Enola Holmes Enola Holmes

Enola Holmes | Principais diferenças entre o filme e o livro

Divulgação

Enola Holmes da Netflix é baseado no primeiro livro da série Os Mistérios de Enola Holmes de Nancy Springer, mas muitas coisas foram modificadas em relação ao material original. Sherlock Holmes se tornou um dos personagens literários mais populares e amados e foi adaptado a todos os tipos de mídia por mais de cem anos. O Grande Detetive e outros personagens das histórias de Sir Arthur Conan Doyle também foram usados ​​por outros autores para criar novas histórias e alguns até expandiram suas histórias de fundo adicionando novos personagens.

Entre eles está Nancy Springer, que deu a Sherlock e Mycroft uma irmã mais nova. Enola é 20 anos mais nova que Sherlock e parou de ver seus irmãos quando ela tinha quatro anos, quando eles deixaram a casa de sua família após vários desentendimentos com sua mãe, Eudoria. Os irmãos Holmes se reuniram muitos anos depois, quando Eudoria desapareceu no dia do 14º aniversário de Enola, que foi o evento que enviou Enola em uma jornada de autodescoberta enquanto ela investigava seu desaparecimento.

O filme Enola Holmes, da Netflix, é baseado no primeiro livro da série, intitulado O Caso do Marques Desaparecido  e embora siga a premissa descrita acima, também fez algumas mudanças não apenas na história e nos casos, mas na própria Enola. Embora algumas dessas mudanças tenham sido bastante grandes, todas se adequaram melhor aos temas que o filme queria abordar e não causaram muitos danos aos personagens. Aqui estão as maiores mudanças que Enola Holmes fez no livro.

Idade de Enola Holmes

ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

Enola Holmes é 20 anos mais jovem que Sherlock, o que rendeu à mãe alguns olhares desagradáveis ​​da comunidade. Enola diz ao leitor que não vê seus irmãos há 10 anos, pois eles deixaram a casa de sua família para nunca mais voltar. Como mencionado acima, Eudoria desapareceu no 14º aniversário de Enola, que o filme mudou para seu 16º aniversário. Millie Bobby Brown, que interpreta Enola no filme, tem 16 anos. Essa mudança na idade da personagem também está mais de acordo com as aventuras e experiências que ela tem, além de tornar mais fácil para Brown repetir seu papel em uma possível sequência.

Planos de Mycroft e fuga de Enola

Divulgação

Mycroft Holmes não gostou de descobrir que todo o dinheiro que mandava para a mãe havia anos não tinha sido usado para o que ela dizia precisar, especialmente os tutores de Enola. Acontece que Enola nunca teve um tutor e Eudoria a educou sozinha, o que para Mycroft era inaceitável. Como irmão mais velho, Mycroft assumiu o papel de guardião de Enola e decidiu mandá-la para uma escola para meninas. No filme, Enola é capturada e levada de volta para sua casa e Mycroft mais tarde a leva para a escola. No livro, porém, isso nunca acontece e ela consegue evitar o irmão e não põe os pés em nenhum internato.

No final do livro, assim como no filme, Enola continua se escondendo de seus irmãos, mas ela cria duas personas diferentes para se esconder à vista de todos: uma é uma mulher velada e não falante conhecida como “a Irmã” e a outra é Ivy Meshle, secretária de um investigador. É por meio dela que Enola planeja continuar atendendo casos sem se basear no sobrenome e sem ser recusada por ser menina.

Caso de Lord Tewkesbury

ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

Enquanto investiga o desaparecimento de sua mãe, Enola encontra notícias interessantes: o visconde Lord Tewkesbury está desaparecido e é suspeito de ter sido sequestrado. Enola decide suspender a busca por sua mãe por um tempo e investigar o que poderia ter acontecido com Tewkesbury. O jovem visconde voluntariamente deixou sua casa com planos de ir para o mar em um barco, mas foi sequestrado no caminho para lá. Enola também foi sequestrada e levado para o mesmo barco onde Tewkesbury estava sendo mantido em cativeiro e as pessoas por trás de tudo eram dois homens que atendiam pelos nomes de Cutter e Squeaky. Este último se disfarçou de Madame Laelia Sibyl de Papaver, uma médium espírita, a fim de se infiltrar na casa do Visconde e levar os pais a oferecerem um resgate que ele e Cutter mais tarde cobrariam.

Tewksbury (cujo nome foi ligeiramente alterado no filme) também era mais jovem do que no filme, tendo apenas 12 anos. Em Enola Holmes, Tewkesbury é interpretado por Louis Partridge, e ele tem – pelo menos – a mesma idade de Enola. No final do livro, Enola leva Tewksbury para a delegacia, onde eles se deparam com Lestrade e Sherlock. Para evitar ser capturada, Enola foge e deixa Tewksbury para trás, sem que Sherlock perceba que ela esteve lá.

O desaparecimento de Eudoria Holmes

ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

A aventura de Enola com o caso do visconde desaparecido nunca teria acontecido se sua mãe não tivesse desaparecido. Eudoria Holmes era um espírito livre que se recusava a seguir os padrões de gênero, algo que ela ensinou a Enola. Muito parecido com o filme, Eudoria deixa uma carta em código para sua filha, que depois posta mensagens codificadas em diferentes jornais na esperança de que sua mãe as lesse e a contatasse de alguma forma. O que mudou, entretanto, foram os motivos de Eudoria para partir. Em Enola Holmes, Eudoria fazia parte de uma sociedade secreta e estava trabalhando em um plano de bombardeio. No final do filme, ela rastreia Enola e se reencontra brevemente com ela, apenas dizendo que ela foi embora para que ela pudesse ser livre e porque ela “não suportaria ter este mundo como seu futuro”. No livro, Eudoria e Enola nunca se reencontram, mas Eudoria manda uma mensagem para sua filha revelando que ela foi embora com os Romani para viver uma vida livre e errante.

Futuro de Enola Holmes

ALEX BAILEY/LEGENDARY ©2020

Depois de quase ser pega por Sherlock na delegacia, Enola continua se escondendo de seus irmãos, principalmente de Mycroft, e continua abrindo caminho no mundo como detetive e uma jovem livre. No livro, Enola menciona que, embora Sherlock seja hábil em coisas diferentes que vão da química ao boxe, suas habilidades se limitam a escrever, ler, pescar, encontrar ninhos de pássaros e desenterrar minhocas. No final do livro, Enola percebe que aprendeu muito agora que se libertou de sua casa e de sua família, o que a motiva ainda mais a continuar construindo sua própria carreira como detetive.

Enola cometeu o erro de revelar seu nome quando conheceu Lestrade na casa de Tewkesbury e, aprendendo com isso, ela criou as diferentes personas mencionadas acima. No filme, depois que Enola foge da escola e o caso do visconde chega ao fim, ela não se depara acidentalmente com seu irmão famoso. Em vez disso, Sherlock tenta enganá-la para que se encontre com ele e Mycroft postando uma mensagem codificada supostamente de Eudoria, mas Enola percebe quase imediatamente que não foi sua mãe quem a escreveu e Sherlock sabia que sua irmã não iria cair, mas ele esperava ela viria. Enola foi ao ponto de encontro, mas nunca se revelou, mas sim se disfarçou de jornaleiro. Ela, no entanto, deixa um brinquedo antigo para Sherlock encontra e ele opta por não procurá-la.

Tanto no livro quanto no filme, a história deixa a porta aberta para que Enola continue pegando diferentes casos e se escondendo de seus irmãos, com o filme também possibilitando que personagens como Tewkesbury e Eudoria voltem em sequências futuras. Felizmente para os fãs de Enola Holmes, existem mais cinco livros que podem ser adaptados, embora eles também tenham que passar por algumas mudanças depois do que este primeiro filme estabeleceu.

Enola Holmes está disponível na Netflix.