Depois de apenas dois finais de semana nos cinemas, é seguro dizer Han Solo: Uma História Star Wars será lembrado como a primeira falha de bilheteria na franquia. A LucasFilm trouxe de volta sua propriedade de grande sucesso com O Despertar Da Força em 2015 e o filme arrecadou mais de 2 bilhões de dólares pelo mundo. Rogue One e Os Últimos Jedi seguiram o bom exemplo e levaram mais de 1 bilhão cada. O total bruto dos três filmes ultrapassou os 4 bilhões de dólares que a Disney pagou pela LucasFilm, provando que foi uma ideia bastante inteligente investir na galáxia muito, muito distante.
Como cada novo filme de Star Wars até hoje tinha sido um sucesso, a expectativa era de que Han Solo também fosse. Apesar das dificuldades na produção e da sensação geral de apatia em torno do projeto, as primeiras projeções fizeram com que o filme conseguisse um bom desempenho no feriado nos Estados Unidos e eram esperados 300 milhões de dólares de bilheteria mundial na estreia. Infelizmente, essas estimativas estavam completamente erradas e Han Solo está a caminho de dar prejuízo.
Em doze dias desde seu lançamento, o filme arrecadou apenas $155,9 milhões no mercado interno e $271,3 milhões pelo mundo. As previsões são de que, com sorte, ele chegue a apenas $400 milhões de dólares mundialmente, isso certamente não é o que a LucasFilm tinha em mente quando aceitaram fazer um filme sobre um dos personagens mais populares da franquia.
Um dos principais problemas com Han Solo foi que a campanha de marketing foi bastante sem inspiração e não conseguiu vender ao público que o filme seria imperdível. Os três filmes anteriores tiveram campanhas de divulgação que duraram cerca de oito meses, enquanto a campanha de solo começou realmente cerca de três meses antes da estreia, provavelmente por conta do lançamento muito próximo de Os Últimos Jedi.
Pensar que eles poderiam se utilizar da marca Star Wars para garantirem público não foi a melhor decisão, principalmente quando eles resolveram lançar o filme entre Vingadores: Guerra Infinita e Deadpool 2 – ambos sequências de adaptações de quadrinhos de heróis extremamente aguardadas. Como a maioria do público costuma ver apenas alguns filmes por ano, muitos optaram por ver os outros dois e acabaram deixando Han Solo de lado.
Pela primeira vez em sua história de mais de 40 anos, Star Wars foi só mais um filme ao invés de ser um dos eventos cinematográficos do ano – esperamos que a Disney e a LucasFilm tenham aprendido uma lição valiosa com isso.