Karatê Kid: Lendas Karatê Kid: Lendas

Karatê Kid: Lendas | Crítica

Divulgação

Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Sr. Han (Jackie Chan) estão de volta, agora juntos, em Karatê Kid: Lendas. O novo filme expande o universo dos filmes da franquia Karatê Kid e da série Cobra Kai, além de estabelecer a conexão entre os personagens dos filmes originais com os de Karate Kid, de 2010. Claro, esse novo longa vem recheado de referências, algo que os fãs mais nostálgicos irão adorar, mas também funciona para os que nunca viram os anteriores. Respeitando o legado de 40 anos dessa amada franquia e dando sinais de que ainda há futuro nela, a fórmula básica se repete, mas de uma forma que não deixa com que o publico enjoe desses heróis do caratê.

Em Karatê Kid: Lendas, Li Fong (Ben Wang) é o protagonista. Ele é um adolescente muito bom em kung fu, que vive em Pequim e treina com o Sr. Han. Após viver uma tragédia familiar, sua mãe (Ming-Na Wen) consegue um emprego em um hospital em Nova Iorque e Li é obrigado a recomeçar sua vida nos Estados Unidos, onde precisa se adaptar a uma nova cultura. Ele não consegue se encaixar na escola, mas faz amizade com Mia (Sadie Stanley), que trabalha em uma pizzaria na mesma rua em que ele mora. Os dois ficam cada vez mais próximos, até que Connor Day (Aramis Knight) vê sua ex-namorada ao lado do outro rapaz e resolve fazer da vida de Li um inferno.

Como se não bastasse o bullying que ele faz com Li, Connor é um lutador de caratê feroz, aos moldes dos terríveis Cobra Kai dos filmes originais. Para conectar mais ainda esses personagens, o pai de Mia, Victor (Joshua Jackson), é um ex-lutador de boxe que está devendo muito dinheiro para o dono do dojo onde Connor treina. Victor e Li resolvem treinar juntos para que Victor volte a lutar e consiga ganhar o dinheiro para salvar sua pele e seu negócio. Quando esse plano não dá certo, Li percebe que a única forma de ajudar é aprendendo caratê para competir no torneio dos 5 Bairros e usar o dinheiro do prêmio para pagar as dividas de Victor e Mia. Para isso, ele terá que quebrar a promessa que fez para sua mãe, de que não lutaria mais.

Li é um ótimo lutador de kung fu, mas não entende de caratê. É aí que seu shifu, Sr. Han aparece para ajudar. Ele chama o sensei Daniel LaRusso para que seus trabalhos em conjunto façam com que Li domine uma mistura das duas artes marciais e possa competir. É nesse momento, em que Li passa a ser treinado por dois mestres, que o filme ganha força – e muita graça. Apesar de estarem trabalhando com um único propósito, cada um eles tenta defender o seu estilo, levando Li a passar por vários momentos inusitados.

A fórmula é quase idêntica à de tantos outros filmes sobre a construção do herói esportista, que arduamente abre seu caminho para o sucesso e a fama, com treinamentos extenuantes com um fundo musical épico, sem faltar as ameaças e conspirações que complicam a jornada – incluindo os anteriores da própria franquia. Existe muito pouco desenvolvimento do vilão, das personagens femininas e de vários dos temas que só são abordados por cima.

Mas nesse caso, está tudo bem em usar a mesma fórmula de sempre e falhar em aprofundar alguns assuntos, pois em Karatê Kid: Lendas, os defeitos são compensados pela boa cinematografia, muita ação e carisma do protagonista. Jonathan Entwistle, conhecido pelas sériesThe End of the F***ing World e I Am Not Okay With This, faz sua estreia na direção de longas-metragens. Apesar da pouca experiência, ele soube se utilizar do espírito oitentista da franquia, mas também trouxe essa história para os dias de hoje e modernizou Karatê Kid, inclusive dando ares de videogame para algumas das cenas de luta.

Se você é um grande fã da franquia, saiba que, apesar de Ralph Macchio e Jackie Chan serem o que chama o público para os cinemas e do título dar a entender que será um filme sobre eles, ambos fazem apenas participações. Então, não vá esperando um filme sobre esses dois personagens ou algo completamente focado na nostalgia. Karatê Kid: Lendas é um daqueles filmes que são cativantes e puro entretenimento, com aquela carinha de Sessão da Tarde que a gente adora.

Karatê Kid: Lendas chega aos cinemas em 8 de maio de 2025, com distribuição da Sony Pictures.

 

3.5

Bom

Karatê Kid: Lendas repete a mesma fórmula dos outros filmes da franquia – e de tantos outros sobre um herói esportista que deve vencer obstáculos, mas faz isso com muito carisma, entregando um bom entretenimento e doses de nostalgia.