Eternos | Filme revela que fórmula de sucesso da Marvel não funciona

Divulgação

As primeiras críticas de Eternos estão provando o quão quebrada é a fórmula do MCU – independentemente de quem a Marvel contrata para dirigir. O filme irá introduzir o primeiro grupo de heróis depois dos Vingadores , que vem protagonizando as grandes telas sozinhos desde 2008, com o lançamento do primeiro Homem de Ferro. O grupo habita o planeta Terra há 7000 anos, mas nunca interferiu em qualquer tipo de problema, como a chegada de Thanos ou Ultron.

Eternos será dirigido pela vencedora do Oscar 2021 de Melhor Direção, Chloé Zhao, que conta com um elenco de peso em sua produção. Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Kit Harington, Salma Hayek, e Angelina Jolie são apenas alguns dos nomes que os fãs poderão conferir em novembro deste ano, quando o filme chegar às telas, mas apesar de tanta gente renomada, Eternos não conseguiu impressionar os críticos.

Divulgação

Em 2018, apenas alguns meses após o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, ter anunciado a produção de Eternos, Chloé Zhao foi contratada para assumir a produção. Originalmente, Zhao foi selecionada para trabalhar no filme solo de Natasha Romanoff, Viúva Negra, e embora o longa tenha acabado por ser dirigido por Cate Shortland, Zhao decidiu continuar a investir em apresentar o projeto de Eternos ao estúdio.

No entanto, apesar do envolvimento promissor de Zhao, Eternos vem dividindo a opinião dos críticos. A  cinematografia, elenco e representação vem sendo amplamente elogiadas, enquanto a sua mitologia e ritmo narrativo estão sendo fortemente criticados. Sem surpresas, embora Eternos tenha tentado provar ser um dos filmes mais distintos e do MCU, ainda se mantém fiel à fórmula da história da Marvel. Foi por isso, inclusive, que os críticos revelaram um grande desapontamento em relação a Eternos, uma vez que pensaram que Zhao criaria algo diferente.

Como resultado da opinião dos críticos, independentemente de quem for contratado para dirigir os próximos filmes do MCU – por mais ousados e visionários que sejam – serão sempre limitados pelo modelo narrativo imposto dentro do universo cinematográfico.