Harry Potter | Mudanças nos filmes que pioraram o personagem

Divulgação

Com a nova série de Harry Potter confirmada pelo Max, o novo serviço de streaming da HBO, muitas teorias começaram a surgir sobre o que estará e o que não estará no seriado. Apesar de aclamados, os filmes da franquia de JK Rowling também receberam críticas, principalmente devido a mudanças feitas na história original dos livros.

Alguns personagens sofreram por terem falas deixadas de lado, momentos esquecidos e cenas nunca adaptadas. Esse foi o caso de Gina, por exemplo, uma das mais criticadas nos cinemas e uma das mais admiradas nos livros. Harry também não ficou de fora por mais que tenha sido o menino que sobreviveu e o herói dos livros e filmes de Harry Potter, ele poderia ter ainda mais destaque.

Mudanças significativas de personalidade transforaram o Harry que conhecemos nos livros e por mais que Daniel Radcliffe tenha feito um ótimo trabalho, não foi sua culpa o roteiro escolhido para a adaptação de Harry Potter.  A Warner Bros tem a chance de consertar isso com a série de TV, que prometeu um remake fiel à história. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas das mudanças que fizeram de Harry um protagonista mediano nos filmes.

Acredite, Harry Potter é muito mais atrevido e inteligente

A história dos livros sempre se concentrou na ideia de alguém que enfrentava as autoridades, o que muitas vezes foi demonstrado pelo próprio Harry, como quando enfrentou Dolores Umbridge. Nos livros, porém, isso vai muito além. O temperamento explosivo de Harry sempre o coloca em apuros e para isso, ele também sempre tem uma resposta atrevida.

A versão de Harry nos filmes não abriu espaço para a exploração de relacionamentos que surgem por conta de seu comportamento, como um maior aprofundamento em sua relação com Snape. Para o professor, a atrevimento de Harry o tornava exatamente igual a James Potter, embora, na verdade, o raciocínio rápido do garoto apenas o tornasse mais parecido com Lily. Esses tipos de nuances foram perdidos no filme, onde Harry revirava os olhos como um típico adolescente.

Divulgação

As falas de Harry Potter eram frequentemente dadas a outros personagens nos filmes

A insolência de Harry nos livros se estendia além dos adultos. Ele provocava Ron e Hermione por suas travessuras e tinha o estilo de comunicação brincalhão de Fred e Jorge. Infelizmente, boa parte dessas falas foi normalmente dada a Rony, que era visto como o personagem de alívio cômico. Embora o filho mais novo dos Weasley fosse conhecido nos livros de Harry Potter por ser rude, os filmes levaram isso vários passos adiante a ponto de Rony estar sempre com medo ou fazendo piadas bobas.

Divulgação

Harry Potter é ainda mais competente com magia

Apesar de ser o herói da história, Harry nunca chegou a ser o maior mestre de feitiços nos filmes. Sabemos que ele dominou um Patrono com rapidez suficiente, mas fora isso, ele nunca foi visto usando nenhuma magia particularmente impressionante. No momento em que ele enfrentou Voldemort em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, Harry não parecia mais capaz com magia do que quando pisou pela primeira vez no castelo de Hogwarts.

Por outro lado, os livros de Harry Potter fazem um ótimo trabalho em mostrar que as habilidades do herói só crescem. Ele não era nada maravilhoso, mas ainda era um bruxo razoavelmente talentoso – especialmente em Defesa Contra as Artes das Trevas.

Divulgação

Os filmes atrapalharam o desenvolvimento emocional de Harry Potter

A história começou seguindo um menino de 11 anos e terminou com um jovem de 17. Assim como costuma acontecer no mundo real, esses anos significaram muita turbulência emocional para Harry. Ele desenvolveu um interesse por garotas, passou por seus anos de angústia na adolescência, perdeu pessoas amadas e muito próximas em um espaço muito curto de tempo (e as viu morrer diante de seus olhos) e acabou se tornando um adulto autoconfiante.

Um exemplo da mudança entre livros e filmes pode ser vista em Harry Potter e a Ordem da Fênix . No livro, a frustração de Harry o ano todo quando Dumbledore o ignorou veio à tona quando Sirius Black foi morto. O menino literalmente destrói a sala do diretor enquanto chorava e gritava. A dor podia ser sentida em cada palavra, enquanto no filme, ele apenas senta no escritório de Dumbledore.

Divulgação

A profecia do menino que sobreviveu foi simplificada nos filmes de Harry Potter

O centro de toda a série Harry Potter é a profecia do menino que sobreviveu. Foi por ela que o Lorde das Trevas atacou a família Potter, para começar, e Harry nunca teria se tornado rival de Voldemort se o vilão não tivesse tentado matar ele. Isso tudo ficou claro nos livros de Harry Potter, onde a profecia foi a chave para a derrota de Voldemort . No entanto, os filmes deixaram a maior parte disso de fora.

Harry era o Escolhido e, portanto, destinado a derrotar Voldemort, mas deixaram de fora a parte mais crucial. Em Enigma do Príncipe, durante as aulas particulares de Dumbledore e Harry, o diretor foi inflexível para que Harry entendesse que ainda era sua escolha lutar contra Voldemort. Assim como o Lorde das Trevas escolheu tentar matar Harry depois de ouvir a profecia, Harry poderia escolher se queria agir. Era a diferença entre ser forçado pelo destino a lutar e apenas fazer o que era certo.

Divulgação