Final da Saga Crepúsculo completa 10 anos e novidades mostram que temática ainda conquista fãs Final da Saga Crepúsculo completa 10 anos e novidades mostram que temática ainda conquista fãs

Final da Saga Crepúsculo completa 10 anos e novidades mostram que temática ainda conquista fãs

O ano de 2012 foi marcado por diferentes lançamentos no cinema, inclusive os premiados Argo e A Vida de Pi. Entretanto, para os fãs de romance e fantasia, a produção mais marcante na época foi A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, que fechou uma das franquias mais comentadas dos últimos anos. Esse filme conseguiu fazer milhões nas bilheterias, e deixou muita saudade nos fãs. A comemoração dos 10 anos desse lançamento deve trazer algumas novidades, que mostram como a temática continua forte, afinal uma história de amor nunca é rejeitada pelo grande público.

A produção estrelada por Kristen Stewart e Robert Pattinson foi lançada no dia 15 de novembro, e as notícias na época calculavam uma receita de quase US$ 830 milhões em bilheteria. Um número que garantiu o sucesso do filme, mesmo com as críticas negativas de parte do público e da mídia especializada. Afinal, o objetivo dos produtores, e do diretor Bill Condon, era agradar os fãs da franquia e não todos os amantes de cinema nos Estados Unidos e no mundo.

Inspirado nos livros de Stephenie Meyer, a Saga Crepúsculo tinha como plano de fundo a fantasia envolvendo vampiros. Porém, o foco principal era o romance envolvendo os dois protagonistas. A história de amor entre Edward e Isabella marcou uma geração inteira, e mostrou como as pessoas se comportam quando estão solteiras ou em algum relacionamento. O curioso é que o filme foi bem realista neste sentido, inclusive ao mostrar algumas atitudes dos personagens.

Um artigo feito pelo blog Betway Insider, por exemplo, mostra que quando estamos solteiros costumamos ser mais solitários e mais estressados. A alta produção de cortisol é responsável por isso, sendo possível diminuir isso apenas com uma paixão ou com maior companhia. Isso acontece no filme, basta olharmos a diferença dos protagonistas antes e após se conhecerem. Os dois demonstram fielmente como ter um relacionamento pode trazer mais alegria interna.

Ciência e Fantasia

Os filmes de fantasia ou de ficção, como no caso da Saga Crepúsculo, costumam fugir da realidade. Entretanto, isso não acontece 100% nesta franquia, sobretudo nos romances que acontecem na história. O personagem Jacob Black, vivido por Taylor Lautner, é um dos melhores exemplos disso. Ele passa por diferentes momentos no filme lançado em 2012 que se assemelha a alguém solteiro. A escritora parece ter prestado atenção neste sentido.

Na matéria produzida pela Betway, site de jogos de roleta online temáticas, isso é explicado usando uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Alguns cientistas e pesquisadores comprovaram que os homens solteiros concentram altos níveis de testosterona, principalmente com comparação com homens casados e comprometidos. Isso pode representar altos níveis também de libido, causando até mesmo um odor corporal intenso. É exatamente o caso de Jacob, seja no último filme da saga ou até mesmo nas primeiras produções.

Assim, é possível ver na Saga Crepúsculo alguns indícios interessantes de realidade, inclusive com base científica. O final da franquia já tem uma década, mas continua marcante para os fãs. Uma produção que teve algumas críticas negativas, porém marcou época e não deve ser esquecida tão cedo. Na verdade, agora em 2022, são esperadas algumas novidades.

Lançamentos no futuro

A comemoração dos 10 anos desde o último filme não possui nada programado. Entretanto, como nós mesmo comentamos por aqui em 2021, existem rumores nos bastidores de Hollywood que uma nova série sobre a franquia está sendo produzida. Essas notícias devem ser confirmadas em breve, com informações suficientes para apresentar aos fãs.

Nos últimos anos, várias franquias voltaram aos serviços de streamings com algumas novidades. Algumas chegaram no formato de séries, como foi com Senhor dos Anéis, enquanto outras apenas retornaram com filmes inéditos, como Duna. Ou seja, existem diferentes maneiras de recuperar um universo, a Saga Crepúsculo deve passar por isso em breve.

Os filmes que envolvem romance e fantasia são quase sempre certeiros com o público. Em 2012, A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 conseguiu fazer isso e encerrou uma história que juntou milhões de fãs nos cinemas pelo mundo. Até mesmo aqui no Brasil isso aconteceu, por isso um novo lançamento em comemoração aos 10 anos seria interessante. Afinal, ninguém consegue esquecer a história de Isabella e Edward tão facilmente.