It: A Coisa | Atores que quase interpretaram o Pennywise

Divulgação

It: A Coisa, de Andy Muschietti, trouxe Bill Skarsgård (Hemlock Grove) como o novo Pennywise, o Palhaço Dançarino, mas ele não foi o único ator abordado para o papel. Em 1986, Stephen King aterrorizou os leitores com IT, um romance que segue um grupo de sete crianças, conhecidos como Clube dos Perdedores ou Clube dos Otários, pois eles são aterrorizados por uma entidade maligna que muda de forma a que se referem simplesmente como a coisa. A história pode ser dividida em duas: a primeira parte ambientada em 1957-1958, após as crianças terem seus primeiros encontros com a criatura e a segunda parte ambientada em 1984-1985, onde eles se encontraram pela última vez – pois a criatura retorna a cada 27 anos.

O livro ficou ainda mais famosos após ser adaptado em uma minissérie de duas partes em 1990, com Tim Curry como Pennywise. O desempenho de Curry continua sendo a fonte de pesadelos de muitos e é considerado um dos palhaços mais assustadores do cinema e da televisão, além de um de seus melhores trabalhos. Coincidentemente, 27 anos depois, veio a primeira adaptação para a tela grande do romance, com Andy Muschietti como diretor e Bill Skarsgård como palhaço do mal. It: A Coisa fez algumas pequenas alterações na história, dividindo-a em dois filmes e colocando a história das crianças em nos final dos anos 1980 e a parte dos adultos em 2016.

O filme de terror de sucesso passou por um processo de pré-produção irregular, pois inicialmente havia um diretor e ator diferentes para interpretar Pennywise. E mesmo quando eles deixaram o projeto, Skarsgård não era o único em consideração para interpretar o palhaço do mal.

Divulgação

Uma adaptação cinematográfica de It: A Coisa estava em desenvolvimento desde 2010, com David Kajganich (Suspíria: A Dança do Medo) escrevendo o roteiro. Em 2012, Cary Fukunaga (Maniac) foi contratado como diretor e co-roteirista junto com Chase Palmer (Breakup at a Wedding). Três anos depois, Will Poulter (Midsommar: O Mal Não Espera a Noite) foi escalado como Pennywise, mas Fukunaga deixou o projeto semanas depois. Andy Muschietti tomou seu lugar alguns meses depois e em 2016 foi revelado que Poulter desistiu do projeto devido a conflitos com o resto de sua agenda. Em junho de 2016, Bill Skarsgård foi anunciado como o novo Pennywise, mas ele não era o único ator competindo pelo papel.

Divulgação

Hugo Weaving (Patrick Melrose) foi o outro finalista, mas Skarsgård foi escolhido por ter a capacidade de interpretar um Pennywise mais divertido e infantil, além de assustador, enquanto Weaving era apenas assustador. Antes de Skarsgård e até Poulter, Ben Mendelsohn recebeu um convite para papel, mas acabou recusando, pois a New Line queria que ele aceitasse um corte considerável no salário. Outros nomes da lista foram Mark Rylance (Jogador Nº 1), Kirk Acevedo (Arrow) e Tilda Swinton (Suspíria: A Dança do Medo).

Embora Bill Skarsgård não fosse um novato, afinal ele atuou em três temporadas de Hemlock Grove, da Netflix, como Roman Godfrey e apareceu em papéis menores em Anna Karenina, Atômica, na franquia Divergente e em alguns filmes de seu país natal, a Suécia, It: A Coisa deu um grande impulso à carreira do ator. Entre seus trabalhos pós-Pennywise estão: a série Castle Rock e filmes como Deadpool 2, País da Violência e Villains. It: A Coisa teve um começo difícil, mas, no final, tudo funcionou bem para todos os envolvidos.

It: A Coisa está disponível no Telecine Play e It: Capítulo 2 está disponível no HBO GO.