Ennio Morricone, maestro e compositor ganhador do Oscar, morre aos 91 anos

Divulgação

O maestro e compositor italiano vencedor do Oscar, Ennio Morricone, faleceu nesta segunda-feira (06), aos 91 anos. O italiano foi responsável por inúmeras trilhas sonoras de filmes como Três Homens em Conflito e Os Oito Odiados.

Ele estava internado há 10 dias em uma clínica em Roma após sofrer uma queda e fraturar o fêmur. Um comunicado divulgado por Giorgio Assuma, advogado e amigo de Morricone, informa que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua família”, também disse que ele “permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim” e “se despediu de sua amada esposa Maria”.

Ennio Morricone ganhou notoriedade internacional com trilhas dos faroestes italianos, principalmente os dirigidos por Sergio Leone. O Maestro Morricone era um talento único, compondo acompanhamentos melódicos de comédias, suspense e dramas históricos de Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Terrence Malick, Roland Joffé, Brian De Palma, Barry Levinson, Mike Nichols, John Carpenter e outros cineastas. Ele também trabalhou com Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios, de 2009 e novamente em Os Oito Odiados, pelo qual ganhou um Oscar em 2016.

Em uma carreira repleta de honrarias, ele já havia conquistado um Oscar pelo conjunto da obra em 2007 e foi indicado a outros cinco prêmios da Academia, além de dois Globos de Ouro, quatro Grammys e dezenas de prêmios internacionais.

O maestro deixou um auto-obituário pronto para publicação:

Ennio Morricone está morto. Anuncio a todos os amigos que sempre estiveram próximos de mim e também aos que estão um pouco distantes e os saúdo com muito carinho.

Impossível nomear a todos. Mas uma lembrança especial vai para Peppuccio e Roberta, amigos fraternos muito presentes nos últimos anos de nossa vida. Há apenas uma razão que me leva a cumprimentar todos assim e a ter um funeral privado: não quero incomodá-los.

Saúdo calorosamente Inês, Laura, Sara, Enzo e Norbert por terem compartilhado grande parte da minha vida comigo e com minha família. Quero lembrar com carinho as minhas irmãs Adriana, Maria, Franca e seus entes queridos e que elas saibam o quanto eu as amava.

Uma saudação completa, intensa e profunda aos meus filhos Marco, Alessandra, Andrea, Giovanni, minha nora Monica e aos meus netos Francesca, Valentina, Francesco e Luca. Espero que eles entendam o quanto eu os amava.

Por último mas não menos importante. Renovo a você, Maria, o extraordinário amor que nos uniu e que lamento abandonar. Para você, o adeus mais doloroso.

Respeitando seus desejos, o funeral será feito de forma privada, apenas para familiares e amigos.