Protagonizada por Dave Franco, O’Shea Jackson Jr. e Mason Thames, a comédia Idiotas estreia em 03 de setembro nos cinemas brasileiros, com distribuição da Imagem Filmes. O filme dirigido por Macon Blair (Já Não Me Sinto Em Casa Nesse Mundo) leva às telonas um road movie escrachado sobre o que acontece quando o trabalho errado cai nas mãos erradas.
Franco e Jackson Jr. vivem dois trapalhões despreparados contratados para levar um adolescente rico e problemático (Mason Thames) até uma clínica de reabilitação. Só que o passageiro tem outros planos, e o serviço simples vira uma jornada cada vez mais delirante.
“Idiotas é um projeto de paixão. Orçamento apertado, jornadas exaustivas, suor e esforço pessoal, determinação obstinada… e, seguindo a longa tradição dos filmes de road trip, as coisas dão terrivelmente errado”, contou o diretor Macon Blair.
Entenda o que torna Idiotas uma comédia única e a opção perfeita para assistir nos cinemas:
O retorno de um gênero que sumiu das salas
Por onde andam as comédias adultas nas salas de cinema? O gênero que sustentou bilheterias por décadas perdeu espaço nos últimos anos e as poucas produções que sobraram costumam suavizar o tom. Idiotas faz o oposto: chega às salas com linguagem sem filtro e nenhuma concessão. É um filme feito para ser visto no escuro, com amigos e com a risada de quem está ao lado contaminando a sua.
Para a criação dessa história, grandes nomes estiveram por trás das câmeras do projeto. Além de dirigir, Blair assina também o roteiro, a partir de história original criada com Alex Orr, que divide ainda os créditos de produção com Ford Corbett, Mark Fasano, Joshua Harris, Brandon James e Nathan Klingher. A direção de fotografia é de Guillermo Garza, a montagem de Dane McMaster, a direção de arte de Hunter Brown e o figurino de Karen Freed. A trilha sonora fica por conta dos irmãos Will e Brooke Blair, parceiros recorrentes do diretor.
Um diretor premiado em Sundance fazendo comédia escrachada
Macon Blair é fruto do cinema independente. Idiotas estreou no Festival de Sundance, território conhecido do cineasta: foi lá que ele venceu o Grande Prêmio do Júri em 2017 com Já Não Me Sinto Em Casa Nesse Mundo, sua estreia na direção. Seu currículo atrás das câmeras inclui ainda O Vingador Tóxico (2023).
“Como acontece com muitas produções independentes, houve altos e baixos: quase filmamos em 2017, mas o projeto desmoronou durante a pré-produção”, conta Blair. “Embora tenha sido desanimador na época, olhando para trás, foi uma bênção, pois permitiu que esta versão específica do filme fosse a que acabou sendo realizada. E eu amo essa versão: é aquela comédia maluca, com personagens que são uns idiotas sinceros e meio escrotos, mas cativantes, exatamente o tipo de filme que eu queria fazer há treze anos.”
Como ator, Blair esteve no elenco de produções independentes como Ruína Azul (2013) e Green Room (2015), e de obras aclamadas como Projeto Flórida (2017), Eu Me Importo (2020) e o multipremiado Oppenheimer (2023).

Um elenco improvável e caótico
“O maior efeito especial da obra é o elenco”, contou o diretor Macon Blair, e ela resume a aposta do filme.
À frente do trio central está Dave Franco, que também é produtor. O ator vem de um 2025 movimentado: indicação ao Emmy por O Estúdio e protagonista do terror Juntos revelação de Sundance, a adaptação de Colleen Hoover Se Não Fosse Você e Truque de Mestre: O 3º Ato. Em Idiotas, ele volta ao gênero que o projetou em Anjos da Lei’(2012) e Vizinhos (2014). Ao lado dele, O’Shea Jackson Jr. faz o contraponto como Davis, além de atuar como produtor executivo. O ator estreou interpretando o próprio pai, o rapper Ice Cube, em Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015), e desde então transitou entre a franquia Star Wars em Obi-Wan Kenobi, o drama Luta por Justiça’ (2019) e a comédia O Urso do Pó Branco (2023).
Completando o trio, Mason Thames vive Sheridan, o adolescente que a dupla precisa entregar na clínica. Aos 18 anos, Thames chega ao papel logo depois de dois blockbusters familiares, Como Treinar o Seu Dragão (2025) e O Telefone Preto 2 (2025), e é justamente esse contraste que faz o personagem funcionar. Ele reencontra Franco, com quem já havia contracenado em Se Não Fosse Você (2025).
O elenco é completado por Kiernan Shipka (Mad Men) como Irina, Peter Dinklage, vencedor de quatro Emmy por Game of Thrones, como Karl “Koko” Sandoz, Nicholas Braun, como Joe Thom Pell, e o rapper Killer Mike, três vezes premiado com o Grammy pelo álbum Michael (2023), no papel do pastor William Armstrong.
Idiotas estreia nesta quinta-feira, 3 de setembro.