Liga da Justiça | Snyder Cut não irá usar cenas de Joss Whedon

O diretor Zack Snyder não irá usar nenhuma gravação feita por Joss Whedon em sua versão de Liga da Justiça. O diretor não mediu suas palavras quando perguntado sobre as chances de vermos cenas que não foram gravadas por ele em sua versão do filme que será lançada no próximo ano pelo HBO Max. Zack Snyder finalizou a parte fotográfica de Liga da Justiça antes de se afastar do projeto por conta de uma tragédia familiar. Dessa forma, Whedon foi escalado para dar continuidade no longa, fazendo refilmagens extensas, e escolhendo o corte final do filme.

Liga da Justiça teve problemas em sua produção desde o início do projeto. Antes mesmo das gravações começarem, o roteiro teve que ser reescrito pois foi considerado ‘obscuro de mais’ e a Warner Bros. estava evitando que o filme tivesse a mesma recepção de Batman VS Superman: A Origem da Justiça. No entanto, o maior problema da produção ocorreu quando o estúdio escalou Joss Whedon para continuar a direção do longa no lugar de Zack Snyder. Os diretores possuem visões criativas muito distintas e isso ficou ainda mais evidente na versão final do filme. Snyder recentemente anunciou que a nova versão só terá cenas filmadas por ele.

Durante sua aparição no Justice Con um painel organizado por fãs, Snyder foi perguntado sobre os boatos que ele estaria usando cenas filmadas por Whedon em sua versão de Liga da Justiça. Como esperado, o diretor negou isso – e ainda comentou que ele iria destruir o filme se tivesse que usar gravações que ele não filmou.

Eu destruiria o filme se eu tivesse que usar um único frame que eu não fotografei. Esse é um fato. Eu iria explodir a ***** toda.

Poster da versão de Zack Snyder para liga da justiça
Poster de divulgação de Liga da Justiça

Obviamente, existem outros problemas maiores envolvendo Whedon e Zack Snyder, especialmente após as acusações de Ray Fisher (Ciborgue) sobre Wheadon possuir um comportamento tóxico e abuso no set de gravações, o cineasta Kevin Smith também comentou que tinha informações sobre Wheadon falar mal de Snyder para a equipe enquanto estava trabalhando no projeto. Apesar disso, é possível afirmar que mesmo se não houvesse nenhum outro problema envolvendo os dois, Snyder ainda optaria por usar apenas suas gravações. Afinal, esse é o propósito do projeto do HBO Max, mostrar qual seria a visão de Snyder para Liga da Justiça, ou seja, não teria sentido em usar filmagens de outro diretor.

Zack Snyder anunciou que irá lançar um teaser de sua versão de Liga da Justiça durante a DC FanDome no próximo mês, isso indica que o diretor possuí imagens suficientes para finalizar o projeto do serviço de streaming HBO Max. Ainda é incerto dizer se o Snyder Cut será um filme ou uma série, algo que também será divulgado no evento exclusivo da editora de quadrinhos. A questão que está rondando o projeto agora é se Snyder irá juntar o elenco para gravar mais cenas. Anteriormente foi divulgado que isso não iria acontecer, e Snyder não comentou sobre isso durante a Justice Con. No entanto, como o HBO Max e a Warner Bros. se comprometeram em lançar o projeto, não faz sentido para eles evitarem investimentos adicionais no projeto.