Jared Leto como Coringa em Esquadrão Suicida Jared Leto como Coringa em Esquadrão Suicida

Esquadrão Suicida | Como o Coringa foi alterado na edição final

Reprodução/Warner Bros.

Esquadrão Suicida passou por diversas refilmagens e por uma edição final completamente diferente da pensada pelo diretor David Ayer. Uma das maiores mudanças que o filme sofreu foi a forma que o relacionamento controverso entre Arlequina (Margot Robbie) e Coringa (Jared Leto) foi representado. Esquadrão Suicida faz parte do DCEU (DC Extended Universe) que se iniciou em 2013 com o longa O Homem de Aço e sucessivamente por Batman vs Superman: A Origem da Justiça de 2016.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça, foi alvo de diversas críticas devido sua longa duração e o tom sombrio que o filme possuí. Esquadrão Suicida tinha a intenção de seguir o mesmo estilo dos filmes de Zack Snyder, tendo uma história mais séria e elementos mais sombrios, no entanto, a Warner decidiu alterar o tom do filme e alguns detalhes da história. Dessa forma Esquadrão Suicida se tornou um filme de comédia e seu tom se tornou mais claro e divertido.

As mudanças exigidas pelo estúdio alteraram brutalmente o filme de Ayer, isso fica ainda mais perceptível ao assistir novamente os trailers após a versão final do longa. Além das mudanças citadas à cima, personagens como Coringa e Arlequina foram alterados na versão final de Esquadrão Suicida.

O papel do Coringa era maior

Coringa Esquadrão Suicida
Esquadrão Suicida / Imagem de divulgação

Uma das maiores críticas do público sobre Esquadrão Suicida foi o pouco tempo de tela que o personagem de Jared Leto teve. Devido a importância que Coringa tem nas histórias em quadrinhos e como ele foi vendido como um dos protagonistas do filme, o público ficou decepcionado ao ver o pouco tempo de tela que Leto teve. Na versão final do filme tivemos a impressão que Coringa só estava lá para salvar Arlequina. Posteriormente foi divulgado que diversas cenas do Coringa foram descartadas.

David Ayer e Jared Leto já expressaram diversas vezes a decepção ao ver que a maioria das cenas foram descartadas. Algumas cenas cortadas envolviam subtramas importantes para o desenvolvimento da história, uma delas era a aliança que Coringa e Magia (Cara Delevigne) iriam formar. Apesar de ser apenas uma subtrama ela daria espaço para que pudéssemos conhecer melhor o papel de Coringa no filme e como era seu real relacionamento com Arlequina.

Ayer lamentou publicamente não ter feito Coringa o vilão principal do filme e disse que ninguém chegou a ver o verdadeiro Coringa de Leto por que ele foi “ripped out of the movie” algo como “foi arrancado do filme” em livre tradução. O diretor também mencionou que Jared Leto foi muito maltratado durante toda a experiência de Esquadrão Suicida, no entanto ele nunca confirmou se foram problemas nos bastidores ou se foi relacionado com as críticas ao filme e à atuação do astro.

Coringa seria ainda mais abusivo com Arlequina

Esquadrão Suicida - Joker and Harley Quinn
Alerquina e Coringa em cena de Esquadrão Suicida / Imagem de divulgação

O corte na maioria das cenas do Coringa acabou afetando o modo como seu relacionamento com Arlequina foi representado nas telonas. O “casal” é conhecido por ter um relacionamento extremamente tóxico e abuso e algo que ninguém deveria levar como exemplo de algo ideal. No entanto o corte final de Esquadrão Suicida mostrou uma relação superficial ente os dois, algo muito diferente do que era apresentado nos quadrinhos e nas animações. Essa romantização de relacionamentos abusivos foi um dos pontos que a maioria dos fãs apontaram ao criticar o filme.

Esquadrão Suicida seria o início da emancipação de Arlequina

Esquadrão Suicida
Arlequina e Pistoleiro em Esquadrão Suicida / Imagem de divulgação

Se a visão de David Ayer tivesse se concretizado os fãs poderiam perceber o quão abusivo é o relacionamento entre Coringa e Arlequina e teríamos a primeira emancipação da personagem, quando ela deixaria o Coringa e teria um romance com Pistoleiro (Will Smith) algo que é explorado nas histórias em quadrinhos dos Novos 52

Não se sabe se o relacionamento entra Arlequina e Pistoleiro teria sido algo bom, o que se sabe é que caso isso tivesse acontecido a segunda aparição da Arlequina nas telonas teria sido bem diferente. Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa trata justamente do momento pós separação do Coringa e como a personagem busca sua própria imagem longe do palhaço do crime. Diferente de Esquadrão Suicida, o filme dirigido por Cathy Yan conseguiu mostrar o quão nocivo e perigoso era o relacionamento entre os dois.