Enola Holmes | Netflix está sendo processada por sua versão de Sherlock

Divulgação/Netflix

O próximo filme da Netflix, Enola Holmes, que gira em torno da irmã mais nova de Sherlock Holmes, está enfrentando uma ação do Conan Doyle Estate pela interpretação de Henry Cavill (The Witcher) como um Sherlock caloroso e empático.

Baseado na famosa série de livros de Nancy Springer, Enola Holmes é uma aventura dinâmica e cheia de mistério que apresenta uma concorrente de peso para o maior detetive do mundo: sua própria irmã. Millie Bobby Brown (Stranger Things) foi escalada como a titular Enola no início de 2018, com Henry Cavill e Helena Bonham Carter (The Crown) entrando no elenco pouco tempo depois.

Em 2014, o Conan Doyle Estate perdeu o direito a quaisquer obras que foram publicadas antes de 1923, alegando que agora elas pertencem ao domínio público. No entanto, o Estate conseguiu manter sua autoridade sobre as 10 histórias originais finais de Arthur Conan Doyle, publicadas entre 1923 e 1927.

Segundo o The Hollywood Reporter, o Conan Doyle Estate discorda de Enola Holmes, em particular pelo fato de seu retrato de Sherlock ser empático e emotivo, que eles afirmam ser um desenvolvimento encontrado apenas nas dez histórias originais ainda pertencentes ao Estado. O processo, que alega violação de direitos autorais e marca registrada, tem como alvo a Netflix, Legendary Pictures e a autora de Enola Holmes, Nancy Springer, entre outros.

Ainda não há comentários de ninguém envolvido na produção. A data de lançamento do filme ainda não foi divulgada, embora os fãs da família de detetives estejam ansiosos para ver como Sherlock foi retratado.