A estreia nacional de Memórias de um Verão (The Summer Book), dirigido por Charlie McDowell, está marcada para esta quinta-feira, 11 de dezembro, com distribuição da Synapse Distribution. O filme entra em cartaz em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre e Vitória.
Adaptação do aclamado romance homônimo da escritora finlandesa Tove Jansson, o filme acompanha a jornada emocional e sensorial de uma avó e sua neta e aborda temas como crescimento, luto e conexão com a natureza. A trama se concentra na dinâmica familiar entre Sophia (Emily Matthews), uma menina de nove anos, e sua avó (Glenn Close, atriz que já recebeu oito indicações ao Oscar). Juntamente com o pai de Sophia (Anders Danielsen Lie, do filme Oslo, 31 de Agosto), as duas passam o verão na casa da família, em uma ilha isolada na Finlândia. Enquanto exploram o ambiente ao redor, avó e neta conversam sobre a vida e a natureza evitando, no entanto, abordar os sentimentos em relação à recente morte da mãe de Sophia. Ao longo do verão, em contato com as belezas naturais da ilha, as feridas emocionais da família cicatrizam e os laços se fortalecem.
O diretor do filme, Charlie McDowell, revela que seu desejo é que a adaptação seja uma experiência imersiva para o espectador: “Quero que seja um estímulo visceral de todos os nossos sentidos, permitindo que o público tenha experiências semelhantes às dos personagens, através dos seus momentos de luz e escuridão, das suas alegrias e dores”. Ele explica que a ilha não é apenas um cenário, mas um “personagem vital” e uma metáfora para o ciclo da vida, em que a natureza reflete o estado emocional dos personagens.