O mais recente capítulo da saga Invocação do Mal não apenas assustou o público em sua estreia, mas também bateu recorde entre os cinéfilos. Invocação do Mal 4: O Último Ritual é o quarto filme da franquia da cronologia principal e o nono do universo cinematográfico, mas se tornou único após um lançamento fenomenal. O longa se consolidou como a maior estreia da história do gênero de terror.
Com uma arrecadação global de 194 milhões de dólares apenas na sua primeira semana, Invocação do Mal 4 superou com folga as projeções iniciais dos analistas, que apontavam para um faturamento de 187 milhões. Este desempenho impressionante destronou o recordista anterior, “It: Capítulo Dois“, que em 2019 havia estreado com 110 milhões de dólares mundialmente.
O filme também representa um momento significativo para a série, sendo a conclusão da jornada dos protagonistas Patrick Wilson e Vera Farmiga, que cativaram o público como o casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren ao longo dos três filmes anteriores.

Wilson e Farmiga retornam para uma última investigação, baseada nos arquivos dos Warren, figuras reais que ganharam notoriedade por seus trabalhos com fenômenos supostamente sobrenaturais nas décadas de 1960 e 1970.
Juntam-se a eles no elenco os atores Ben Hardy e Mia Tomlinson, adicionando novos rostos à trama de despedida. O sucesso estrondoso da saga é um testemunho da visão de James Wan, que se consolidou como um mestre do terror moderno. Após dirigir os dois primeiros filmes da série e produzir o terceiro, Wan, que já havia deixado sua marca com “Jogos Mortais“, expandiu sua carreira para blockbusters de ação como “Velozes & Furiosos 7” e os filmes do “Aquaman“.
Para o terceiro filme, “A Ordem do Demônio“, a direção foi assumida por Michael Chaves, que retorna para comandar também “O Último Ritual“. Chaves já havia contribuído para o universo expandido da franquia ao dirigir “A Maldição da Chorona” e “A Freira 2“.
Produzidos com orçamentos modestos para os padrões de Hollywood — os dois primeiros custaram 20 e 40 milhões de dólares, respectivamente —, os filmes da série principal arrecadaram juntos quase um bilhão de dólares. O longa de 2013 alcançou 319 milhões em bilheteria, enquanto sua sequência de 2016 chegou a 321 milhões.