Marvel proíbe referência a Stan Lee em nova produção

Divulgação

Pensar em Marvel é e sempre será pensar em Stan Lee. O famoso escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator do estúdio faleceu em novembro de 2018, deixando um legado monstruoso. Stan foi o responsável por boa parte dos personagens que hoje conhecemos na Marvel, como o Homem-Aranha. Mesmo que não esteja mais nessa dimensão do multiverso, a importância de Stan Lee será eterna.

Ao longo de décadas, se tornou uma tradição dos filmes da Marvel vermos a participação de Stan Lee em formato cameo. Seja apenas brevemente, sem falas, ou ainda conversando com os heróis em cena, Lee virou marca registrada e aguardada das obras da Marvel. Os fãs passaram a procurar e aguardar pelo momento em que Stan Lee aparecia na tela, algo que não aconteceu desde Vingadores: Guerra Infinita. Com a morte do quadrinista em 2018, porém, a Marvel decidiu adotar uma política diferente.

Divulgação

Em entrevista ao Comic Book, o showrunner Al Jean revelou a existência de um áudio inédito de Lee nos arquivos. Ele considerou usar o material no curta O Bem, O Bart e o Loki, lançado recentemente no Disney+. A homenagem não aconteceu simplesmente porque os executivos não acharam ser uma boa ideia.

“Não era uma piada. Nós pensamos ‘ah, temos um áudio de Stan Lee, de quando ele participou da série, podemos incluí-lo?’. E eles disseram que a nova política é de não incluir mais participações especiais após a morte dele, o que é totalmente compreenssível. Essa foi a única nota que tivemos sobre o episódio e, é claro, foi muito fácil de fazer”, afirmou Jean.

Al Jean aproveitou para relembrar como foi a sensação de conhecer Stan Lee pela primeira vez.

“Foi surreal. Posso até citar um dos momentos mais surreais da minha vida, quando fui almoçar com Stan Lee há uns 20 anos, e disse ‘uau, estou tão empolgado. Sempre quis ver um filme do Homem-Aranha’, e ele disse ‘eu também’. Fico feliz que ele, e outros criadores da Marvel, viram esses personagens tão amados… não vou dizer por um ‘nicho’, porque eles eram bem populares, mas eles viram tudo isso se tornar grandioso ao redor do mundo. É fantástico”.