Em Entre Mulheres, filme baseado no livro homônimo de Miriam Toews, as mulheres de uma comunidade religiosa lutam para conciliar sua fé com a realidade. Elas acabam descobrindo um segredo chocante sobre os homens com os quais convivem e que controlaram suas vidas e fé. É revelado que eles usaram anestésicos para drogar e estuprar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez ou até mesmo em morte. É tradição desse povo manter as mulheres praticamente sem nenhuma educação, com o objetivo de torná-las totalmente subserviente aos membros masculinos da comunidade e às suas necessidades.
Dirigido e roteirizado por Sarah Polley (Entre o Amor e a Paixão), o longa é estrelado por Rooney Mara (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres) como Ona, Claire Foy (The Crown) como Salome Friesen, Jessie Buckley (A Filha Perdida) como Mariche Loewen, Ben Whishaw (Perfume – A História de um Assassino) como August Epp, Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime) como Scarface Janz e Judith Ivey (A Dama de Vermelho) como Agata.
Confira alguns motivos para ir conferir Entre Mulheres nos cinemas:
Uma história real
Embora Entre Mulheres não seja diretamente baseado em uma história real, ele é adaptado de um romance de mesmo nome inspirado em eventos reais ocorridos na colônia na Bolívia. Entre 2005 e 2009, as mulheres que viviam na colônia no país sul-americano relataram que regularmente descobriam que haviam sido estupradas durante o sono, com os homens dizendo que isso era obra de fantasmas e demônios como punição por seus pecados. As mulheres apresentaram acusações contra os homens e oito deles foram condenados em 2011, cada um recebendo longas penas de prisão.
Não fazer nada, ficar e lutar ou ir embora
Cada uma das mulheres da colônia tem sua própria razão para se inclinar para um lado ou para o outro na hora de tomar a decisão entre não fazer nada, ficar e lutar contra os homens ou ir embora da colônia após descobrirem o que estava acontecendo com elas. Durante todo o filme, elas vão apresentando seus argumentos, questões morais e questões práticas que podem influenciar nessa decisão tão difícil. Ao mesmo tempo, elas revelam suas angústias, medos e outras emoções que ficavam guardadas enquanto os homens estavam por perto e o segredo era mantido. Apesar do público estar distante daquela colônia isolada, as questões apresentadas infelizmente fazem parte da rotina de um mundo onde a violência contra a mulher acontece todos os dias e podem nos fazer refletir sobre o que acontece na nossa sociedade.
Elenco
Entre Mulheres é estrelado por atrizes renomadas, entre elas Claire Foy, Jessie Buckley, Rooney Mara e Frances McDormand. Elas oferecem monólogos em um estilo teatral com atuações incríveis e muito delicadas. Ben Whishaw é o único ator que tem um papel de maior destaque e entrega bons momentos nas cenas entre seu personagem, August, e Ona.
Foco nas mulheres
O filme acerta ao focar no lado das mulheres e não de seus agressores, que são apenas citados. O título original do longa é Women Talking, ou seja Mulheres Falando/Conversando, e é isso que vemos na telona: mulheres tendo espaço para que elas discutam suas angústias, falem sobre respeito, religião, maternidade, violência e amor.
Entre Mulheres já está em cartaz nos cinemas. O filme está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado.