Kris Kristofferson, ator de Blade e Nasce uma Estrela, morre aos 88 anos

A causa da morte não foi revelada

Kris Kristofferson, renomado cantor e compositor country que transformou o gênero, além de ator premiado com o Globo de Ouro por seu papel ao lado de Barbra Streisand em Nasce uma Estrela (1976), faleceu aos 88 anos. Segundo informações do Deadline, o ator estava cercado pela família em sua residência em Maui, no Havaí. A causa da morte não foi revelada.

“É com grande pesar que compartilhamos a notícia de que nosso marido, pai e avô, Kris Kristofferson, faleceu pacificamente no sábado, 28 de setembro, em casa. Somos abençoados pelo tempo que passamos com ele. Agradecemos por todo o amor que ele recebeu ao longo dos anos. Quando vocês virem um arco-íris, saibam que ele está sorrindo para nós”, escreveu a família em comunicado no Instagram, pedindo por privacidade nesse momento.

Com uma prolífica carreira na música country, Kristofferson acumulou 13 indicações ao Grammy, vencendo três vezes, incluindo a categoria de Melhor Canção Country pela balada “Help Me Make It Through the Night”, presente em seu álbum Kristofferson de 1970. Em 1984, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, ao lado de Willie Nelson, com quem também co-estrelou o drama musical. “Me and Bobby McGee”, composta por Kristofferson em 1969 e inicialmente gravada por Roger Miller, alcançou fama mundial quando Janis Joplin fez sua icônica versão, que foi lançada postumamente em 1971 e chegou ao topo da parada Billboard Hot 100.

Seu papel mais memorável no cinema veio em Nasce uma Estrela (1976), interpretando John Norman Howard ao lado de Barbra Streisand, um desempenho que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical no ano seguinte.

Kristofferson também deixou sua marca em diversos outros filmes, como O Troco (1999), onde atuou com Mel Gibson, Maria Bello e Lucy Liu, além da trilogia Blade, onde interpretou o mentor Abraham Whistler, ao lado de Wesley Snipes.

Kris Kristofferson foi introduzido no Country Music Hall of Fame em 2004 e recebeu um prêmio pelo conjunto da obra da Recording Academy em 2014. Ele foi homenageado por diversas outras organizações importantes, como a Country Music Association e a Academy of Country Music. “Você pode dividir Nashville entre antes e depois de Kris, porque ele mudou tudo”, disse Bob Dylan, refletindo sobre o impacto do artista.