O longa de animação Eu e Meu Avô Nihonjin, dirigido por Célia Catunda, criadora de O Show da Luna e Peixonauta, produzido pela Pinguim Content e distribuído pela H2O Films, já tem data confirmada para chegar aos cinemas: 16 de outubro. A produção também acaba de ganhar um clipe especial que reúne imagens inéditas do filme e apresenta sua canção-tema.
A música foi composta por Márcio Nigro e André Abujamra, os mesmos responsáveis pela trilha sonora original do longa. A canção fala sobre identidade, ancestralidade e o encontro de culturas, temas centrais da obra, e embala tanto o clipe quanto momentos importantes da trama.
Inspirado no livro Nihonjin, de Oscar Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, o filme acompanha Noboru, um menino descendente de imigrantes japoneses que vieram ao Brasil no início do século XX. Em conversas com o avô, ele passa a investigar a história de sua família e descobre a existência de um tio de quem nunca ouvira falar.
Celebrando a diversidade e o legado da imigração japonesa no Brasil, a animação chega às telonas em um momento simbólico: 2025 marca os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão. O longa conta com vozes de Ken Kaneko e Pietro Takeda, além de direção de arte inspirada na obra do artista Oscar Oiwa.
Confira a letra da canção:
De longe o mundo parece igual
De perto é tudo diferente
Bem longe, um sonho ficou para trás
Pessoas, lugares, nossa gente
Japonês mas é brasileiro
Brasileiro mas é japonês
Kon’nichiwa Nihonjin
Kazoku Jichan Gaijin
Português mas é brasileiro
Brasileiro mas é português
Kon’nichiwa Nihonjin
Kazoku Jichan Gaijin
Japonês mas é brasileiro
Brasileiro mas é japonês
Tem gente de todo lado
em busca de vida melhor
do sol poente ao nascente
Nosso mundo se torna maior
Aqui plantei meu coração
Minha alma no Brasil
E também lá no Japão
O Sol que dá a vida
Pra todos nós
Iluminando os filhos
Os pais e os avós
O novo ensina velho
O velho ensina o novo
O Sol iluminando
A cultura desse povo