Moneyboys Moneyboys

Moneyboys I Crítica

Moneyboys, longa de estreia do diretor e roteirista C.B. Yi chega aos cinemas brasileiros, após ter feito sua estreia no Festival de Cinema de Cannes de 2021. O longa começa com um prólogo que mostra Fei (Ko Chen-tung), um garoto de programa ainda novo no ramo, que é ensinado pelo experiente e protetor, Xiaolai (JC Lin). Ele leva o jovem rapaz para comprar roupas elegantes e dá dicas sobre os clientes, também se esforça para que passem bons momentos juntos, o que fez com que um relacionamento amoroso fosse iniciado.

Fei consegue um cliente que ele acredita ser importante e ignora os conselhos de Xiolai para não se envolver com ele. Quando Fei retorna ao apartamento deles ensanguentado e machucado, Xiaolai sai em busca de vingança, mas ele não é páreo para os capangas do cliente de Fei e a luta o deixa aleijado. Quando a polícia chega ao seu apartamento, Fei é forçado a tomar uma decisão difícil: entregar-se ou fugir e abandonar a sua amante. Ele escolhe a segunda opção.

Então, Moneyboys avança cinco anos e vemos um Fei muito mais confiante em seu ramo de atuação, muito mais esperto e bem-sucedido. Porém, por dentro, ele ainda parece o mesmo rapaz fechado e frio. Além de satisfazer sua clientela, ele passou a fazer parte de um círculo de amigos composto por outras pessoas que saíram do interior e foram para cidade grande não apenas para trabalhar (a maioria também como profissionais do sexo), mas também para viver a vida sem as imposições mais tradicionais que teriam que suportar caso estivessem próximos de suas famílias. A maioria não mantém muito contato com seus parentes e está tudo bem, desde que continuem sustentando financeiramente essas pessoas.

Depois de outro desentendimento com as autoridades, Fei volta para sua cidade natal para visitar seu avô doente e o resto de sua família. Mas sua visita gera tensão entre os parentes quando eles começam a questionar sua fonte de renda. A família também demonstra abertamente toda a sua homofobia e conservadorismo de maneira nada sutil. Depois de ser acusado de trazer vergonha para sua família, ele resolve partir novamente.

Durante a visita, Fei se reconecta com um amigo de infância, Long (Bai Yufan). O rapaz o segue até a cidade e Fei faz o possível para acomodá-lo. Long dá um pouco de ânimo à vida de Fei e eles iniciam um relacionamento, porém de forma que também envolve uma certa rivalidade. Por acaso, Fei se reencontra com Xiaolai e descobre que ele agora é casado com uma mulher e tem dois filhos pequenos. Ele seguiu em frente, Fei não consegue fazer isso plenamente, mesmo tento Long ao seu lado.

Fei é um homem que prioriza suas responsabilidades em detrimento de suas próprias necessidades e sempre se apega ao passado, sempre considerando ter alguma espécie de divida com Xiaolai pelo que ele sofreu ao tentar protegê-lo. Ele busca agradar a todos, mas se contém emocionalmente, mesmo durante a intimidade e raramente se dá permissão para ser ele mesmo. Mas ele também busca coragem para encontrar a felicidade e encontrar um equilíbrio entre o que ele é para si mesmo e para os outros e baixa a guarda em alguns momentos, se permitindo um pouco de diversão. Ko Chen-tung faz um ótimo trabalho como o personagem complexo, que passou de um garoto tímido e ingênuo do interior para um traficante experiente, mas que ainda não sabe lidar com seus sentimentos.

Apesar do foco nos personagens que saíram da China rural, os relacionamentos tratados no filme, – tanto os familiares quanto os amorosos, – poderiam acontecer em qualquer parte do mundo e por isso conseguem cativar o público. Dito isso, é raro ver esse tipo de história sobre homossexuais que se passam na China, ainda mais de uma forma tão natural e sensível, já que no país esse assunto é tratado como tabu e, assim como o tráfico de drogas, é ilegal.

Moneyboys proporciona uma visão penetrante e reveladora sobre temas como prostituição masculina, homossexualidade e a exploração do trabalho, tudo feito de uma forma visualmente bela e que não condena ou julga, apenas procura mostrar as coisas como elas são. O longa tem colecionado críticas majoritariamente positivas, o que pode fazer com que ele seja o primeiro de uma trilogia, de acordo com os planos do diretor.

Moneyboys chega aos cinemas em 8 de fevereiro de 2024 com distribuição da Pandora Filmes.

3.5

Bom

Moneyboys trata de assuntos pesados como prostituição e homofobia de forma suave e sensível, através da história de Fei, um rapaz do interior da China que se muda para a cidade grande em busca de uma vida melhor para sua família.