Filmes que completam 25 anos em 2024 Filmes que completam 25 anos em 2024

Filmes que completam 25 anos em 2024

Divulgação

O ano de 1999 foi marcante para o cinema, ao longo dele foram lançados filmes que seguem inspirando e sendo muito queridos até hoje, 25 anos depois. Na época, ninguém sabia que esses longas permaneceriam relevantes por tanto tempo e alguns até mesmo se tornariam clássicos modernos da cultura pop.

Conheça alguns dos filmes mais relevantes que comemoram bodas de prata em 2024:

Matrix

Lançado em março de 1999.
Disponível na HBO Max.

Matrix, das irmãs Wachowski, foi um marco no final da década de 1990. O filme tinha um visual distinto, com influência no movimento cyberpunk, que era uma grande novidade. Ele também trazia efeitos cinematográficos nunca antes vistos e vários conceitos que marcaram a década. A história distópica de Neo (Keanu Reeves) e sua luta pelo futuro chamou a atenção global quase da noite para o dia e Matrix se tornou parte da cultura pop, além de ter redefinido o gênero de ficção científica.

Segundas Intenções

Lançado em março de 1999.
Não está disponível para streaming.

Segundas Intenções é a cara dos anos 1990. Desde a trilha sonora perfeita da época, com The Verve, Fatboy Slim, Blur e Placebo, até looks, incluindo corpetes metálicos, meias até os joelhos e muitas blusas transparentes. A história distorcida de adolescentes ricos que deram errado foi um conto de advertência para os pais e um conto de fadas para os jovens. Apesar de ser uma vilã, Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar) era um ícone que todos invejavam.

 

10 Coisas que Eu Odeio em Você

Lançado em março de 1999.
Disponível no Disney+

Essa comédia romântica adolescente que adapta A Megera Domada, de William Shakespeare, virou um clássico instantâneo entre os jovens da época e foi um enorme sucesso de bilheteria, ficando apenas atrás de Matrix.

Em 10 Coisas que Eu Odeio em Você, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), um novato na Padua High School, encontra Bianca (Larisa Oleynik) e se apaixona por ela. No entanto, para namorar Bianca, ele deve primeiro fazer com que sua irmã mais velha, Kat (Julia Stiles), uma feminista malvada, namore alguém.

O filme rendeu momentos inesquecíveis como Patrick Verona, personagem de Heath Ledger, cantando Can’t Take My Eyes Off Of You nas escadas para conquistar Kat e quando ela lê um poema que escreveu sobre Patrick.

Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma

Lançado em maio de 1999.
Disponível no Disney+

O evento cinematográfico da década que acabou se tornando o evento mais polêmico da época! Os fãs de Star Wars invadiram os cinemas, esperaram em filas durante a noite e ficaram horas fantasiados, antecipando um vislumbre do retorno de sua franquia favorita – então foram recebidos por um filme com Jar Jar Binks e a revolta estava iniciada. Foram anos de ódio pelo filme, com alguns dos atores sendo até mesmo hostilizados pelos fãs da saga.

Mas o tempo curou as feridas e o filme que conta o início da saga dos Skywalker encontrou seu lugar entre os fãs, sendo visto com carinho e nostalgia após mais de duas décadas.

 

As Virgens Suicidas

Lançado em maio de 1999.
Disponível no Pluto TV.

As Virgens Suicidas é baseada no livro homônimo de Jeffrey Eugenides e é a ótima estreia de Sofia Coppola na direção de longas-metragens. Com uma estética sonhadora, uma enorme sensibilidade e uma trama sobre isolamento, o filme conquistou principalmente os jovens na época em que foi lançado.

No filme, os garotos da região são todos encantados pelas irmãs Lisbon, porém, os pais de Therese (Leslie Hayman), Mary (A.J. Cook), Bonnie (Chelsea Swain), Lux (Kirsten Dunst) e Cecilia (Hanna Hall) são extremamente repressores. Portanto, os garotos apenas as observam de longe e sonham com elas.

Até que a mais jovem, Cecilia, comete uma tentativa frustrada de suicídio e a família, com medo de que possa acontecer novamente, passa tentar integrar as meninas à comunidade e dar um pouco mais de liberdade. Mas isso não adianta nada e a garota se joga da janela de seu quarto durante uma festa. Então, eles se fecham cada vez mais em seu luto e colcoam as outras filhas em uma redoma, tirando o pouco que liberdade das irmãs mais velhas na tentativa de protegê-las e levando-as à um fim trágico.

A Múmia

Lançado em maio de 1999.
Disponível na Netflix, Globoplay e Star+

A Múmia é um dos filmes mais queridos para quem cresceu nos anos 1990. Estrelado por Brendan Fraser, Rachel Weisz e John Hannah como o aventureiro Rick O’Connell, a bibliotecária inteligente Eve e o ganancioso Jonathan, o filme foi pensado para ser parte de uma série de terror de baixo orçamento, mas se tornou um blockbuster.

Ao encontrarem uma tumba antiga, os caçadores de tesouros involuntariamente liberam um legado de terror de 3.000 anos, que está incorporado em a reencarnação vingativa de um sacerdote egípcio que foi condenado à eternidade como um dos mortos-vivos.

Um Lugar Chamado Notting Hill

Lançado em maio de 1999.
Disponível no Globoplay e Star+

“Não esqueça que eu sou apenas uma garota, parada na frente de um rapaz pedindo a ele que a ame!” virou uma das frases de comédias românticas mais conhecidas e repetidas do mundo após o lançamento do filme em que uma estrela de Hollywood se apaixona por um pacato dono de livraria especializada em guias de viagem em Londres. Anna Scott (Julia Roberts) e Will (Hugh Grant) acabam gostando um do outro, mas a vida agitada dela não permite que eles fiquem juntos, apesar das várias tentativas. Mas é claro, chega um momento em que o amor fala mais forte o coração do público derrete.

Um Lugar Chamado Notting Hill, além de bem recebido pela crítica, tornou-se o filme britânico de maior bilheteria lançado em 1999 e um dos filmes mais queridos dos amantes de comédias  românticas, até hoje!

Tarzan

Lançado em julho de 1999.
Disponível no Disney+

Com uma trilha sonora arrebatadora composta por Phil Collins, a animação Tarzan foi uma das melhores de 1999. Neste longa da Disney, o órfão Tarzan cresce no remoto deserto africano, criado pela gentil gorila Kala. Quando uma expedição britânica entra na selva, Tarzan encontra a bela Jane e reconhece que, assim como ela, ele é humano. Apaixonando-se por Jane, Tarzan fica dividido entre abraçar a civilização e ficar com sua família de gorilas, que é ameaçada pelo cruel caçador Clayton.

American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível

Lançado em julho de 1999.
Disponível no Globoplay.

American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível é um clássico dos filmes adolescentes, que abriu caminho para outras comédias atrevidas. Esse filme é a evolução natural da comédia sexual dos anos 1980 misturada com uma história de amadurecimento – uma combinação que atingiu o público dos anos 90 que gostava da mistura de humor sujo com momentos sinceros. Sem ele, provavelmente não teríamos Dias Incríveis, Superbad, Fora de Série, A Mentira e tantos outros filmes do gênero.

As aventuras fracassadas de Jim (Jason Biggs) ao tentar levar para a cama a estudante de intercâmbio Nadia (Shannon Elizabeth), as histórias do acampamento da banda e muitas das piadas em geral provavelmente não iriam funcionar hoje, mas na época faziam a alegria do público.

A Bruxa de Blair

Lançado em julho de 1999.
Disponível no MUBI e Pluto TV.

Criado por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, A Bruxa De Blair foi uma virada de jogo absoluta para a indústria cinematográfica. Embora não seja o primeiro filme de found footage (filmes que se passam por documentário, normalmente gravados apenas com uma câmera), ele foi o primeiro filme independente a adotar seu estilo narrativo único em seu marketing, criando uma campanha elaborada projetada para enganar o público de que aquilo era na verdade real. E funcionou!

Em uma era sem as facilidades para pesquisas que a Internet trouxe, o suposto desaparecimento causado pela bruxa gerou um enorme boca a boca que fez com que o filme rendesse mais de US$ 250 milhões, tornando A Bruxa De Blair um dos filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos.

O Sexto Sentido

Lançado em agosto de 1999.
Disponível no Star+

“Eu vejo gente morta”

A frase dita por um jovem e assustado Cole Sear (Haley Joel Osment) ao seu psiquiatra Malcolm Crowe (Bruce Willis ), virou uma das mais icônicas e conhecidas do cinema. Do diretor M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido se tornou um dos grandes filmes da década não apenas por ser plot twist arrebatador, mas também por todo o modo como a narrativa foi construída, até chegarmos ao final chocante.

Mesmo tantos anos depois e com praticamente todo mundo sabendo o que acontece no filme, ele ainda consegue chocar por seus detalhes minuciosos e sua história sobre o garotinho angustiado e com um segredo assustador, mas que entrega um nível de realismo surpreendente.

De Olhos Bem Fechados

Lançado em setembro de 1999.
Disponível na HBO Max.

Tom Cruise e Nicole Kidman eram o casal dos anos 1990 e causaram furor no público ao protagonizarem De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick. O último filme do diretor visionário é um thriller psicológico que explora a sexualidade humana, a santidade do casamento e brinca com noções de classe e status. Quer as pessoas vejam isso como um olhar satírico sobre a fragilidade da masculinidade ou como uma alegoria para a destruição de um casamento, o filme tem várias interpretações.

No longa, William Harford (Tom Cruise) perde a cabeça depois que sua esposa Alice (Nicole Kidman) admite que estava pensando em ter um caso. Alimentado pelo ciúme, William embarca em uma jornada repleta de eventos bizarros em que ele é levado a uma sociedade secreta que usa o sexo para obter poder e controle.

Beleza Americana

Lançado em setembro de 1999.
Disponível no Claro TV+

A vida de Lester (Kevin Spacey) parece perfeita: ele tem emprego respeitável e uma família, mas por dentro ele está lentamente entrando em depressão. Lutando com a vida, ele se apaixona pela amiga de sua filha, Angela (Mena Suvari). Aos poucos, isso vai destruindo sua família. O drama psicológico satiriza o estilo de vida norte americano, repleto de simbolismos e com personagens que nunca são o que parecem ser.

Meninos Não Choram

Lançado em outubro de 1999.
Disponível no Star+

O filme de Kimberly Peirce conta a história real de Brandon Teena (Hilary Swank), um adolescente trans que foi brutalmente assassinado por dois colegas em Nebraska quando descobriram sua identidade. Meninos Não Choram focou na história de amor entre Brandon e sua namorada Lana Tisdel (Chloë Sevigny), permitindo que o público se se envolvesse com o amor dos jovens. Tanto Sevigny quanto Swank atuaram de forma emocionante.

Meninos Não Choram permanece relevante 25 anos depois, ao retratar algo que ainda acontece com pessoas trans diariamente. Ainda que, hoje em dia, a escolha de uma atriz para o personagem não seria bem aceita.

Clube da Luta

Lançado em outubro de 1999.
Disponível na Netflix e Star+

Não podemos falar sobre ele!

Clube da Luta teve um impacto enorme quando foi lançado e lentamente se tornou uma parte importante da cultura pop. A história de dois homens que deixam de lado a sociedade educada para criar algo totalmente original (embora perigoso) num esforço para manter a individualidade é uma história estranha com muitas reviravoltas bizarras, mas uma história que deixou uma impressão duradoura.

As regras do Clube da Luta, a reviravolta no final, a atitude legal demais de Marla, o físico e a perspectiva única de Tyler e a rejeição das normas sociais pelo Narrador, todos se tornaram tropos com o tempo. Vinte e cinco anos depois, Clube da Luta de David Fincher criou um legado cinematográfico repleto de violência sutil, muitas revelações chocantes e cenas que mudaram para sempre as expectativas dos espectadores em relação ao cinema.

À Espera de um Milagre

Lançado em dezembro de 1999.
Disponível no Prime Video e Claro TV+

A adaptação de Frank Darabont do conto de Stephen King sobre um homem milagroso no corredor da morte, um rato mágico e o lado obscuro da humanidade continua a testar os limites da emoção humana, mesmo tendo se passado vinte e cinco anos. Estrelado por Tom Hanks, Sam Rockwell, David Morse e Michael Clarke Duncan (em uma atuação linda e comovente como John Coffey), a história de um homem com a capacidade de curar que é falsamente acusado de assassinato pode ser tanto destrutiva quanto curativa para a alma.

O longa não se trata de conseguir um final feliz ou retribuição, mas dos pontos sombrios da experiência humana. À Espera de um Milagre é um filme poderoso que toca os corações de todos que o assistem, tornando-o uma exibição obrigatória na década de 1990 – suas múltiplas indicações ao Oscar atestam isso!

Garota, Interrompida

Lançado em dezembro de 1999.
Disponível na Netflix.

O filme sobre uma adolescente sem rumo, Susanna (Winona Ryder), que é levada às pressas para uma instituição mental após uma suposta tentativa de suicídio marcou a vida dos jovens do final dos anos 1990. A protagonista faz amizade com um grupo de mulheres problemáticas que influenciam profundamente sua vida. A trama do filme trouxe à tona diferentes experiências de abuso, negligência, trauma e violência de diferentes mulheres para explicar seus comportamentos e respostas às restrições institucionais.

O Talentoso Ripley

Lançado em dezembro de 1999.
Disponível na Netflix.

O Talentoso Ripley andou para que Saltburn pudesse correr! No longa baseado na obra de Patricia Highsmith, Tom Ripley (Matt Damon) viaja para Veneza para convencer Dickie (Jude Law), um herdeiro rico e mimado, a retornar aos EUA. No entanto, ele se apaixona por ele e fica obcecado com o estilo de vida luxuoso de Dickie, Então, Tom recorre a medidas extremas para se passar por ele, chegando ao ponto em que ele está disposto a matar para manter a vida de luxo que conquistou.

É um filme violento e obscuro, mas que ainda assim conquistou o público da época.