Entenda a cena pós créditos de Era Uma Vez Em Hollywood

A cena pós créditos de Era Uma Vez Em Hollywood tem uma surpresa para os fãs do Batman: áudio do Batpart Secret Contest Number de 1966 com as vozes reais do falecido Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin). O Batphone Secret Number Contest foi real e, é a ode final aos anos 60 na carta de amor de Quentin Tarantino à Hollywood de 50 anos atrás.

No momento em que acontece o longa, em 1969, a clássica série de TV Batman já foi cancelada. O Batman de 1966 (como foi apelidado) só teve 3 temporadas de 12 de janeiro de 1966 a 14 de março de 1968. O show foi um fenômeno quando estreou e fez de Adam West e Burt Ward estrelas, desencadeando uma onda de Batmania no verão de 1966.

As duas primeiras temporadas de Batman foram ao ar duas vezes por semana, com o primeiro episódio de meia hora terminando com um cliffhanger ( geralmente uma armadilha mortal da qual Batman e Robin escapariam no episódio seguinte). Astros competiram para ser os vilões da semana, como Cesar Romero como o Coringa, Burgess Meredith como o Pinguim e Julie Newmar como a Mulher-Gato. No entanto, a Batmania logo passou e dois anos depois Batman foi cancelado, apesar da adição de Yvonne Craig como Batgirl na terceira temporada melhorar a audiência.

Logo depois que Batman estreou em janeiro de 1966, a rádio 93 KHJ Boss Radio de Los Angeles fez uma promoção da série. Como o próprio Batman e Robin anunciaram, o fã sortudo que adivinhasse os 7 dígitos secretos do famoso Batfone vermelho que o Comissário Gordon (Neil Hamilton) usava para entrar em contato com os heróis ganharia prêmios fabulosos: almoçar com Batman e Robin, um passeio para a Batcaverna no Batmóvel e um novíssimo televisor a cores de 25 polegadas. A dupla dinâmica leu pistas ao longo de vários dias e as submissões tiveram que ser enviadas por cartão postal apenas para a estação de rádio.


O Batphone Secret Number Contest foi como uma versão inicial dos concursos Omaze de hoje. Mas naqueles dias, muito antes da Internet, milhares de cartas foram enviadas para a KHJ Boss Radio e demorou mais de uma semana até que alguém finalmente adivinhasse o número vencedor. O fã sortudo que adivinhou o número correto e ganhou os prêmios fabulosos foi Fred Jones de Reseda, CA. O número vencedor (que não deve ser chamado por ser um “número de telefone de Gotham City”) era 530-7972. De acordo com Fred, ele e seu colega de quarto ficaram acordados a noite toda tentando adivinhar o número e ele enviou 408 cartões postais como submissões de entrada. A dedicação de Fred foi presumivelmente recompensada por conhecer seus heróis, Batman e Robin e levar para casa um novo aparelho de TV em cores.

O Batphone Secret Number Contest é na verdade a segunda referência a Batman de 1966 em Era Uma Vez Em Hollywood. A primeira é no início do filme, quando Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) se encontra com seu agente Martin Schwarz (Al Pacino). Schwarz aconselha Dalton sobre sua recente trajetória de carreira como ator convidado em outras séries de TV, incluindo O Besouro Verde, um spinoff de Batman. Schwarz zombou de Dalton, possivelmente aparecendo ao lado de Batman e Robin, imitando o infame “Pow! Zoom!” dos efeitos sonoros.

No entanto, em fevereiro de 1969, quando o encontro de Dalton com Schwarz aconteceu, Batman já havia sido cancelado havia um ano e um agente de Hollywood bem relacionado como Martin Schwarz teria sabido disso, então o momento, embora divertido, está um pouco errado. Ainda assim, Quentin Tarantino, incluindo o áudio do Batphone Secret Number Contest em Era Uma Vez Em Hollywood, é uma prova positiva de sua afeição óbvia pela série de TV Batman, que hoje é considerada um clássico.