Fullmetal Alchemist não é uma adaptação do anime, diz diretor do live-action

O diretor Fumihiko Sori esteve no 30th Tokyo International Film Festival, e falou (via ComicBook) sobre adaptação live-action de Fullmetal Alchemist. Sori revela que a versão com atores não será uma adaptação do anime.

“O anime também foi baseado no mangá, e este filme não é uma adaptação do anime. Nós temos que criar novas imagens. Nós fornecemos novas sugestões, e se o público puder aceitá-las, continuará a seguir, no novo Fullmetal Alchemist. Então, tentamos renová-lo com coragem e formamos uma nova equipe”.

Fullmetal Alchemist foi criado por Hiromu Arakawa em 2001. O mangá é baseado no período pós-Revolução Industrial europeu. Situado num universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem, a história centra-se nos irmãos Edward e Alphonse Elric, que desejam restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia. O quadrinho é considerado um dos melhores Shōnen (mangá direcionado para o público jovem masculino) de todos os tempos.

A história teve duas adaptações para anime. A primeira segue a trama do mangá até um certo ponto e depois toma um rumo totalmente diferente, haja vista que a obra ainda não havia sido concluída na época de lançamento do anime. Já em 2009, foi lançado Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que adapta fielmente a história.

No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC em 54 volumes entre 2007 e 2011 e atualmente material está sendo republicado em versão definitiva.

Dirigido por Fumihiko Sori, o filme de Fullmetal Alchemist estreia em 1º de dezembro deste ano no Japão.