Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI traz o documentário premiado e sucesso de festivais Grand Theft Hamlet com exclusividade para a plataforma em todo o mundo, em data a ser anunciada, após lançamentos nos cinemas do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Vencedor de dois British Independent Film Awards, nas categorias Melhor Diretor Estreante – Documentário (premiação para os diretores Pinny Grylls e Sam Crane) e do Raindance Maverick Award, que celebra cineastas ousados, criativos e inovadores, o filme também foi pré-selecionado para Estreia Excepcional de um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico no EE Bafta Film Awards 2025.
Confira o trailer abaixo, seguido pela sinopse oficial:
Janeiro de 2021. O Reino Unido está em seu terceiro lockdown e todos os espaços de entretenimento permanecem fechados. Para os atores de teatro Sam Crane e Mark Oosterveen, o futuro parece sombrio. À medida que a pandemia se arrasta, Mark — solteiro e sem filhos — se sente cada vez mais isolado socialmente, enquanto Sam entra em pânico sobre como vai sustentar sua jovem família. Eles passam os dias no mundo digital online de Grand Theft Auto e, ao se depararem com um teatro dentro do jogo, têm uma ideia: montar uma produção completa de Hamlet dentro do game.
A esposa de Sam, a cineasta documental Pinny, entra no jogo também, como uma avatar de cineasta, para registrar a jornada deles. O filme acompanha a aventura ridícula, hilária e comovente da dupla enquanto enfrentam jogadores violentos (griefers) e descobrem verdades surpreendentes sobre a vida, a amizade e o poder duradouro de Shakespeare.
Aclamado como “Uma ideia brilhante, brilhantemente executada; hilária, surreal e… genuinamente emocionante” em uma crítica de 5 estrelas do The Guardian, “O documentário mais engraçado do ano” pela Time Out, “Uma homenagem inesperadamente comovente e genuinamente revolucionária à resistência da arte” pela Empire e “Divertidamente perverso” pelo The Standard, Grand Theft Hamlet conta a história de dois atores desempregados que tentam a tarefa aparentemente impossível de montar uma produção completa de Hamlet, de William Shakespeare, no mundo ultraviolento de Grand Theft Auto, filmado inteiramente dentro do jogo.
Após sua estreia mundial no SXSW 2024 (vencedor do Documentary Feature Jury Award), o filme, escrito e dirigido por Pinny Grylls (vencedora do BFI & Chanel Luminous Gala Filmmaker Award 2024), e Sam Crane teve uma bem-sucedida trajetória em festivais internacionais. Foi exibido em seleções oficiais de festivais, como Hot Docs 2024, CPH:DOX 2024, BFI London Film Festival (incluindo exibição em IMAX), Visions du Réel 2024, Melbourne International Film Festival 2024, Cambridge Film Festival 2024, Leeds Film Festival 2024, e no DMZ Docs da Coreia em 2024, onde ganhou o Grand Prize na competição Frontier. Também foi apresentado no Festival de Cinema de Sitges na Espanha (vencedor de Melhor Documentário), no Vancouver International Film Festival (vencedor do Spectrum Audience Award), no Hamptons International Film Festival, onde participou da Competição, e no Philadelphia Film Festival, em que recebeu uma Menção Honrosa. O filme também foi pré-selecionado para o Audience Choice Award do Cinema Eye Honors.
Grand Theft Hamlet foi financiado pelo BFI Doc Society Fund, com recursos da National Lottery, além de Park Pictures, Altitude e Spark Features. Produzido por Julia Ton, da Project 1961, e Rebecca Wolff, da Grasp The Nettle. Os produtores executivos do filme são Beth Levison (Hazel Pictures), Harlene Freezer (Capstone Entertainment LLC), Sam Bisbee, Cody Ryder e Jackie Kelman Bisbee (Park Pictures), Eric Kuhn (Folk Media Group), Sam Crane, Hannah Bush Bailey e Shanida Scotland (BFI Doc Society), Robina Riccitello, Josh Peters (Spark Features), além de Andy Mayson, Will Clarke e Mike Runagall, da Altitude. O projeto também tem apoio do Moving Image Trust e do NY Community Trust – Nola Safro Fund.
A Altitude é responsável pelos direitos de vendas internacionais do filme.