos.

Filho ilegítimo de um comerciante, sua mãe lhe deu o sobrenome “Zeffiretti” – que significa “pequenas brisas” – que foi escrito incorretamente em sua certidão de nascimento. O significado original veio de uma ópera de Mozart – e Zeffirelli viria a se tornar um prolífico criador de ópera, encenando mais de 120 durante sua carreira em Londres, Milão e Nova York.

Zeffirelli inicialmente estudou arquitetura na Universidade de Florença, mas sua educação foi interrompida pela eclosão da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, ele lutou pelas forças partidárias comunistas contra os fascistas de Mussolini e os ocupantes nazistas. Depois de ser capturado pelos fascistas, ele foi salvo da execução quando seu interrogador acabou por ser um meio-irmão que ele nunca conheceu. Seu meio irmão arranjou sua libertação. Quando a guerra acabou, ele continuou seus estudos, mas disse que se inspirou a seguir uma carreira no teatro depois de ver Henrique V, de Laurence Olivier (1944).

Em 1945, começou a trabalhar como cenógrafo no Teatro della Pergola, em Florença, e concentrou-se no teatro durante os anos 1950 e 1960.

Seu primeiro filme foi uma adaptação de Shakespeare, A Megera Domada. Embora inicialmente destinado a estrelar dois atores italianos, foi fortemente financiado pelo casal de Hollywood Richard Burton e Elizabeth Taylor, que acabaram assumindo os dois papéis principais. Mas ele talvez seja mais conhecido por muitos como o diretor da adaptação de Romeu e Julieta de 1968 – estrelando um então desconhecido Leonard Whiting e Olivia Hussey – filme que levou dois prêmios Oscar e foi visto por várias gerações.

Além de seu trabalho nas artes, Zeffirelli foi parte do Senado italiano por dois mandatos como membro do partido Forza Italia, de Silvio Berlusconi.

O funeral de Franco Zeffirelli será realizado a partir das 11h (horário local), na próxima terça-feira (18), no Duomo de Florença.