jurassic park jurassic park

Jurassic Park I 30 curiosidades sobre o filme que completa 30 anos

Divulgaçào

Em 13 de junho de 1993, o fenômeno Jurassic Park chegava aos cinemas brasileiros – apenas dois dias após a estreia nos cinemas dos Estados Unidos. O filme se tornou um verdadeiro sucesso de público e crítica, ganhando cinco sequências ao longo dos anos.

No filme, um parque construído por um milionário tem como habitantes dinossauros diversos e extintos por milhões de anos. Isto é possível graças a um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Para comemorar os 30 anos desse clássico do cinema, separamos 30 fatos e curiosidades sobre o filme. Confira:

  1. Jurassic Park é baseado em um romance, originalmente escrito por Michael Crichton e publicado em 1990. O conceito de Crichton foi considerado tão forte por Hollywood que os estúdios estavam brigando pelos direitos do livro antes mesmo de ser publicado.
  2. A Universal nunca pensou em outro diretor além de Steven Spielberg para dirigir a adaptação de Jurassic Park e só aceitariam fazer A Lista De Schindler caso o diretor também aceitasse fazer o filme sobre dinossauros.
  3. Uma das inspirações que Spielberg citou para seu filme é Godzilla, Rei dos Monstros! No entanto, ele também teve uma inspiração que estava perto de casa. O diretor disse que com Jurassic Park, ele estava tentando fazer uma versão de Tubarão, só que na terra.
  4. Jurassic Park foi um feito técnico e o Oscar notou isso, já que o filme levou os pr6emios de Melhor Som, Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais. A propósito, A Lista de Schindler ganhou o pr6emio de Melhor Filme e rendeu à Spielberg o prêmio de Melhor Diretor no mesmo ano.
  5. Joseph Mazzello fez o teste para Hook, a Volta do Capitão Gancho, mas Spielberg disse que ele era muito jovem para o filme. No entanto, ele disse que trabalharia com Mazzello no futuro. Esta não era apenas uma promessa vazia de Hollywood, já que o diretor escalou o garoto como Tim em Jurassic Park.
  6. George Lucas ajudou na pós produção do filme, pois Steven Spielberg estava ocupado gravando A Lista De Schindler. Como estava na Polônia e só conseguia falar com a equipe por telefone, decidiu chamar seu amigo para trabalhar nos efeitos especiais, já que confiava no trabalho de Lucas.
  7. Harrison Ford, Kevin Costner, Dennis Quaid, Mel Gibson, Richard Dreyfuss, Robin Williams, Jim Carrey, Robin Wright, Clint Eastwood, Marlon Brando, Sean Connery e outros grandes nomes foram considerados para papéis no filme, mas eles acabam indo para outros atores.
  8. Como os dinossauros estão extintos há milhões de anos, ninguém sabe como eles soavam. Isso deu ao designer de som Gary Rydstrom muita liberdade na hora de escolher como seria o som de cada dinossauro. Ele gravou os sons de dezenas de animais para usar no filme, entre eles cisnes, cavalos e até tartarugas. O som do rugido do Tiranossauro Rex era uma mistura de sons de tigre, jacaré e elefante.
  9. A equipe sobreviveu ao furacão Iniki, já que ele atingiu a ilha de KauaʻI, no Havaí, quando eles estavam preparando as gravações. Porém, os sets foram destruídos, fazendo com que algumas cenas fossem cortadas do roteiro. Algumas imagens do filme são do próprio furacão.
  10. Os dinossauros aparecem por cerca de 15 minutos no filme que tem mais de 2h de duração. Todo o resto do tempo temos a impressão de ter dinossauros nas cenas por conta dos sons e outros efeitos.

  11. Estamos tão acostumados a ouvir sobre CGI hoje em dia, mas no início dos anos 90, isso era novidade. Spielberg decidiu fazer uso substancial de CGI para Jurassic Park quando nenhuma outra opção que eles tentaram realmente funcionou. Eles também usaram dinossauros animatrônicos. O tiranossauro, um dos dinossauros mais icônicos do filme, era um robô gigante que vivia dando problemas e quebrando. A maioria desses problemas era causado pela água, já que ele aparece em cenas de chuva.
  12. O personagem de Grant foi modelado em dois paleontólogos da vida real chamados Jack Horner e Robert Bakker. Ambos trabalharam como consultores em Jurassic Park, e Bakker é mencionado no filme pelo neto de Hammond, Tim, em um ponto.
  13. Uma das cenas mais famosas do filme é quando vemos um copo d’água vibrando junto com os passos do T. Rex. Spielberg teve a ideia quando estava ouvindo uma música da banda Earth, Wind and Fire em seu carro e o espelho vibrou.
  14. No livro de Crichton, ele menciona especificamente que a narração do tour é feita por Richard Kiley – um famoso artista da Broadway – então Spielberg contratou Kiley para fazer a narração do filme também.
  15. Dennis Nedry usa os mesmos figurinos das crianças de Os Goonies no filme.
  16. A neta de Hammond, Lex, foi interpretada por Ariana Richards, que tinha apenas 13 anos na época. Lex passa boa parte do filme gritando, e Richards disse que sua audição consistia apenas em gritar para uma câmera.
  17. Após o término das filmagens, Spielberg deu a todo o elenco um modelo de velociraptor autografado. E, aparentemente, Laura Dern, Jeff Goldblum, Ariana Richards e Joseph Mazzello têm esses modelos expostos em suas casas até hoje.
  18. No roteiro, o final do filme originalmente não tinha o T. Rex aparecendo e salvando o grupo dos velociraptors, mas Spielberg pensou que o público o odiaria se não visse o T. Rex uma última vez, então ele mudou o final.
  19. Com um orçamento de US$ 63 milhões, o filme arrecadou incríveis US$ 913 milhões nas bilheterias.
  20. Jurassic Park gerou tanto interesse pelos dinossauros que o estudo da paleontologia teve um aumento recorde de alunos nos anos seguintes ao seu lançamento.
  21. Richard Attenborough, que interpreta o CEO da InGen, John Hammond, estava em um hiato de 15 anos quando Spielberg o abordou sobre assumir um papel em Jurassic Park.
  22. Jeff Goldblum gostava de ler suas falas em voz alta no set, ao contrários dos outros atores que ficavam quietos estudando o roteiro.
  23. Spielberg teve paleontólogos servindo como consultores no filme, mas ele nem sempre seguia seus conselhos e insistiu em usar licença dramática quando se tratava de algumas das aparições de suas estrelas pré-históricas.
  24. O inseto preso em âmbar é um mosquito elefante, o único mosquito que não suga sangue. Portanto, não poderia conter nenhum DNA de dinossauro.
  25. O T-Rex em Jurassic World é o mesmo T-Rex de Jurassic Park. Podemos ver isso pelas cicatrizes no pescoço onde os velociraptors o atacaram no filme original.
  26. Steven Spielberg queria que os Velociraptors tivessem cerca de 3 metros de altura, o que era bem mais alto do que eles deveriam ser de acordo com os especialistas.
  27. Em Jurassic Park, você pode ver o Dr. Wu apagando uma folha de dados no laboratório com a borracha de um lápis. Essa natureza corrupta segue sendo trabalhada em filmes posteriores.
  28. Embora os cientistas em Jurassic Park fossem geneticistas habilidosos, eles escreveram errado estegossauro e tiranossauro (as formas corretas em inglês seriam Stegosaurus e Tyrannosaurus) nos recipientes de armazenamento criogênico.
  29. No roteiro estava escrito que durante a fuga do Tiranossauro o Dr. Ian Malcolm simplesmente sairia do carro e fugiria. Quando chegou a hora de filmar a cena, foi ideia de Jeff Goldblum tornar seu personagem mais heróico, fazendo com que ele distraísse o Tiranossauro para que o Dr. Grant pudesse salvar as crianças.
  30. Jurassic Park tornou-se a referência para as pessoas de como era a aparência dos dinossauros reais.

Fontes: Bored Panda, Yardbaker e Collider