Ghostbusters – Apocalipse de Gelo Ghostbusters – Apocalipse de Gelo

Ghostbusters – Apocalipse de Gelo | Crítica

Os Caça-Fantasmas foram apresentados ao mundo há 40 anos e seguem como uma franquia relevante até hoje. Após uma sequência com o elenco original, duas animações e uma versão feminina, uma nova equipe foi criada e apresentada no filme Ghostbusters: Mais Além, de 2021. Esse novo capítulo trouxe novos atores e muitas referências ao original, já que os protagonistas Phoebe e Trevor, interpretados por McKenna Grace (Young Sheldon) e Finn Wolfhard (Stranger Things), são os netos de Egon Spengler (Ivan Reitman)- um dos Caça-Fantasmas originais.

A história de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo se passa três anos após a do filme anterior e chega para juntar a equipe formada pela família Spengler com os membros ainda vivos dos caça-fantasmas originais. Eles retornam para onde tudo começou: a icônica estação de bombeiros em Nova York. Os Spengler enfrentam fantasmas que aterrorizam a cidade sob a pressão de autoridades que querem acabar de vez com o time.

Após uma caçada que gerou destruição pelas ruas da cidade, o prefeito Walter Peck (William Atherton), que não desiste nunca de tentar destruir os Caça-Fantasmas, descobre que Phoebe é menor de idade e a afasta das atividades. Ela fica deprimida andando por aí enquanto Trevor, Callie (Carrie Coon) e Gary (Paul Rudd) trabalham. Em uma de suas andanças, ela encontra uma fantasma chamada Melody (Emily Alyn Lind) com quem acaba criando uma amizade.

Ao mesmo tempo, Ray Stantz (Dan Aykroyd) ainda está lidando com o ocultismo, enquanto Winston Zeddemore (Ernie Hudson) está financiando um laboratório de pesquisa secreto em Staten Island para levar o negócio ao próximo nível, com a ajuda de Janine Melnitz (Annie Potts). Quando Nadeem (Kumail Nanjiani) traz para Ray um artefato antigo, ele inadvertidamente libera uma força maligna, que pode provocar uma segunda Era Glacial. Então, para combatê-lo, os Caça-Fantasmas novos (incluindo Lucky, interpretada por Celeste O’Connor e Podcast, interpretado por Logan Kim) e antigos devem se unir.

Ernie Hudson, Dan Aykord, Bill Murray, Annie Potts, Patton Oswalt e William Atherton fazem excelentes participações e trazem uma enorme nostalgia ao fazerem referências à obra de 1984 – o ponto alto para os fãs de longa-data da franquia. Entre os membros mais recentes do elenco, Kumail Nanjiani como Nadeem Razmaadi é o destaque da comédia e ele está hilário. Embora seu papel não seja tão grande, ele é fundamental para a trama e não apenas um alívio cômico. Carrie Coon e Paul Rudd fazem um casal fofo, com ele tentando se tonar uma figura paterna para Phoebe e Trevor.

O jovens são os mais problemáticos no filme. Finn Wolfhard é quase um enfeite, ele apenas está ali como Trevor e tem apenas alguns momentos cômicos pouco marcantes. Já a ótima McKenna Grace é o destaque na trama e uma das poucas que realmente tem um arco propriamente dito. Sua personagem é inteligente, mas ao mesmo tempo extremamente arrogante e não sofre consequências por isso. Ela é uma atriz que vem demonstrando habilidade há tempos, mas na franquia recebeu uma personagem que no geral é apenas chata.

Em termos de roteiro e direção, não há nada grandes novidades. O filme praticamente uma cópia levemente modificada de seus antecessores. Gil Kenan assume as funções de direção de Jason Reitman, embora ambos tenham escrito o roteiro juntos. Na trama, mais uma vez surge uma grande ameaça fantasmagórica e os Ghostbusters são os únicos que poderão ajudar o resto da humanidade. Garraka, o vilão do filme, é uma figura tratada como incrivelmente intimidadora e poderosa, mas ele é derrotado de maneira fácil e corrida.

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é um filme genérico, que parecem ter pouco interesse em recapturar o tom cômico e irreverente do primeiro filme lançado há quatro décadas. Ainda assim, é completamente nostálgico e divertido. Ele procura homenagear os Caça-Fantasmas originais e ao mesmo tempo manter o legado deles vivo entre os mais jovens, se tornando um entretenimento leve para quem quer ver algo apenas para passar o tempo.

Ghostbusters – Apocalipse de Gelo estreia nos cinemas de todo o Brasil em 11 de abril, com distribuição da Sony Pictures.

3

Bom

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é mais uma das sequências genéricas de Hollywood, ainda assim é capaz de divertir o público que está disposto a ver uma história simples apenas para passar o tempo. O retorno do elenco do filme original de 1984 traz muita nostalgia, que certamente deixará os fãs da franquia felizes.