Enola Holmes | Todos os easter eggs de Sherlock Holmes no filme

ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

Estrelado por Millie Bobby Brown (Stranger Things) como a irmã mais nova de Sherlock Holmes, Enola, o novo filme da Netflix é baseado na série de livros de Nancy Springer, Os Mistérios de Enola Holmes. Enola Holmes é uma reinvenção tremendamente divertida dos mitos de Sherlock Holmes e Brown demonstra a profundidade em suas habilidades de atuação e muito carisma.

Claro, Enola Holmes também apresenta Henry Cavill (The Witcher) como a última iteração do irmão mais velho de Enola, Sherlock Holmes. A história se passa no início da carreira de Holmes, mesmo antes de o Dr. Watson começar a publicar seus livros e contos e, como resultado, não há muitos easter eggs – mas há algumas referência à Sherlock Holmes que os fãs devem ter percebido.

Aqui está o guia que Thomas Bacon fez (e nós traduzimos e adaptamos) de todos os easter eggs de Sherlock Holmes em Enola Holmes da Netflix, incluindo algumas referências inteligentes às histórias de Sir Arthur Conan Doyle, bem como alguns acenos visuais para as ilustrações inesquecíveis de Sidney Paget.

Enola Holmes é A Ciclista Solitária

Enola HolmesOs aficionados de Sherlock Holmes sem dúvida ficarão maravilhados com as cenas de abertura, que estão repletas de referências. Enola é apresentada pedalando pelas colinas, correndo desesperadamente para encontrar seus irmãos na estação. A cena lembra A Ciclista Solitária, um conto publicado originalmente em 1903. Embora Sherlock Holmes normalmente mostre desdém pelas mulheres, a Srta. Violet Smith – a ciclista solitária titular – é uma das poucas com quem ele parece impressionado, em grande parte por causa de sua inteligência natural. Talvez ela o lembrasse um pouco de sua irmã, que tinha voltado para sua vida todas aquelas décadas atrás. Enquanto isso, Enola Holmes faz uma inversão livre de A Ciclista Solitária, em que Violet Smith foi seguida por um homem que ela acreditava ser um inimigo, mas que na verdade estava tentando protegê-la. Em contraste, Enola Holmes é enganada pela avó do visconde, que inicialmente finge ter os melhores interesses de seu neto – mas é realmente quem está tentando matá-lo.

O início da carreira de Sherlock Holmes

Enola HolmesA abertura de Enola Holmes se passa em 1884, bem no início da carreira de Sherlock Holmes – tão cedo, na verdade, que ele aparentemente ainda não conheceu o Doutor Watson. Ainda assim, parece que Holmes já está construindo uma reputação, porque Enola colecionou recortes de jornais sobre seu irmão. Parece haver um crescente apetite público por conhecimento sobre Sherlock Holmes, com uma manchete o declarando com entusiasmo um “jovem detetive misterioso”. Isso fornece uma explicação nítida do porque Watson começa a publicar os contos, atendendo a essa demanda pública.

Os recortes são, na verdade, um pouco anacrônicos, porque uma das imagens nesta foto está na verdade conectada aos assassinatos de Jack, o Estripador; da mesma forma, uma das manchetes faz referência a Holmes capturando um assassino no East End, claramente outra referência a Jack, o Estripador. O próprio Sir Arthur Conan Doyle investigou o Estripador, tentando aplicar os métodos de seu Grande Detetive para identificar o culpado, e de fato Doyle e seu mentor Dr. Bell – a inspiração para Sherlock Holmes – identificaram o mesmo culpado. Eles teriam feito um relatório para a Scotland Yard e logo depois os assassinatos pararam, o que levou alguns a acreditar que houve um encobrimento oficial. No mundo real, Jack, o Estripador, não começou a matar prostitutas no East End até 1888, mas parece que em Enola Holmes ele atacou vários anos antes – e foi capturado por Sherlock Holmes.

Sherlock Holmes, o pugilista

Enola HolmesAlgumas das outras imagens também serão familiares aos amantes de Sherlock Holmes. Em uma das primeiras cenas, Enola Holmes descreve seu irmão como “o famoso detetive, intelectual, químico, violinista virtuoso, especialista em tiro, hábil em lutas com espada e bastão, pugilista e com raciocínio dedutivo brilhante”. A imagem que acompanha a palavra “pugilista’ mostra Sherlock Holmes dando um soco e o rosto de Henry Cavill foi adicionado a uma ilustração criada por Sidney Paget para – apropriadamente – A Ciclista Solitária. Sherlock Holmes de Doyle nunca foi exatamente o homem de ação retratado por Robert Downey Jr. nos filmes de Guy Ritchie, mas ele certamente foi capaz de se controlar, até mesmo alegando ter dominado uma arte de luta livre chamada “Baritsu” em A Casa Vazia. Enola também foi treinada em algumas artes marciais por sua mãe.

Sherlock Holmes e seu cachimbo

Enola HolmesOutro retrato de Sherlock Holmes feito por Sidney Paget aparece nesta sequência, uma imagem famosa na qual Sherlock está sentado fumando seu cachimbo. Esta ilustração vem de O Homem do Lábio Torcido, de 1891, e é geralmente vista como uma das imagens de Sherlock Holmes mais icônicas de todos os tempos. Novamente, o rosto de Henry Cavill foi sobreposto à imagem, um conceito divertido. Até a legenda original é reproduzida em Enola Holmes.

Personagem de Sherlock Holmes

O Sherlock de Enola Holmes é muito menos amargo e diferente de muitas interpretações, o que é uma mudança revigorante, mas levou a um processo bizarro do Conan Doyle Estate. Um dos detalhes mais sutis é a falta de consciência política de Sherlock, e em uma cena o Grande Detetive diz que acha a política “entediante”. Isso explica por que demorou tanto para desvendar o caso Tewkesbury, porque a motivação era, é claro, inteiramente política. Também se encaixa perfeitamente com o retrato de Holmes de Watson, descrevendo seu conhecimento sobre o assunto como “fraco”. Em Um Estudo em Vermelho, Holmes justificou isso:

Acho que o cérebro do homem é originalmente como um pequeno sótão vazio, que temos que abastecer com a mobília que escolhemos. Um tolo pega todo e qualquer traste velho que encontra no caminho, de modo que o conhecimento que poderia lhe ser útil fica de fora por falta de espaço ou, na melhor das hipóteses, acaba misturado com uma porção de outras coisas, o que dificulta o seu possível emprego. Mas o trabalhador de talento é muito cuidadoso a respeito do que coloca no seu sótão-cérebro. Só acolhe as ferramentas que podem ajudá-lo a realizar seu trabalho, mas dessas ferramentas ele tem uma enorme coleção, e tudo disposto na mais perfeita ordem. É um erro pensar que o pequeno quarto tem paredes elásticas e pode se distender em qualquer dimensão. Acredite, chega uma época em que para cada novo conhecimento é preciso esquecer alguma coisa que se conhecia antes. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis empurrando para fora os úteis.

Enquanto isso, em outra cena, Enola e Lestrade trocam fatos sobre Sherlock Holmes para provar um ao outro que conhecem o Grande Detetive. Enola afirma que o compositor favorito de Holmes é Niccolò Paganini, e ela está certa; isso é mencionado repetidamente nas histórias de Holmes de Doyle.

Tewkesbury é o Doutor Watson de Enola

Enola Holmes habilmente apresenta o Visconde Tewkesbury como seu próprio Doutor Watson desde o início. Quando os dois se encontram no trem, eles prestam homenagem às ilustrações de Sidney Paget de Sherlock e Watson em O Mistério do Vale Boscombe e O Estrela de Prata. Na última cena, Sherlock é mostrado usando seu famoso chapéu estilo deerstalker, assim como Enola está usando um boné de jornaleiro no filme da Netflix. A dinâmica entre os dois é fascinante, com Enola Holmes subvertendo deliberadamente as normas de gênero vitorianas. Em uma cena deles sentados em uma carruagem, Enola está em uma pose tradicionalmente masculina, inclinada para a frente com as pernas descruzadas, enquanto Tewkesbury está sentado em linha reta com as pernas cruzadas – uma pose de mulher vitoriana.

Lupa de Sherlock

Junto com seu cachimbo e chapéu, um acessório que se tornou popularmente associado a Sherlock Holmes é uma lupa – algo que nenhum detetive deveria ficar sem. Enola Holmes mostra isso quando Sherlock vem visitar Enola na escola. Depois de se sentar na mesa da Srta. Harrison, ele pega uma lupa que ela usa para ler e gesticula com ela para enfatizar um ponto criando uma imagem muito clássica do detetive.

Salário de Mycroft Holmes

O irmão de Sherlock, Mycroft Holmes, também desempenha um papel importante em Enola Holmes, embora seja uma figura muito mais pomposa e menos simpática. O trabalho real de Mycroft no governo nunca é especificado, mas Sherlock claramente considera seu irmão mais velho obcecado por dinheiro, perguntando-lhe se “o governo cortou seu salário”. Em Os Planos para o Submarino Bruce-Partington, Holmes revisitou a questão do salário de Mycroft, mas confirmou que naquela época seu irmão havia encontrado satisfação em algo diferente da riqueza material. “Mycroft ganha quatrocentas e cinquenta libras por ano” , disse Sherlock a Watson, “permanece um subordinado, não tem ambições de qualquer tipo, não receberá honra nem título, mas continua a ser o homem mais indispensável do país.”

Enola Holmes está disponível na Netflix.